Ministério da Saúde libera recursos adicionais pelo PMAQ para Água Branca e cidades da região

Praticamente todas as cidades da região, incluindo Água Branca, irão receber recursos adicionais do PMAQ (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica). A lista foi publicada pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira, dia 20 e traz os municípios de Água Branca, Juru, Imaculada, Tavares e Princesa Isabel, além de outros municípios Paraibanos. Ao todo mais de 5 mil municípios em todo o país foram selecionados.

Segundo o ministério da saúde o montante que será destinado aos municípios é de mais de 1,6 milhões de reais. Receberam a certificação 29.598 equipes de atenção básica e 19.050 equipes de Saúde Bucal. Para consultar o seu município basta acessar o link clicando aqui.

Da redação
Joel Marks

Governo municipal fará pagamentos do decimo terceiro nos dias 10 e 11 de dezembro em Água Branca

A Prefeitura do Município de Água Branca espera finalizar o ano de 2014 com mais um exemplo de boa administração financeira. O Governo vai injetar no comercio local mais de dois milhões de reais neste final de ano com o pagamento dos funcionários públicos. No mês de novembro, todos os servidores serão pagos até o dia 28 de novembro, sendo que o pagamento será inciado na quarta-feira, dia 26, quando os servidores lotados na secretaria de educação receberam seus vencimentos. Na quinta-feira, dia 27 de novembro, os funcionários da Secretaria de Assistência Social receberão e por fim na sexta (28) todos os demais servidores terão seus salários creditados.

Segundo o Prefeito Tarcísio nos dias 10 e 11 de Dezembro todos os funcionários públicos receberão o seu Abono Natalino (13º Salário). Sendo que no primeiro dia o pagamento será para os funcionários da secretaria de Educação e no dia 11 para as demais secretarias. Os vencimentos de Dezembro serão creditados nos dias 26, 29 e 30. Começando com a Educação no dia 26, Assistência Social no dia 29 e as demais secretarias no dia 30. O calendário completo foi divulgado em primeira mão pelo Prefeito nas rede sociais. "Estou realizando meu sonho: Fazer uma gestão eficiente e proativa" escreveu o gestor.

Desde sua posse, em primeiro de Janeiro do ano passado, o Prefeito Tarcísio Firmino não deixou que nenhum servidor tivesse seu salário atrasado na Prefeitura de Água Branca.

Da redação
Joel Marks

Lojas de Água Branca fazem queimas de estoque em preparação às compras de natal

Os comércios de Água Branca no setor de Roupas e calçados estão apostando na queima de estoques de produtos que estão nas prateleiras desde o mês de junho. Uma loja de roupas, por exemplo, está oferecendo descontos de até 50% nos preços dos produtos. Uma loja de calçados (foto) está oferecendo uma linha com 40% off.

A maior parte dos descontos são válidas apenas para compras a vista. Durante o início deste mês muitos comerciantes de Água Branca fizeram viagens para reposição do estoque com novidades para as compras de final de ano.

Da redação
Joel Marks

Comercio de Água Branca aposta no Cartão de Crédito para eliminar o fantasma do Fiado

O comercio de Água Branca está se adaptando ao sistema de parcelamento de compras com o Cartão de Crédito. Várias lojas do comercio local estão implantando o novo serviço para atender ao consumidor. As três maiores lojas de roupas já está com o sistema implantado. Lojas de perfumes e cosméticos e até de calçados já operam com o sistema.


O objetivo da implantação das maquinas é a exclusão do fantasma do fiado. Apesar da cidade ser pequena e muitas pessoas se conhecerem ainda existe muita inadimplência nas relações de consumo. Este problema seria completamente resolvido com a adaptação do consumidor ao sistema de crédito. Apesar do lado positivo, outros comércios como mercados e lojas de móveis ainda não se adaptaram ao sistema.

