Casal é detido quando furtava supermercado em Tabira

A Polícia Militar foi acionada pelo comerciante Cleonacio Alves da Silva de 45 anos, o qual informou que um casal havia furtado produtos do seu supermercado, Pague Menos. 

No local os acusados Nerivan de Sousa Ferreira de 44 anos, vendedor e Silvaneide Moreira Silva de 38 anos, agricultora, residentes no centro de Tabira, foram flagrados pela testemunha que é funcionário do estabelecimento e foram vistos pelas câmeras. Com os mesmos foram encontrados uma bolsa feminina que estava com a acusada e dentro dela os produtos furtados. Os acusados confessaram o crime. No interior da bolsa foi encontrado, 10 hambúrguer marca Friboi, 500gr de ração para galo de campina, 01 par de sandálias Havaianas, 03 desodorantes Rexona aerosol, 01 desodorante bí-o garnier, 01 desodorante Dove aerosol, 01 condicionador Dove, 01 shampoo Dove, 03 shampoos Clear anticaspa, 01 bom ar Air Wick, 01 maionese Hellmann's, 01 azeitona Hellmann's, 01 ampola para cabelo Pantene, 02 anil Imperial, 01 lambedor Nutrimel, 01 quitute Bordon, 01 presto barba Gillette, 04 sucos Tang. 

Todo o material foi avaliado em aproximadamente 180,00 R$ reais (cento e oitenta reais). Os acusados e o material foram entregues a DP local para serem tomadas as medidas cabíveis.

Fonte: Jornal Tabira

Governo se reúne hoje com agricultores para confeccionar cronograma de visitação as comunidades rurais

Hoje, dia 30 de julho, a Prefeitura de Água Branca através da Secretaria de Agricultura, se reuniu com os presidentes de associações rurais para confeccionar um cronograma de visitação as comunidades rurais que participaram do Sétimo Grito do Agricultor. Durante o evento os agricultores apresentaram várias demandas para serem apreciadas pela Prefeitura Municipal.



A resposta do Prefeito Tarcísio foi que a Prefeitura atenderá os pedidos das comunidades, mas de acordo com as prioridades de cada comunidade. Por isso os agricultores serão visitados pelo Prefeito e equipe administrativa para determinar suas prioridades e dizer quais as demandas mais importantes e mais urgentes. “Vamos atender duas demandas de cada comunidade. Para isso precisamos saber quais as duas demandas que a comunidade deseja que seja realizado como prioridade” disse o Prefeito Tarcísio durante o evento.

Segundo o secretário de Agricultura Fabiano Batista o Cronograma de visitação das 18 comunidades será executado entre os meses de agosto e setembro. “Até o final do mês de setembro estaremos terminando de visitar todas as comunidades e com os dados e as prioridades no papel vamos começar a atender todos os pedidos das comunidades” disse Fabiano.

Durante a reunião diversos representes de comunidades conversaram sobre as propostas que foram apresentadas no evento e combinaram os dias e horários das reuniões em cada comunidade rural.

Da redação

Joel Marks

Comerciantes de Água Branca apostam no Cartão de crédito para espantar o fantasma do Fiado

Alguns comerciantes de Água Branca estão apostando na máquina de Cartão de Crédito para deixar de lado a velha caderneta de fiado. A iniciativa começa com algumas lojas de artigos diversos como a Loja Exclusiva Presentes (Foto) que passou a aceitar várias bandeiras de cartão de crédito. Segundo o proprietário da loja o cartão de crédito está cada vez mais no cotidiano do consumidor Águabranquense e pode ser a chave para a extinção do velho fiado que ainda perdura em muitas lojas e mercados do município.
  


Aceitando o cartão de crédito o comerciante recebe o dinheiro diretamente em sua conta corrente como se o cliente tivesse comprado à vista e o cliente por sua vez tem até 12 vezes para pagar o que comprou. Sem dores de cabeça para o comerciante e muito menos para o cliente que fará o pagamento nos correspondentes bancários ou via debito automático.

“Este mês não tivemos muitas compras no catão, mas nos mês em que as compras são muitas sempre temos muitos clientes em busca de comprar através dessa modalidade” disse Alexandro proprietário da Loja Exclusiva.

Da redação

Joel Marks

Posso Ajudar? Prefeitura de Água Branca cria programa de bolsistas para ajudar universitários

A Prefeitura de Água Branca vem ajudando os universitários do Município financeiramente no pagamento de suas mensalidades em cursos de graduação. Para isso a Prefeitura criou um programa de bolsas onde os universitários prestam serviços a Prefeitura e em retribuição recebem um determinado valor para ajudar no pagamento da sua mensalidade na faculdade. No centro administrativo os universitários, a exemplo de Priscila Delfino, acolhem os munícipes e os orienta até o box desejado.




