Escola José Nominando realiza Primeira Festa Sem Álcool de Água Branca

A Escola José Nominando realizou um evento diferente neste final de semana em Água Branca uma festa sem a venda de Álcool. Sem cerveja, sem whisck, sem nenhum tipo de bebidas alcoólicas os jovens se divertiram como nunca em uma festa. Muitas pessoas da sociedade civil também prestigiaram o evento. Ao som de musica ao vivo e tomando uma dose e outra de refrigerante os jovens e adolescentes dançaram, namoraram e se divertiram sem usar álcool. Um exemplo para a sociedade que vivemos hoje, onde os jovens começaram cada vez mais cedo a fazer uso de bebidas alcoólicas.





Até mesmo um poema foi escrito para descrever o evento. Confira:

Na cidade de Água Branca
Com um evento espetacular
A escola josé nominando
Veio a todos prestigiar
Com a culminância do projeto (no dia 13 de setembro)
Com o tema a trabalhar:
“Juventude e álcool
uma química que não dá certo” e nunca dará

o projeto foi proposto
pela professora Edicleia B.Medeiros
e pelos alunos do ensino médio
sendo todos companheiros
conscientizando
sobre o alcoolismo
problema presente no Brasil  inteiro.

O evento contou com a presença
De Nininha(Francisca Lucena)representando a secretaria de educação
Do poeta Dudu Morais
E de representantes da direção
Com alunos locais e de juru
Que abrilhantaram a ocasião
Realizando uma gincana
Com grande agitação

Das três equipes participantes
Todos saíram a ganhar
Pois o objetivo principal
Era todos alertar
Dos perigos do álcool
que pode a nós, matar.

Após do fim da competição
Não posso deixar de falar
Da mega festa STOP PARTY
Onde bebida alcoólica
Estava proibida de entrar
Era dia de diversão
Com Cristian Campos e MC Luciano
Fazendo a animação
Uma festa sadia
Pra toda a população.

A aluna Jucineide Marçal Brasil se encarrego de enviar ao Jornal Água Branca em Foco mais algumas informações a cerca do evento. Confira:

Em contato com a professora Edicleia Batista medeiros ela nos falou que a festa conseguiu atingir o objetivo que seria jovens se divertirem sem o uso do álcool."a festa foi uma maravilha, os jovens se divertiram dançando, pulando, brincando apenas com refrigerantes e Toddynho e o melhor de tudo foi a presença da grande maioria da sociedade, desde a criança aos mais idosos" ainda falou da importância deste tipo de evento para toda sociedade. 'OS JOVENS PRECISAM DE DIVERSÃO,MAS NAO QUALQUER DIVERSÃO,E SIM MOMENTOS QUE ELES PERCEBAM A IMPORTÂNCIA DOS AMIGOS E DE UMA VIDA SAUDÁVEL E SEM VICIOS, AO TERMINAR A FESTA PUDEMOS OBSERVAR A DIFERENÇA DE UMA FESTA COM ÁLCOOL E SEM ÁLCOOL, ESSA NAO TIVEMOS NENHUM TIPO DE MAL COMPORTAMENTO.

Da redação
Joel Marks

Prefeito desbloqueia obra depois de muito tempo parada em Água Branca


O prefeito de Água Branca, Tarcísio Firmino, desde que assumiu a Prefeitura Municipal está em uma verdadeira luta com a caixa econômica e a empresa responsável pela construção da Praça de Eventos no município. A obra estava paralisada mesmo antes do gestor assumir a Prefeitura. 

As negociações com o Banco Federal e a empresa começaram logo nos primeiros meses de governo, mas por conta da burocracia nada andava como planejado. Finalmente o Prefeito conseguiu reverter a situação e a empresa recebeu o pagamento da Caixa Econômica e já está trabalhando novamente na obra.


O ritmo de romada da obra segue acelerado. Trabalhadores se revezam durante o dia e uma outra equipe também está trabalhando durante a noite. Com a ajuda de refletores a empresa está disposta a concluir a obra o mais rápido possível.

Da redação
Joel Marks

Quinta edição do Projeto Domingo ao Som da Viola é realiza em Água Branca

A quinta edição do Projeto Domingo ao Som da Viola, Cantoria Mensal da APOAB (Associação de Poetas de Água Branca) reuniu um seleto público ao restaurante sabor da terra para ouvir a cantoria dos poetas Horácio Neto e Jorge Macedo. O evento teve início por volta das 4 horas da tarde.

