Ibope mostra Ricardo na frente de Cássio no segundo turno das Eleições na Paraíba

A primeira pesquisa Ibope sobre o segundo turno na Paraíba divulgada nesta sexta-feira (17) pela TV Cabo Branco revela que o governador Ricardo Coutinho (PSB), candidato à reeleição pela coligação ‘A Força do Trabalho’, abriu 6% de vantagem sobre o senador Cássio Cunha Lima (PSB). De acordo com o levantamento, o socialista aparece com 53% de de intenção de votos válidos contra 47% do tucano.
Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.
Se forem incluídos os votos brancos e nulos e dos eleitores que se declaram indecisos, os votos totais da pesquisa estimulada são: Ricardo Coutinho – 48%, Cássio Cunha Lima – 42%, branco/nulo – 6%, não sabe/ não respondeu – 4%.
O Ibope fez a pesquisa entre os dias 14 e 16 deste mês. O instituto ouviu 812 eleitores. A margem de erro é de três pontos, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O que quer dizer que, se for levando em conta a margem de erro de três pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.
Encomendada pelas TVs Cabo Branco e Paraíba, a pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número PB-00046/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-01106/2014. No primeiro turno, Cássio teve 47,44% dos votos válidos e Ricardo, 46,05%.
Da Redação com G1 Paraíba

Prefeitura de Água Branca promove grande evento para comemorar o dia do Professor

A Prefeitura de Água Branca, através da Secretaria de Educação, promoveu um grande evento na Quadra de Esportes da Escola Municipal Antônio Virgolino Batista para comemorar a passagem do dia do Professor. O evento aconteceu na véspera do dia do Professor que foi comemorado ontem, dia 15 de outubro. Pela manhã, os professores participaram de um café da manhã oferecido pelas gestões das suas respectivas escolas.

O evento foi caracterizado com enfeites que remetiam aos anos 70 e 80. Todos os professores da rede municipal de ensino participaram, incluindo os professores que atuam na zona rural do município. "Hoje é um dia de celebrar, mas queria deixar aqui o meu abraço a cada um de vocês professores. Me orgulho muito do trabalho de cada um de vocês" disse a secretária de Educação Gilvanete Oliveira.

A festa foi animada com musica ao vivo e com direito aos parabéns aos homenageados da noite. Confira algumas fotos do evento em homenagem ao dia dos Professores em Água Branca:




























Da redação
Joel Marks

Prefeito de Água Branca participa de capacitação da CNM em João Pessoa

Hoje e amanhã, dias 15 e 16 de outubro, o Prefeito Tarcísio Firmino participará em João Pessoa de um evento promovido pela CNM (Confederação Nacional dos Municípios). O Diálogo Municipalista pretende preparar os gestores municipais para os últimos anos de mandato. Esta é a terceira edição do Diálogo, que tem como tema “Os caminhos para enfrentar a crise”.


No encontro os prefeitos deverão discutir temas voltados ao municipalismo e buscar soluções para as Crises econômicas que afetam principalmente os municípios de pequeno porte como Água Branca. O Prefeito Tarcísio reconhece a necessidade de uma reforma na distribuição dos recursos entre os entes federativos. As prefeituras têm muitas obrigações e pouco recurso. Se isso permanecer como está as prefeituras, principalmente de cidades pequenas com a nossa, vão quebrar” destacou o Prefeito.


Da redação
Joel Marks

Preso homem que comercializava drogas em Princesa Isabel

Ontem dia 14 de outubro por volta das 20:30 na cidade de Princesa Isabel-PB, A ROTAM – Rondas Ostensivas Táticas com Apoio de Motocicletas realizavam rondas no bairro do cruzeiro naquela urbe, quando se depararam com um individuo em atitude suspeita que ao avistar a guarnição empreendeu fuga, porém com muito destreza a guarnição alcançou o individuo.

                Durante a revista o acusado estava portando certa quantidade de uma substancia que ele mesmo afirmou ser maconha, a população da localidade informou que é comum comercio de drogas naquele setor e se fizessem uma busca na casa de um homem na Rua Nominando Muniz Diniz.
                Ao chegar ao local indicado foi identificado o senhor de nome Cicero que estava vendendo pássaros a um menor. Ao ser abordado Cicero empreendeu fuga para dentro de sua casa, ao ser indagado sobre o comercio ilegal de pássaros o mesmo disse que só criava e não negociava, porém, de fora da casa os policiais identificaram várias gaiolas o que futuramente configuraria o crime ambiental.
                Mesmo homiziado na sua residência os policiais fizeram o cerco e perguntaram sobre o comercio de entorpecentes que estaria fazendo naquela localidade, o mesmo correu até a sala e pegou dois pacotes, onde ligeiramente os policiais notaram se tratar de tabletes de maconha.
                A partir de então se constatou a droga configurou-se o estado de flagrante, foi dada a voz de prisão a Cicero, quando o mesmo tentou fugir pela segunda vez, contudo sem êxito, pois a casa estava cercada.
                Após este feito procedeu-se com uma busca minuciosa pela residência onde foram encontrados mais dois tabletes de maconha totalizando 04 (quatro) outra parte da droga foi encontradas dentro de um balde estava pronta para o comercio e dividida em vários sacolés, com o acusado ainda foi encontrado a quantia de R$ 1.678,50 (hum mil seiscentos e setenta e oito reais e cinquenta centavos) em espécie, a droga após pesada chegou a aproximadamente 4,7 quilos.
                De posse dos documentos, o acusado foi identificado como sendo Cicero Baiao Cordeiro de 30 anos, ainda foi encontrado na residência cinco munições calibre .38 intactas; uma munição deflagrada de calibre 7,62 (calibre de fuzil exclusivo das forças armadas); quatro munições calibre 12; duas calibre 16; três munições deflagradas de calibre 5,56 (carabina utilizada pelas policias militares); três facas peixeiras; um extintor; três celulares; nove gaiolas; dois pássaros sabiás; um pássaro golinha; um azulão.
                O acusado e o material apreendido, foram levados para a delegacia de Princesa Isabel-PB, apresentados a autoridade competente para os procedimentos legais cabíveis a conduta do acusado.
Fonte: Ascom 5CPMI

