Publicidade

Prefeitura de Água Branca vai conceder doação mensal ao Projeto Fazenda da Esperança para reabilitação de Dependentes


O Prefeito do Município de Água Branca, Tarcísio Firmino (PSB), sensibilizado pelo projeto social da Fazenda da Esperança enviou para a Câmara dos Vereadores um projeto de lei para conceder mensalmente uma subversão no valor de R$ 724,00 (Setecentos e vinte e quatro reais). Anexo ao Projeto o Gestor Municipal ainda enviou uma carta/mensagem explicando aos parlamentares a importância da ajuda do Governo Municipal ao Projeto Social.

“Diante do Grave quadro do envolvimento de Jovens com a dependência química atualmente enfrentado, deve se o poder público prestar auxílio no combate e tratamento desta doença” explicou o Prefeito no seu objetivo do Projeto. Apesar de simples o Projeto conta com um objetivo claro e torna obrigatória a prestação de contas semestral pela Fazenda da Esperança dos recursos concedidos. O Projeto já foi aprovado pela Câmara dos Vereadores de Água Branca por 7 votos a favor e nenhum contrário e será sancionado pelo Prefeito Tarcísio.

A Fazenda

A Fazenda da Esperança é uma entidade, administrada pela Diocese de Patos – PB, que tem como objetivo o auxílio na recuperação de dependentes químicos internados em período integral naquela comunidade terapêutica, com reconhecidos serviços públicos.

Da redação

Joel Marks

Ação Social realiza caminhada em prol dos diretos das Crianças e Adolescentes

A Secretaria de Assistência Social lembrou o dia 18 de maio como Dia de Combate ao abuso e exploração sexual de Crianças e Adolescentes. Foi realizada uma caminhada pelas principais ruas da cidade e uma ação teatral sobre o tema no Ginásio de Esportes O Marcelão. A ação aconteceu paralela a abertura da Semana Antimanicomial do Caps.



Ainda na segunda-feira o Conselheiro Tutelar Edinaldo participou do Jornal Água Branca em Foco onde falou sobre o tema e tirou dúvidas sobre a violação do direto das crianças e adolescentes. A ação realizada pela manhã no dia 18 de maio contou com profissionais do CRAS, do Serviço de Convivência, Conselho Tutelar e da Secretaria de Assistência Social. A mobilização que aconteceu pelas ruas levou cartazes e faixas com o tema e o pedido para que a população denuncie este tipo de crime para não padecer na impunidade.

 
Da redação

Joel Marks

CAPS Inicia a Semana da Luta Antimanicomial em Água Branca

O Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) de Água Branca deu início nesta semana um roteiro de atividades referente a Luta Antimanicomial. Desde segunda-feira, dia, 18 de maio, são realizadas ações em prol do tema que vem sendo discutido junto a sociedade. 


Nesta segunda-feira foi realizada uma caminhada com os usuários saindo da Praça São Pedro ao Ginásio Marcelão. Além da ação de cidadania também foram oferecidos serviços de saúde com os profissionais da atenção básica, exposição de trabalhos realizados pelos usuários e exposição de fotos de atividades realizadas pelo CAPS.

Nesta terça-feira foram realizados trabalhos como rodas de conversas com os usuários no CAPS e palestra com Psicólogo do NASF sobre a Luta no Serviço de Convivência.


A LUTA ANTIMANICOMIAL:

O Movimento da Luta Antimanicomial se caracteriza pela luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Dentro desta luta está o combate à idéia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos, idéia baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença mental. O Movimento da Luta antimanicomial faz lembrar que como todo cidadão estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direto a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.
 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

Dia 20/05/2015 (quarta-feira):
·         Manhã cultural (brincadeiras de rodas, leituras de histórias e poesias). Local: CAPS I de Água Branca;
·         Filme (Estamira).
Dia 21/05/2015 (quinta-feira):
·         Palestra com os ACS da Atenção Básica com a Psicóloga do CAPS. Local: Auditório da Prefeitura, às 8:00 hs.
      Dia 22/05/2015 (sexta-feira):
·         Recreação e Lazer. Local: CAPS l de Água Branca.

      Dia 28/05/2015 (quinta-feira):
·         Palestra com alunos do Ensino Médio nos turnos manhã e tarde com Psicólogo do NASF. Local: EEEFM José Nominando.



Da redação
Joel Marks

Comissão interdisciplinar do Selo Unicef dá início a semana do Bebê 2015 em Água Branca

A Comissão Interdisciplinar do Selo UNICEF 2013-2016 deu início aos trabalhos da Semana do Bebê 2015 em Água Branca. A primeira atividade aconteceu ontem, dia 12 de maio, na quadra de esportes do Serviço de Conivência no Bairro José Benone e contou com a participação da Psicóloga do Cras e Articuladora do Selo em Água Branca Juliana Leite Ramos. Na ocasião foram tratados temas como a mortalidade infantil com famílias e crianças do Serviço de Convivência e a Sociedade em Geral.