A dupla de cantadores se apresentou pela primeira vez na cidade. Os amantes da cantoria vindos de sítios vizinhos e também da zona urbana aprovaram a dupla. No próximo mês o evento será realizado com a presença dos peotas Zé Viola e Rodrigo Meneses, que são dois grandes nomes da cultura nordestina.

Confira algumas fotos do último domingo, dia 14 de setembro.



Da redação
Joel Marks

Ipespe: Marina lidera com 42% e Dilma tem 36% no estado de Pernambuco

image
Do Diario de Pernambuco
A ex-ministra e candidata do PSB, Marina Silva, dispara na dianteira da corrida presidencial e tem a preferência de 42% dos eleitores de Pernambuco. A presidente e candidata do PT à reeleição, Dilma Rousseff, vem abaixo de Marina e hoje tem 36% das intenções de votos na pesquisa estimulada do Ipespe divulgada em primeira mão pelos Diarios Associados. O candidato do PSDB Aécio Neves aparece com 3%. Os brancos e nulos somam 6% e os indecisos 12%. A pesquisa foi realizada entre os dias 9 e 11 de setembro com 2 mil pessoas.  
Nos votos válidos, em que se leva em conta nominais e descarta-se os nulos, brancos e indecisos, Marina lidera com 51% para 44% de Dilma e 4% de Aécio Neves. Em todos os quadros, a candidatura da socialista está bem colocada em Pernambuco.
Marina tem vantagem na Região Metropolitana do Recife (45% para 32% de Dilma); na Mata (42% a 27%) e no Agreste (42% contra 35%). Perde no Sertão do São Francisco (53% para Dilma contra 35% de Marina) e no Sertão (58% para Dilma para 31% de Marina).
ESPONTÂNEA 
Na pesquisa espontânea, a candidata do PSB tem 36% das intenções, Dilma 30% e Aécio 2%. A boa aceitação da candidatura do PSB em Pernambuco casa com o sentimento do eleitor daqui que majoritariamente deseja um presidente de oposição (44%).

Panfletagens, entrevistas e caminhadas marcam agenda de candidatos a governador

candidatos
Os candidatos a governador da Paraíba participam de panfletagens, entrevistas e visitas nesta terça-feira (16). Confira a agenda dos postulantes ao Palácio da Redenção.

Antônio Radical (PSTU) – pela manhã, faz panfletagem na porta de fábricas. À tarde e à noite, participa de sabatina no Sindifisco.

Cássio Cunha Lima (PSDB) – pela manhã, grava para o guia eleitoral. À tarde, visita cidades do Vale do Piancó.

 Major Fábio (PROS) – pela manhã, grava para o guia eleitoral. À tarde, concede entrevista a uma emissora de TV. À noite, visita lideranças na Grande João Pessoa.

Ricardo Coutinho (PSB) – à tarde, faz caminhada pelo comércio de João Pessoa e participa de reunião com o trade turístico. À noite, faz caminhada no Valentina.

Tárcio Teixeira (PSOL) – pela manhã, visita a feira de Itabaiana. À tarde, cumpre agenda pessoal. À noite, faz panfletagem em frente à escola no Centro de João Pessoa.

Vital do Rêgo Filho (PMDB) – cumpre agenda parlamentar em Brasília.

Pesquisa Vox Populi aponta Dilma 09 pontos è frente de Marina e Aécio estático nos 15%

A presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) tem 36% das intenções de voto no primeiro turno, segundo pesquisa Vox Populi/Rede Record, divulgada na noite desta segunda-feira (15). Marina Silva, do PSB, está na segunda colocação com 27%. Já o tucano Aécio Neves aparece estático com 15% das intenções de voto. Pastor Everaldo (PSC) e Luciana Genro (Psol) têm 1% cada. Votos em branco e nulos somam 8% e os indecisos chegam a 12%.
Apesar da vantagem de Dilma no primeiro turno, o levantamento mostra que Marina Silva está um ponto porcentual acima da petista na simulação de segundo turno. Marina aparece com 42% e Dilma com 41%. O resultado significa empate técnico entre as duas candidatas. Votos em brancos e nulos são 11% e os indecisos 6%.