Escola José Nominando realiza feira de ciências 2014

A Escola Estadual José Nominando está recebendo hoje alunos, pais e população em geral para a Feira de Ciências 2014. Com salas de exposições de robótica, língua portuguesa, matemática e diversos outros temas a escola está completamente tomada por curiosos e alunos que aproveitam para tirar dúvidas e compartilhar conhecimentos. Até mesmo um grupo de alunos da Escola Estadual de Juru esteve participando do evento este ano.

 Logo na chegada todos recebem a calorosa recepção dos alunos do Programa Mais Educação. Com a exposição de trabalhos desenvolvidos pelo programa no ambiente escolar como Cultivo a hortaliças, reciclagem e incentivo à leitura os monitores e alunos apresentam os mais diversos trabalhos desenvolvidos no educandário. Nas salas de Aulas foram montados laboratórios como o de Matemática que contém jogos e muita informação sobre lógica e numerologia. Ainda foi montado pelos alunos uma maquete da escola atual e que em poucos segundos se transforma na escola dos sonhos do alunado.


O Laboratório de Robótica, física e química trás as experiências dos alunos que aprendem na prática as lições do dia a dia. “Estes robôs foram eles mesmos que montaram” disse o Professor Josimar Nicola sobre um robô exposto no local. Segundo o Professor alguns alunos foram à cidade João Pessoa para participar da RoboCup 2014 e lá obtiveram diversas experiências no ramo da robótica. Experiências de Física e Quimica também seguem sendo apresentadas e explicadas pelos alunos durante a feira como o Barquinho Pop Pop que utiliza o calor provocado pela vela para evaporar a água e assim navegar pela piscina instalada na sala de aula.

O Passado e o presente também têm lugar garantido na Feira de Ciências 2014 da Escola José Nominando com uma sala repleta de artigos muito utilizados em outras épocas e as atuais peças que os substituíram. É assim com as antigas Maquinas de Escrever que deram lugar aos novos e modernos computadores. Ferro de Passar, telefones, televisores e outros artigos estão lado a lado em formas de exposição que confronta o passado com o presente.

Uma das salas lembra os 50 anos da Ditadura Militar e destaca Nomes como os de Dom Elder Câmara, Frei Betto e outros que lutaram contra o regime e por isso sofreram os mais diversos castigos impostos pelo governo. Com o tema Ditatura Civil e Militar o Perigo é Esquecer o projeto é coordenado pelos alunos estagiários de História da FAFOPAI. Outra parceria que também está presente na Feira de Ciência 2014 é com a Secretaria Municipal de Saúde de Água Branca que está oferecendo exames de Classificação Sanguínea, Glicemia, Triglicerídeo e aferições de pressão arterial.

Há ainda salas que mergulham na nossa língua materna, o português, com um convite ao Museu da Língua Portuguesa. Mostrando a origem de diversas palavras a exposição faz um convite ao visitante ao se aprofundar no estudo da nossa própria língua. Autores diversos também estão sendo homenageados durante a feira e recebem espaço entre as exposições como o poeta Augusto dos Anjos e o escritor Ariano Suassuna. Em outros ambientes o convite é ao cuidado com a saúde. Informações sobre a pirâmide alimentar, a importância do consumo de frutas e verduras também estão presentes na feira. Durante todo o dia haverá palestras e exposição dos materiais pelos alunos e professores. Toda a população é convida a participar da Feira de Ciências 2014 da Escola José Nominando.

Confira algumas fotos:














Da redação

Joel Marks

Escolas Municipais oferece café da manhã para professores em homenagem ao seu dia

 Hoje, dia 14 de outubro, a Secretaria de Educação, juntamente com a gestão das escolas municipais, proporcionou aos professores um delicioso café da manhã em homenagem ao dia do professor que é celebrado nesta quarta-feira, dia 15. Hoje não haverá aula na rede municipal de ensino e os professores participarão de um evento festivo em homenagem em sua homenagem que acontece hoje à noite com a presença de todos os profissionais do Magistério do município.

Os professores da Escola Infantil Mãe Iaiá se reuniram na Quadra da Escola para se confraternizar na manhã de hoje, onde tomaram o café da manhã e em seguida receberam uma lembrança da gestão da escola. Na Escola Municipal Antônio Virgolino Batista os Professores se reuniram na Sala de Eventos onde tomaram café e depois também receberam lembranças da gestão escolar.

Confira algumas fotos das primeiras homenagens aos professores neste ano de 2014:









Da redação
Joel Marks