Da redação
Joel Marks 

Prefeitura de Água Branca realizará mutirão de limpeza pública em preparação para Festas de final de ano

A Prefeitura de Água Branca vai realizar, através da secretaria de Obras e Infraestrutura, mais um mutirão de limpeza pública. Desta vez os trabalhos serão realizados nos dias 27 e 28 de novembro, véspera do início da Festa da Padroeira 2014. "Estamos se aproximando da festa da padroeira, do natal e do fim de ano precisamos deixar a cidade limpa" disse Venilson Leandro, secretário de Infraestrutura.



Durante o mutirão a Prefeitura retira das vias públicas materiais de construção e outros detritos que estiverem obstruindo a passagem de veículos e pedestres. O objeto é deixar a cidade limpa e organizada para receber bem os visitantes. Apesar do mutirão está sendo realizado em um período forte como o final de ano, a ação é desenvolvida também em outros períodos do ano.

Através da Rádio Comunitária a população Águabranquense está sendo convidada a contribuir com o mutirão recolhendo materiais de construção que estiverem em vias publicas.

Da redação
Joel Marks

PM é aplaudida após ação que capturou um assaltante e deixou outro morto em Juru

Parabéns aos caveiras
Bandido tem que levar bala

O centro da cidade de Juru ficou literalmente tomado pela população que aplaudiu os policiais militares no momento em que os mesmos chegaram com um dos bandidos que assaltaram os Correios morto e o outro detido. 

A ação corajosa da polícia foi bastante elogiada pelos juruenses, principalmente em se tratando de um pequeno efetivo, composto por apenas três policiais, que não mediram esforços no sentido de prender os bandidos e recuperar o dinheiro roubado arriscando a própria vida.

Participaram da ação os cabos Chaves e Vianêz, além do soldado Rinaldo, que estão de parabéns pela atitude exemplar tomada em defesa da sociedade. Informações do Blog Juru em Destaque.

Dinheiro do Assalto é recuperado pela PM em Juru

Foto de Inacia Batista.

Na operação policial que resultou com um bandido morto e outro preso em Juru, durante o assalto aos Correios local, foram apreendidos em poder dos assaltantes dois revólveres e um telefone celular, além dos malotes com o dinheiro roubado da referida agência.

Segundo informações da Polícia Militar, foram recuperados mais de R$ 71.000,00 que estavam em poder dos assaltantes.

Foto de Inacia Batista.

Informações do Blog Juru em Destaque

Assaltantes eram da Baía da Traição

Foto de Inacia Batista.

Detido sob escolta policial no Hospital e Maternidade Isaura Pires do Carmo, em Juru, para onde foi levado para fazer exame de corpo delito, o bandido que foi preso durante o assalto a Agência dos Correios informava que ele e o seu comparsa morto eram de Baía da Traição, no litoral paraibano.


Foto de Inacia Batista.
Blog Juru em Destaque

Um bandido foi morte e outro preso após assaltar agencia dos correios em Juru

Assaltante que foi morto na troca de tiros com a polícia em Juru 
Nem bem se refez do choque sofrido com a notícia do grave acidente ocorrido no último domingo nas proximidades da cidade envolvendo seis juruenses e, novamente, a população de Juru volta a ficar agitada com a cinematográfica ação de dois bandidos que assaltaram a Agência dos Correios local na tarde desta quarta-feira.

Assaltante preso
Era aproximadamente 16h30m quando, em pleno centro da cidade, um intenso tiroteio foi travado entre policiais militares do destacamento local e os bandidos que haviam assaltado a referida agência.

Na ocasião, um dos assaltantes tomou um aparelho celular e as chaves do veículo de um comerciante da cidade conhecido por Nóca de Eduardo Pires, que se encontrava no interior da Agência dos Correios, para em seguida efetuar uma ligação supostamente feita para algum comparsa que estaria dando apoio à distância a ação dos meliantes. Segundo o comerciante assaltado, o bandido que fez a ligação informava que o mesmo já havia conseguido um outro carro, porém na hora da fuga ele não conseguiu ligar o referido veículo e os dois fugiram a pé. 