O levantamento fez também uma simulação de segundo turno entre Dilma e Aécio. Neste cenário, a petista aparece com 47% contra 36% do tucano. Nesse cenário, votos em branco e nulos chegam a 12%. Já os indecisos somam 5%

A pesquisa ouviu 2 mil eleitores em 147 municípios do País, entre os dias 12 e 14 de setembro. A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-00632/2014.
Zero Hora

Corrupção: mais de mil denúncias contra prefeitos noTSE

 O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) terá que julgar nos próximos meses mais de mil denúncias em que prefeitos são acusados de abuso do poder econômico para se eleger, entre outras irregularidades. Boa parte deles obteve um segundo mandato nas urnas em 2012, revela Mônica Bergamo, em sua coluna na Folha de S.Paulo desta terça-feira.

Diz a colunista que o presidente do TSE, Dias Toffoli, exibe o número para exemplificar a necessidade de reforma política no país: ele defende o fim da reeleição para os municípios. Já para o cargo de presidente acha que a regra deve ser mantida. "Ela trouxe estabilidade ao país", afirma.

Toffoli defende ainda o veto à contribuição de empresas às campanhas e o limite de doação das pessoas físicas. "Nos EUA, um cidadão, rico ou pobre, pode doar até US$ 2.600 para cada candidato. Na França, 4.600 euros. No Brasil, pode contribuir com até 10% de seus rendimentos do ano anterior. Ou seja, quem ganha mais doa mais, o que gera uma distorção", afirma.

G1

TSE retoma julgamento do processo de Cássio

A ministra Luciana Lóssio já encaminhou para julgamento o recurso contra o deferimento do registro da candidatura do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) ao governo do Estado.

Na semana passada ela pediu vista dos autos, interrompendo o julgamento, que já conta com quatro votos em favor de Cássio, que são do ministro Gilmar Mendes (relator), Dias Toffoli, João Otávio de Noronha e Tarcísio Vieira de Cavalho.

O processo já entra em pauta na sessão desta terça-feira (16) do TSE.

Na Paraíba, Cássio teve a candidatura liberada pelo TRE, mas o Ministério Público Federal e a coligação A Força do Trabalho recorreram para pedir o indeferimento do registro.

O recurso se baseia no prazo de inelegibilidade previsto pela legislação, de oito anos a contar da eleição que resultou na condenação do candidato. O argumento é de que, por ter sido eleito governador da Paraíba em 29 de outubro de 2006, em segundo turno, Cunha Lima continuaria inelegível até 29 de outubro de 2014.

De acordo com o relator, ministro Gilmar Mendes, que negou o recurso, “o prazo de inelegibilidade deve ter início na data de eleição do ano da condenação do candidato por abuso de poder econômico, expirando no dia de igual número de inicio do oitavo ano do subsequente, como disciplina o artigo 132, parágrafo 3º, do Código Civil”. Ou seja, Cássio Cunha Lima estaria inelegível até a data do primeiro turno da eleição de 2014, que será no dia 5 de outubro.

“O segundo turno de votação não considera a eleição propriamente dita como nova verificação de atendimento do conceito de elegibilidade, mas critério constitucional para alcançar o princípio da maioria absoluta. Não se trata de eleição nova, mas de segundo turno de votação de uma mesma eleição”, disse Gilmar Mendes.

O ministro ainda considerou o respeito à coisa julgada na Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) que estabelecia o prazo de três anos de inelegibilidade. Ou seja, se a eleição foi em 2006 e a sanção de inelegibilidade prevista era de três anos, essa sanção deve ser respeitada.


Do JPB

Polícia Federal lança edital para concurso até o dia 25 e salários podem chegar a R$ 9 mil

Está definida a organizadora do concurso público da Polícia Federal.

A Cespe/UNB foi a instituição escolhida para elaborar e corrigir as provas do processo seletivo para agentes da corporação.

Serão disponibilizadas 600 vagas e o edital deve ser publicado até a quinta-feira (25). Podem participar do certame pessoas com nível superior em qualquer área e carteira de habilitação na categoria ‘B’.