A primeira edição da semana do Bebê em Água Branca vai acontecer entre os dias 12 e 15 de maio e contará com uma grande programação voltada para crianças da primeira infância de 0 a 5 anos de idade. A articulação das ações está sendo feita pela comissão do Selo Unicef entre as diversas secretarias do Governo Municipal. “Esta é uma ação do município. Com participação das secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social entre outras” destacou Juliana Leite.

Confira abaixo a Programação completa da 1ª Semana do Bebê de Água Branca:
Abertura – 12/05 (terça-feira)
• Reunião com famílias e crianças no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos as 18:00;
Segundo dia – 13/05 (quarta-feira)
• Atendimentos com o Pediatra em um PSF da cidade para crianças das zonas rural e urbana (casos prioritários);
Terceiro dia – 14/05 (quinta-feira)
• Palestra com a Nutricionista para as mães da educação infantil sobre alimentação na primeira infância, realizadas nas Escolas Municipais nos Povoados de Lagoinha e Bom Jesus;
Quarto dia – 15/05 (sexta –feira)
Encerramento da Semana do Bebê com atividades no Ginásio de Esportes O Marcelão:
• Palestra com a Nutricionista sobre alimentação na primeira infância para as Mães da Creche Dona Zezé e Escola Municipal Mãe Iaiá;
• Premiação do Bebê Prefeito(a);
• Atividade recreativa para as crianças;
• Apresentações culturais.

Da redação

Joel Marks

Escolas realizam grandioso jantar em homenagem as mães de Água Branca

As Escolas do município de Água Branca se uniram para realizar uma grande homenagem as mães neste ano de 2015. Aconteceu no ginásio o Marcelão um grandioso jantar para as mães de alunos da Escola José Nominando, Antônio Virgolino, Mãe Iaiá e Creche Dona Zezé. O Ginásio ficou praticamente lotado. “Hoje a noite é de vocês, vamos aproveitar ao máximo” disse a secretária de Educação Gilvanete Oliveira.

O grandioso jantar foi acompanhado por música ao vivo e algumas homenagens foram realizadas durante a noite. As mães aprovaram a ideia da união das escolas para realização do evento. Além da homenagem da zona urbana, foram realizados eventos nas escolas da zona rural em homenagem ao dia das Mães.

O Prefeito Tarcísio Firmino informou que a Educação está acima de qualquer coisa e não pode haver divisão de nenhum tipo em Água Branca. “Gestos como este só engrandecem e qualifica a nossa educação. Educação que estar acima de governos e pessoas” disse o gestor.











Da redação

Joel Marks

Prefeitura entrega certificados aos concluintes de curso profissionalizante

O Governo Municipal de Água Branca realizou neste último domingo, dia 10 de maio, a entrega do certificado de conclusão de curso a 23 alunos que participaram de um curso oferecido pela Prefeitura Municipal em parceria com a Fazenda Fuxida. O curso teve uma duração de 80 horas e foi coordenado pela professora Zélia Araújo.




Através deste trabalho o Município de Água Branca conta hoje com um grande número de profissionais capacitados para aturem na área de estética capilar. A entrega aconteceu no Centro de Convivência da Assistência Social e foi realizado pela manhã. Após a entrega aconteceu um momento de descontração e confraternização entre os participantes e a equipe gestora.



Da redação

Joel Marks

Devido a baixa procura prazo para inscrições do Conselho Tutelar poderá ser esticado em Água Branca

O Prazo para os interessados em se candidatar a um dos cinco cargos para o conselho tutelar de Água Branca vai terminar na proxima sexta-feira, dia 15 de maio. Mas segundo a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Daniely Barros, o Prazo poderá ser esticado caso não atinga o número minimo de concorrentes.


É necessário um mínimo de 10 participantes para ocupar as vagas de conselheiros e suplentes. Hoje, dia 12 de maio, Daniely Barros esteve na Rádio Água Branca FM falando sobre o assunto e informou que houve pessoas interessadas que não poderam fazer suas inscrições devido não preencher os requisitos mínimos exigidos, como ter 21 anos completos no ato da inscrição. “Não podemos abrir exessões pois são normas nacionais” disse ela.

O Edital da Eleição com os prazos e as exigencias para os candidados foi publicado no diário oficial do municipio e esta esposto em várias repartições públicas.

Da redação
Joel Marks

Emater realiza reunião regional em Água Branca nesta terça-feira

A Emater regional realizou um encontro com todos os profissionais dos escritórios da empresa na região. O encontro aconteceu hoje, terça-feira, dia 12 de maio, no auditório da Prefeitura Municipal de Água Branca. O assessor de crédito da Emater, Gilberto Lisboa, foi quem conduziu os trabalhos.