A troca de tiros que houve após a chegada dos policiais causou uma grande correria de populares que se encontravam nas calçadas e na praça principal, quando ao mesmo tempo os dois bandidos fugiam levando malotes de dinheiro e sacos com moedas que foram jogadas ao longo do percurso da fuga.

A providencial ação dos policiais foi de fundamental importância para o êxito da captura dos dois bandidos, tendo estes tomado de assalto durante a fuga uma moto pertencente a um senhor conhecido por Antonio de Salviano, que estava estacionada diante da sua residência e foi abandonada mais à frente por apresentar problemas. 

Durante a perseguição, a aquisição por empréstimo de uma motocicleta pertencente a uma pessoa conhecida da cidade permitiu que os policiais alcançassem os dois assaltantes no interior da chácara de Jean Pires, cuja ação resultou na morte de um deles após mais uma troca de tiros. Já o outro foi capturado no Sítio Barra dos Barbosa depois que saiu pulando cercas dos roçados na sua desenfreada fuga. 

Informações e fotos do Blog Juru em Destaque

Confira as fotos da Chuva de Hoje em Água Branca








Fotos: Joel Marks

Período de chuva começa em Água Branca; Emater já registrou mais de 30 milímetros nos três primeiros dias

O escritório local da Emater de Água Branca já registrou mais de 30 milímetros de chuvas somente nestes três primeiros dias de mudança de clima. Após um longo período de sol e calor voltou a chover em nossa região. Na madruga da segunda-feira foi registrada uma pequena chuva de 2,4 milímetros. Ontem o dia amanheceu bem frio e durante a madrugada houve bastante chuva. Na terça foi registrado 27,2 milímetros em Água Branca. Hoje, quarta-feira, a chuva que caiu durante a madrugada foi de 5,2 milímetros.


Somados os milímetros ultrapassam facilmente os 30 pontos. Com uma média de mais de 10 milímetros por dia.

Da redação
Joel Marks

Escola realiza entrega de Medalhas e Certificados à alunos classificados na OBA e na Olimpíada de Língua Portuguesa


A Escola Municipal Antônio Virgolino Batista realizou nesta segunda-feira, a entrega de medalhas e também de certificados aos alunos que foram classificados nas Olimpíadas de Lingua Portuguesa e na Olimpíada Brasilieira de Astronomia e Astronalta (OBA). O evento contou com a presença dos paes e responsáveis. "É importante a presença dos pais na escola para eles saberem que os seus filhos são capazes" disse o Gestor Claudy Correia Cabral.

Os certificados são enviados pela comissão das olimpíadas, já as medalhas foram adquiridas pela gestão da escola para dar mais incentivo aos alunos classificados. Ao todo 20 alunos foram classificados na OBA e 3 textos na Olimpiada de Lingua Portuguesa.

Ascom

Prefeitura de Água Branca confirma 3 grandes atrações na festa da Virada


A Prefeitura de Água Branca confirmou três atrações que subirão ao palco e animaram a festa de final de ano no município. As atrações serão o cantor Renato Marinho, Orquestra Anos Dourados e o Cantor Everton Lima. O Prefeito Tarcisio Firmino divulgou as atrações em seu perfil nas redes sociais. A festa da virada será no dia 31 de dezembro e deverá reunir diversos filhos ausentes e as famílias do municipio.

A festa vai acontecer na Praça São Pedro, como de costume. A festa da Virada começará por volta das 10 horas da noite do dia 31 e deverá se estender até as 5 da manhã do primeiro dia de 2015. A realização é da Prefeitura Municipal de Água Branca.

Da redação
Joel Marks

Criança de 7 anos morre após comer fruta encontrada em lixão na Paraíba

Uma criança de 7 anos morreu e os dois irmãos, de 6 e 10 anos, estão em observação na UPA de Guarabira, a 105km da capital, com suspeita de envenamento por terem ingerido alimentos em um lixão de Alagoinha, a 13,9km de Guarabira, segundo o Serviço Social da unidade. 