A remuneração inicial é de R$ 7,8 mil, porém, caso reajuste previsto para janeiro do ano que vem seja aprovado, salário pode chegar a R$ 9 mil. Os candidatos selecionados serão lotados preferencialmente no Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

As provas do concurso devem ser aplicadas em, no mínimo, 60 dias após a divulgação do edital. Além das questões subjetivas e discursivas, candidatos deverão se submeter a avaliações física, médica e psicológica, como também investigação social e curso de formação social.

Caso conteúdo programático exigido no último concurso seja repetido, candidatos devem se preparar nas seguintes áreas: Língua Portuguesa, Informática, Atualidades, Raciocínio Lógico, Administração, Economia, Contabilidade, direitos Penal, Processual Penal, Administrativo e Constitucional, além de Legislação Especial.


Do Portal Correio

Dilma Rousseff aparece no guia do PMDB e pede votos para Vital Filho para governador

A presidenta da República, Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo Partido dos Trabalhadores, apareceu, na noite desta segunda-feira (15), no guia eleitoral do candidato a governador da Paraíba pelo PMDB, senador Vital Filho.

Textualmente, ela disse que o seu candidato a governador no estado é o senador peemedebista.

A participação de Dilma no horário eleitoral gratuito do PMDB ocorre a 21 dias do primeiro turno, dois dias depois do candidato a governador Ricardo Coutinho (PSB) ter recepcionado na Paraíba a candidata à presidência Marina Silva (PSB). 

Em comício no último sábado (13) em Campina Grande, ao lado de Marina, Ricardo teceu críticas à gestão de Dilma e disse que o PT fazia uma campanha do medo para enfrentar Marina.

O ministro das Relações Institucionais, Ricardo Berzoini, já havia participado do programa de Vital Filho e tinha dito que o candidato do PMDB contava com o apoio do ex-presidente Lula e da própria Dilma. Na época, o presidente do PT na Paraíba, Charliton Machado, disse que as declarações Berzoini tinham caráter pessoa e não representavam o sentimento da direção nacional da legenda e nem da candidata à reeleição.

Nesta segunda, Dilma destaca as qualidades do peemedebista paraibano como senador da República e fala de sua lealdade ao projeto nacional do PT. A gravação feita por Dilma foi exibida com uma tarja branca, com a estrela que é a logomarca do PT e a denominação da coligação partidária que apoia Vital. "Por isso eu peço que votem em Vital para governador", arremata a presidenta em sua fala.


Do Portal Correio

Feira do Rolo cresce em comunidade rural de Água Branca

Quem nunca ouviu falar em uma feira do rolo? Talvez tenha ouvido falar em uma feira da troca, onde os produtos não são vendidos e comprados, mas sim trocados por outros produtos. Se você tem algum produto que já não usa mais ou que está em sua casa só ocupando espaço você precisa conhecer a Feira do Rolo da comunidade Mocó, um sítio que fica próximo ao município de Água Branca onde acontece todos os domingos a feira do rolo ou feira da troca. A proposta da feira da troca em uma comunidade rural surgiu quando os amigos José Severino e Laeuso Ferreira resolveram convidar os amigos para fazer uma pequena feira da troca na comunidade Mocó. As pessoas responderam bem o chamado dos dois e começaram a se deslocar para a comunidade a fim de trocar produtos que já não utilizaram mais.

Ontem, dia 14 diversas pessoas se reuniram mais uma vez na comunidade mocó para trocar seus produtos. Para que está com fome não precisa se preocupar pois lá durante a feira é vendido diversos lanches e tira gostos. A feira já está bastante movimentada e pessoas de cidades como Tabira e Solidão, que são do Pernambuco também participam das negociações.

Os criadores da Feira. Os amigos de infância José Severino e Laeuso Ferreira conversaram com a nossa reportagem e falaram sobre a feira. Para José Severino a ideia de criar a feira surgiu depois que eles perceberam que a comunidade estava muito pra baixo, muito desanimada e ai surgiu a ideia de uma feira no domingo. Laeuso Ferreira, que é o criador da feira, disse que na feira tem 'quase de tudo'. "Quase tudo o que se procurar tem aqui na feira, de caldo de cana a celular" disse ele.