“Quando alguém chega aqui nós acolhemos e damos as orientações necessárias. Muitas vezes as pessoas vem pra cá sem saber qual secretaria procurar para resolver seus problemas e nós orientamos as pessoas” disse Priscila, que está participando do Programa como bolsista.
Outros universitários trabalham como auxiliares na Secretaria de Saúde e nas escolas municipais. “O valor recebido pelo bolsista varia de acordo com a quantidade de dias que ele presta serviço” disse Saulo Borges secretário de Finanças do Município. “Temos um rapaz que nos ajuda aqui na secretaria de finanças que vem todos os dias e outros que vem apenas uma vez por semana” exemplificou Saulo.

Estava nos planos...

O Projeto é uma das propostas de Governo do Prefeito Tarcísio Firmino. Na proposta apresentada na campanha eleitoral o então candidato já dizia que caso fosse eleito Criaria um programa de incentivo financeiro para alunos do município na área do ensino superior, estabelecendo critérios justos, que viessem a atender aos verdadeiros alunos carentes do município.

A Promessa de campanha foi cumprida e hoje muitos universitários estão se beneficiando com o programa de incentivo financeiro.

Da redação

Joel Marks

Pacto Social: Reforma na Escola Infantil Mãe Iaiá já está a todo vapor

Através do Pacto Social pelo desenvolvimento da Paraíba a Prefeitura de Água Branca, através da competente gestão do Prefeito Tarcísio Firmino, conquistou o valor necessário para a Reforma completa das Escolas Antônio Virgolino e Mãe Iaiá. A Escola Antônio Virgolino já recebeu uma grande parte da reforma e já está praticamente concluída. Agora os esforços se concentram na Escola de Ensino Infantil Mãe Iaiá, que está passando por várias melhorias.





Uma nova pintura, ampliação do local de lazer das crianças e ainda cerâmicas em todas as salas de aula fazem parte da reforma. Além disso a direção revelou que serão feitas novas salas de aula aproveitando os espaços do local. Os banheiros serão completamente reformados e por isso darão mais comodidade a criançada.

A reforma está sendo realizada na Escola com a coordenação da Prefeitura Municipal e as aulas no educandário seguem normalmente. “Semana passada não tivemos aula em algumas turmas para ser completada as reformas das salas, mas estamos fazendo de tudo para que os aulas não sejam interrompidas por conta da reforma” disse uma das profissionais que atua na secretaria da Escola.

Após a reforma os alunos ganharão novas áreas de lazer revestidas com cimento e ainda salas de aula muito mais aconchegantes com cerâmica no piso e melhores condições de ensino para os professores do educandário.

Da redação

Joel Marks

Quase 50% dos candidatos na Paraíba não têm ensino superior

Mais de 49,8% dos candidatos nas Eleições de 2014 na Paraíba afirmam à Justiça não ter completado o ensino superior, segundo dados divulgados nesta terça-feira (29) pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB).

Em números absolutos, são 282 pessoas que ainda não chegaram a concluir o ensino superior e vão disputar as eleições 2014.

Dentre estas, há ainda quatro candidatos no estado que sabem apenas ler e escrever, sendo um inscrito para deputado federal e três para deputado estadual.

Com declaração de ensino superior completo, são 285 candidatos, representando 50,2% das candidaturas. Dentre os 282 candidatos que não possuem nível superior, são 60 com ensino superior incompleto, 10,58% dos registros; 163 com ensino médio completo (28,7%); 12 candidatos com ensino médio incompleto (2,12%); 23 candidaturas de pessoas que possuem o ensino fundamental completo (4,06%); e 20 registrados que declaram ter ensino fundamental incompleto, 3,53% do total.

Nas Eleições de 2014, a Paraíba tem registrados 567 candidatos para o executivo e legislativo, sendo 394 homens e 173 mulheres. De acordo com o TSE, entre as candidatas, existem 78 com ensino superior completo; 16 com superior incompleto, 62 com ensino médio completo e sete com médio incompleto; sete com ensino fundamental completo e duas com fundamental incompleto; e uma mulher que declarou apenas ler e escrever.

Também de acordo com a estatística do TSE, são 207 homens com ensino superior completo; 44 com superior incompleto, 101 com ensino médio completo e cinco com médio incompleto; 16 com ensino fundamental completo e 18 com fundamental incompleto; e ainda três homens que declararam saber ler e escrever.


Fonte: G1

Conta de energia vai ficar mais salgada

As recentes medidas de socorro ao setor elétrico adotadas pelo governo irão representar um aumento no custo da energia para o consumidor de oito pontos percentuais durante dois anos. O aumento ocorrerá a partir do ano que vem.