A reunião teve como objetivo o repasse de informações para os servidores dos escritórios da região e o compartilhamento de informações. “Tivemos uma reunião semelhante ontem que aconteceu em Princesa Isabel” disse Ronaldo Trajano, Extencionista Social do Escritório de Água Branca.

A reunião contou com representantes dos escritórios da Emater de Juru, Imaculada, Manaira, Princesa Isabel, São José de Princesa, Água Branca, Tavares, Teixeira e Matureia. O encontro se estendeu durante toda a manhã e foi oferecido um lanche aos participantes.

Da redação
Joel Marks

Noite dos Carreiros do Povoado Lagoinha terá palestra e forró pé de serra em Praça Pública

A tradicional noite dos Carreiros que acontece no Povoado Lagoinha todo dia 15 de maio, durante a realização das festividades do Mês Mariano Católico, deverá contar este ano com palestra sobre Cadastro Ambiental Rural, que será ministrada pelo Escritório Local da Emater. Na Programação ainda tem forró pé de serra com Lindomar do Acordeon em Praça Pública.

A Noite dos Carreiros é a reunião de todos os criadores de bovinos que trabalham com seus carros de boi na zona rural de Água Branca e Região. A Missa dos Carreiros conta com uma pequena carreata formada por dezenas de carros de boi que circulam o Povoado Lagoinha em forma de homenagem a Nossa Senhora do Carmo, padroeira da comunidade. A Procissão dos Carreiros está marcada para acontecer a partir das 16 horas e será seguida da missa e da confraternização.

Este ano o evento contará com o apoio e parceria da Secretaria Municipal de Agricultura e da Emater Local. O Prefeito Tarcísio Firmino e os vereadores Akácio Pereira e Zé Vianeis patrocinaram a noite cultural.

Da redação

Joel Marks

Prefeitura de Água Branca realiza campanha de conscientização sobre a Dengue

Devido à grande quantidade de casos e preocupante situação do Município de Água Branca no que se refere a Dengue, a Prefeitura Municipal resolveu através da Secretaria Municipal de Saúde realiza uma programação voltada ao combate ao mosquito transmissor da doença. A ação durou três dias e aconteceu de 6 à 8 de maio no município.


No dia 6 de maio foi realizada uma reunião na Igreja Matriz para conscientizar os homens da sociedade. Através da Igreja Católica profissionais de saúde realizaram uma palestra para homens que frequentam o Terço dos Homens, movimento católico de reuniões semanais. No dia seguinte, dia 7, foram realizadas mais ações educativas desta vez em vários ambientes ao mesmo tempo. 4 encontros aconteceram simultaneamente para chamar a atenção para o problema de saúde social.

No dia 8 de maio a secretaria realizou o dia D da campanha com panfletagem pelas casas e comércios do município. Uma barraca foi montada em frente a secretaria de saúde para acolher e orientar os munícipes sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypti.


Da redação

Joel Marks

Secretário de Saúde de Água Branca falará sobre medidas emergenciais

A Secretaria de Saúde de Água Branca publicou uma portaria contendo medidas emergenciais para contenção de despesas no Hospital Municipal e em outras áreas da Saúde do Município. Amanhã o Jornal Água Branca em Foco divulgará uma entrevista com o Secretário Edizil Francisco falando sobre a portaria. No áudio o secretário deixa claro que os serviços essenciais serão mantidos e os tratamentos mais complexos não sofreram.

Na entrevista o gestor da pasta da Saúde de Água Branca fala também sobre a expectativa para o fim da crise financeira e comenta sobre a atuação dos PSFs de Água Branca e comunidades rurais. Por tanto não perca o Jornal Água Branca em Foco desta quinta-feira, dia 7 de maio. A Entrevista vai ao ar no bloco de informações regionais do noticiário.

Da redação

Joel Marks

Prefeitura de Água Branca oferecerá vacinas contra Febre Aftosa para criadores da Zona Rural nesta quinta-feira

Os Criadores de bovinos estão sendo convidados pelo Governo do Estado para cumprir com a vacinação contra a Febre Aftosa na Paraíba. Durante todo o mês de maio os criadores de todo o estado tem que vacinar suas criações e declarar junto as secretarias municipais de agricultura. Para auxiliar o homem do campo neste trabalho a Prefeitura Municipal de Água Branca vai doar vacinas para os criadores nesta quinta-feira, em um
a atividade de Dia de Campo no Povoado de Lagoinha.

Além de doar a vacina a Prefeitura também vai dispor de vacinadores no local que estarão realizando a vacinação da forma correta. “O agricultor que decidir vacinar por conta própria tem que lembrar de limpar bem o local da aplicação, escolher o melhor local e outros procedimentos que são necessários” disse Ronaldo Trajano, Extencionista Social da Emater.