Da redação
Joel Marks


Vandalismo nas estradas de Água Branca: Grupo desloca pedras para impedir passagens dos moradores


Um grupo de vândalos deslocou várias pedras e pedaços de madeiras para impedir a passagem dos moradores das comunidades rurais do sítio Dona Joana, que fica no Município de Solidão-PE. Segundo informações adolescentes, provavelmente embragados, deslocaram as pedras apenas para dificultar a passagem de veículos. Com a atitude de vandalismo as motos e carros quase não podiam transitar nas vias das estradas.
A Polícia Militar foi acionada, mas como os suspeitos eram menores de idade não podia repreender o grupo suspeito da prática ilícita. Os moradores da comunidade estão revoltados com a atitude desnecessária que provocou apenas desordem e mau estar. O fato aconteceu na tarde deste domingo, dia 14 de setembro, nas estradas que liga a cidade aos sítios de Zé Fernando e Dona Joana.


Segundo Sargento Rubval, que estava de plantão a PM acionou o Conselho Tutelar para procurar as famílias dos arruaceiros e buscar uma solução para o caso não ficar na impunidade.

Da redação
Joel Marks

Casal é preso praticando sexo no meio da rua, em Conceição

Um homem de iniciais P.G.S, de 49 anos e uma mulher de iniciais M.N.V.G., 31 anos, foram presos acusados de atentado violento ao pudor.

Os dois estavam praticando sexo, por volta das 21h, na rua Prefeito Unias Ramalho, no centro da cidade de Conceição.

De acordo com as informações da 2ª Companhia de Polícia Militar da cidade de Conceição, uma ligação anônima informou o local e a guarnição iniciou a diligência. Ao chegar, o casal praticava sexo, em plena via pública.

Os dois foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil, da cidade de Conceição, onde foram tomadas as providencias cabíveis.


Do Vale do Piancó Notícias 

Mulher esconde drogas na vagina e é presa tentando entrar em cadeia na Paraíba

Uma jovem de 24 anos foi presa, na manhã deste domingo (14), quando tentava entrar com maconha e loló, dentro da vagina, na cadeia pública de Alhandra, no Litoral Sul da Paraíba. 

De acordo com a Polícia Militar, a mulher iria entregar as drogas para o marido.

Segundo a PM, a mulher reside na cidade de Bayeux, região Metropolitana da Capital, e estava em Alhandra para visitar o marido, que está preso.

Jovem foi detida e, de acordo com a PM, prestará depoimento para esclarecer a procedência das drogas.


O fato curioso é que a jovem fez pose para a foto na delegacia.


Do Portal Correio

Homem suspeito de matar a companheira é espancado até a morte na Paraíba

Uma mulher foi assassinada a golpes de arma branca na madrugada deste domingo (14) em uma danceteria, no município de Lucena, a 54,4km de João Pessoa. 

O companheiro, suspeito da autoria do crime, foi espancado com pedaços de pau até a morte pela população, segundo o delegado José Guedes.

Segundo policiais militares que estiveram no local,  a equipe foi acionada pelo Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop), por volta de 1h, para averiguar um caso de agressão com arma branca.

Ao chegar no local, eles perceberam que a mulher não apresentava sinais vitais, o que foi confirmado pela equipe do Samu.

Revoltada, a população espancou o suspeito de matar a companheira até a morte. Essa é a hipótese que o delegado José Guedes Sobrinho começa a trabalhar durante as investigações. Segundo ele, no local onde o corpo do suspeito do assassinato foi encontrado havia muitos pedaços de madeira. “As pessoas amarraram o suspeito pelas pernas e, ao que tudo indica, ele foi morto a cacetadas porque há muitos pedaços de pau no local”.

O corpo foi encontrado nas imediações da comunidade Carrapeta, também conhecido como integrante do bairro do Treze, em Lucena. O delegado explicou que estava aguardando uma equipe da Gerência Executiva de Medicina e Odontologia Legal (Gemol).

Outras mortes
Duas outras mortes foram registradas pela Polícia Militar em João Pessoa na madrugada deste domingo. A primeira ocorreu no conjunto Valentina na porta de um bar. O proprietário foi atingido por disparo de arma de fogo. Segundo a polícia, familiares disseram que ele havia recebido ameaças de morte. A suspeita é a de que haveria ligações com os 'bolões' que ele organizava na região.  mA segunda morte ocorreu em Oitizeiro. O motorista conduzia o veículo e após perder o controle, bateu em uma mureta. Segundo a PM, a equipe do Samu ainda tentou reanimá-lo, mas sem sucesso.


Do G1