De acordo com o diretor-geral da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), Romeu Rufino, esse é o tamanho do repasse que será feito aos consumidores para cobrir os empréstimos bancários disponibilizados ao setor, que por ora devem somar R$ 17,7 bilhões. Segundo Rufino, isoladamente, o impacto dos empréstimos não representa o aumento real que será percebido nas contas de luz. "O reajuste [das tarifas] nunca é exclusivamente ligado ao valor do empréstimo", disse.

Na lista de pontos que são levados em consideração pela agência na hora de reajustar o preço da energia está a inflação, o próprio custo da energia no ano que vem, o volume de investimentos feitos pelas empresas, entre outros.

Significa que o aumento pode ser ainda maior ou menor, caso o governo consiga, de fato, fazer baixar o preço da energia ao retomar concessões de geração elétrica que vencem no próximo ano.


"É difícil fazer projeção. Cada empresa vai receber um certo volume de cotas dessa reversão. Aí ela vai tirar uma parte da energia que está contratada e trocar por uma energia mais barata", disse. "Sabemos que vai ser bastante impactante, mas não fizemos nenhuma projeção", completou.

Fonte: Folha Press

Confira quais serão os famosos que irão disputar um cargo eletivo em 2014

Será que a fama na televisão é garantia de sucesso nas urnas? Esses 15 candidatos apostam que sim. Veja agora algumas celebridades da TV, da música e de outras áreas que resolveram se arriscar na política. Algum deles é o seu candidato?
EX-BBBs
Fonte: Reprodução/Instagram/DiegoGasques1. Diego Alemão: candidato a Deputado Federal pelo Rio de Janeiro pelo PV;
2. Kleber Bambam: candidato ao cargo de Deputado Estadual de São Paulo pelo PRB;
3. Cida Santos: candidata a Deputada Federal pelo Rio de Janeiro pelo PTdoB;4. Fael Cordeiro: candidato a Deputado Estadual de Mato Grosso do Sul pelo PSB;
Fonte: Rodrigues Pozzebom/ABr - Agência Brasil
CANTORES
5. Tiririca: candidato à reeleição ao cargo de Deputado Federal de São Paulo pelo PR;
6. Sula Miranda: pode se candidatar a Deputada Federal pelo PRB no estado de São Paulo;
7. José Rico (dupla de Milionário): candidato a Deputado Federal por Goiás pelo PMDB;
8. Elymar Santos: candidato a Deputado Estadual do Rio de Janeiro pelo PR;
ATORES
9. Kid Bengala: candidato a Deputado Estadual de São Paulo pelo PTB (matéria);
Fonte: Reprodução/Facebook/Kid Bengala
10. Ricardo Macchi (Cigano Igor): candidato a Deputado Federal pelo Rio Grande do Sul pelo PTB;
11. Castrinho: candidato a Deputado Estadual do Rio de Janeiro pelo PRB;
OUTRAS PERSONALIDADES
12. Dr. Rey, o Dr. Hollywood: pode se candidatar a Deputado Federal pelo PSC no estado de São Paulo;
13. Léo Áquilla: candidato a Deputado Federal em São Paulo pelo PSL;
14. Jorge Kajuru: candidato a Deputado Federal por Goiás pelo PRP;
15. Marquito: candidato a Deputado Estadual de São Paulo pelo PTB.
Fonte: Canal TecMundo

Ministério Público Federal quer liberar medicamento a base de maconha para tratamento de crianças na Paraíba

O Ministério Público Federal (MPF) protocolou, nesta segunda-feira (29), prescrições e laudos médicos de 15 crianças para a abertura de uma ação civil pública, que irá pedir a liberação do Canabidiol, medicamento extraído da maconha para tratamento de crises convulsivas de difícil controle.

A informação foi divulgada no programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa (PB).

O MPF quer liberar, inicialmente, o medicamento para as famílias que moveram a ação civil pública. Em seguida, estuda-se a possibilidade de organizar uma outra ação de repercussão nacional, que então libera o medicamento para todo o país

O Ministério Público Federal também irá lutar para que o medicamento seja oferecido de forma gratuita pelo o Sistema Único de Saúde (SUS).


MaisPB 

Sorteio da ordem no guia eleitoral será feito em 4 de agosto pelo TRE-PB

Sede do TRE-PB
No próximo dia 4 de agosto o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), realizará o sorteio da ordem de veiculação dos programas no primeiro dia do Guia Eleitoral gratuito no rádio e na TV, do tempo de distribuição para cada partido ou coligação.
Representantes dos partidos políticos e coligações poderão assistir ao sorteio que acontecerá às 9 horas na sala de sessões do TRE.
Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), estabelece que um terço do tempo no Guia Eleitoral deve ser dividido de forma igualitária e dois terços proporcionalmente considerando a representação de cada partido na Câmara Federal.
Nos dias em que for ao ar os programas das chapas majoritárias – governador, vice e senador – os candidatos terão o tempo das legendas que fazem parte da coligação que representam.
Paraíba Já