O dia de Campo no Povoado Lagoinha deverá ter início logo cedo por volta das 6 horas da manhã com a chegada dos criadores e dos rebanhos. Todos os anos a ação é realizada a fim de contribuir com o pequeno agricultor do município. “Mesmo diante da crise financeira vamos continuar com esse trabalho” confirmou o secretário de Agricultura Fabiano Batista. Além de vacinar o rebanho de forma gratuita a Prefeitura também estará com a equipe do Escritório de atendimento a comunidade, que receberá a declaração dos agricultores. A Emater também participará do evento como parceiro e prestando orientações aos criadores.

Da redação
Joel Marks

De 32 contemplado com a Habilitação Social na Região de Princesa 16 são de Água Branca

O Governo do Estado da Paraíba, por intermédio do DETRAN-PB, lançou o programa social de formação, qualificação e habilitação profissional de condutores de veículos automotores, denominado Habilitação Social.
Os contemplados de 2014 da região de Princesa Isabel estão passando pela 3ª etapa esta semana. Coordenadores da Secretaria de Desenvolvimento Humano estão na 16ª Ciretran em Princesa para finalizar a etapa com os contemplados no programa. Segundo Lindenberg Brito, esta é a conclusão da terceira etapa de 2014 e está acontecendo uma convocação especial aos 32 contemplados na região de Princesa Isabel.

De 32 que foram contemplados 16 foram são de Água Branca. A Lista completa foi divulgada hoje no Jornal Água Branca em Foco e amanhã o noticiário da Rádio Água Branca FM terá a presença do Secretário do Desenvolvimento Humano do Detran que tirará todas as duvidas dos contemplados de Água Branca.

Os contemplados deverão estar munidos de seus documentos e se dirigirem até a sede do Detran em Princesa para finalizar a etapa. Este programa tem a finalidade de possibilitar o acesso das pessoas de baixo poder aquisitivo, gratuitamente, à obtenção de Autorização para Condução de Ciclomotores – ACC e da primeira Carteira Nacional de Habilitação – CNH nas categorias A ou B, na hipótese de adição de categoria A ou B, bem como à mudança de categorias para C, D ou E.

Joel Marks (Texto de SB)

Irmãos Pereira tocarão em Água Branca no dia das Mães 2015

No segundo domingo do mês de maio, dia das mães, a APOAB (Associação de Poetas de Água Branca) fará mais uma edição do projeto Domingo ao Som da Viola, Cantoria Mensal. Desta vez a dupla de cantadores será os irmãos Pereira, como é mais conhecido os poetas Paulo Pereira e Geraldo Pereira.
 
O evento deverá ter início a partir das 3 horas da tarde e seguirá durante o fim da tarde e início da noite. Além dos Poetas Repentistas convidados os membros da APOAB também participam da cantoria através de declamações e poemas de sua autoria, ou declamando poemas de outros poetas da região.

A entrada é franca e o evento é livre para todos os públicos. O Projeto Domingo ao Som da Viola, cantoria Mensal da APOAB tem o apoio da Prefeitura Municipal de Água Branca, através da Secretaria de Cultura do município.

Da redação

Joel Marks

Secretaria de Saúde realiza implantação de grupos de combate ao tabagismo

O Governo Municipal através da Secretaria de Saúde está realizando um trabalho voltado para os fumantes do município. Por meio da equipe do NASF e de profissionais do PSF grupos de fumantes estão sendo acompanhados em reuniões semanais com o objetivo de largar o vício do cigarro. “Sempre tive vontade de parar de fumar, mas sozinha isso era impossível” disse Fátima Linhares, uma das participantes do grupo.



Até agora a equipe multiprofissional já formou dois grupos de fumantes que foram acompanhados de forma coletiva e individual. “Além dos profissionais do NASF um médico sempre acompanha o grupo e atende os usuários de forma individual” disse Hermes Correia, psicólogo do NASF que acompanhou os dois grupos. Os resultados são positivos e dos dois grupos que foram formados cerca de 14 pessoas deixaram o vício do cigarro.

“Cada grupo se reúne 4 vezes. Todos são acompanhados em grupo e de forma individual e também recebem o medicamento que substitui o cigarro” disse o Psicólogo. “Estamos muito felizes pela equipe de profissionais de Água Branca. São profissionais bastante qualificados. Já estou a mais de 20 dias sem fumar” relatou Fátima Linhares, que é fumante a mais de 40 anos. Segundo os profissionais do NASF novos grupos serão formados assim que o medicamento que substitui o cigarro estiver disponível no PSF. “Vamos aguardar chegar os medicamentos e formaremos novos grupos. Acredito que formaremos em outras localidades como Lagoinha ou Bairro José Benone, mas ainda não definimos” disse Hermes.


Da redação
Joel Marks