Uma das vítimas, de 10 anos, seria transferida para o Hospital de Emergência e Trauma, em João Pessoa, após apresentar uma piora.

Por volta das 11h (horário local) deste domingo (16), a primeira criança deu entrada na UPA de Guarabira, mas sem responder aos estímulos da equipe médica, segundo a assistente social da unidade, Andreia Bernardino.

Minutos depois, os outros dois irmãos da vítima chegaram apresentando os mesmos sintomas, incluindo os vômitos. Eles passaram por lavagem estomacal, sonda e foram medicados.

A criança de 10 anos seria transferida ainda neste domingo para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa porque continuava vomitando. A regulação foi confirmada e só dependia de uma unidade avançada para a transferência, acompanhada por um médico.

Os pais relataram, segundo o Serviço Social da UPA, que as crianças foram ao lixão para pegar madeira para a casa de taipa em que moram. No lixão, eles comeram laranjas jogadas no lixo e, em seguida, começaram a passar mal.

Por conta do caso, a Polícia Militar fez um Boletim de Ocorrência registrando o caso. O pai das crianças esteve na Central de Polícia de Guarabira e conversou com o delegado plantonista, Fábio Facciollo. Segundo o agente da Polícia Civil, Luiz Otávio Negromonte Lopes, na segunda-feira (17), o delegado enviará a queixa prestada no Boletim de Ocorrência para a Delegacia de Alagoinha, que deverá abrir inquérito para apurar o caso.

Proibição dos lixões

Os lixões a céu aberto são proibidos desde o dia 2 de agosto deste ano. A proibição faz parte das regras da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), sanciada em 2 de agosto de 2010. Além da extinção dos lixões, a Política Nacional de Resíduos Sólidos prevê a implantação da reciclagem, reuso, compostagem, tratamento do lixo e coleta seletiva nos municípios. Na Câmara Federal há propostas de prorrogar o prazo para que os prefeitos não sejam penalizados criminalmente por descumprimento à lei, o que exigiria recursos para a implantação de aterros.



Por Wagner Lima - G1-PB

Bolsa Família atende 527.343 famílias em novembro e injeta R$ 94,1 milhões na Paraíba

Mais 24.214 famílias paraibanas receberam o Bolsa Família em novembro, totalizando 527.343 famílias beneficiadas no período, com uma injeção de R$ 94,1 milhões. 

Em outubro, foram 503.129 famílias beneficiadas com o programa, inserindo R$ 80,5 milhões no estado. Os números são do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

A Paraíba é, proporcionalmente, o quarto estado com o maior índice de famílias com acesso ao programa Bolsa Família, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). 

As projeções do Ipea são de que ao longo dos 12 meses deste ano seja injetado na Paraíba um volume de R$ 1 bilhão com o pagamento dos benefícios do Bolsa Família. 

No país, mais de 14 milhões de famílias vão ter a renda complementada pelo Bolsa Família no mês de novembro. O pagamento começou nesta segunda-feira (17) e segue até o dia 28. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) está transferindo R$ 2,38 bilhões. O valor médio do benefício é de R$ 169,18.

O benefício fica disponível para saque durante 90 dias. O valor repassado depende do número de membros da família, da idade de cada um e da renda declarada no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

O pagamento segue o calendário definido pelo MDS e pela Caixa Econômica Federal, com a liberação dos saques nos últimos 10 dias úteis do mês, de forma escalonada. O benefício inclui também a complementação de renda do Plano Brasil Sem Miséria, que garante às famílias uma renda mínima de R$ 77 mensais por pessoa. 


Para saber em que dia sacar o benefício, a família deve observar qual é o último algarismo do Número de Identificação Social (NIS) impresso no cartão do Bolsa Família. Os beneficiários com cartões terminados em “1” recebem no primeiro dia do calendário de pagamento, os terminados em “2”, no segundo dia, e assim por diante.


Do Folha do Sertão