Pages - Menu

Venda de bebida está proibida no domingo das eleições na Paraíba


A venda e a distribuição de bebida alcoólica na Paraíba estão proibidas neste domingo (2), dia das eleições, das 6h às 18h. A resolução que trata do assunto foi publicada no Diário Oficial do estado nessa quinta-feira (29) e assassinada pelo secretário de Segurança da Paraíba, Claudio Lima.
Conforme a portaria, fica proibido vender, distribuir e fornecer bebidas alcoólicas nos bares, hotéis, restaurantes e demais estabelecimentos comerciais e similares em todo o estado.
O secretário determinou que órgãos da área de segurança pública, as polícias Civil e Militar, são responsáveis pela fiscalização e vigilância. Quem for identificado descumprindo a determinação está sujeito a sanções civis, administrativas e penais.
A resolução justifica necessidade de assegurar a plenitude do exercício da democracia pelos cidadãos e considera que a ingestão de bebida alcoólica pode causar efeitos fisiológicos que afetem o processo eleitoral.

Fonte Portal Correio

Estudantes da Paraíba criam cadeira de rodas com paletes para ajudar paciente

Uma cadeira de rodas criada com paletes vem chamando a atenção do público que passa pela quinta edição do evento Talento Científico Jovem, organizado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A cadeira foi desenvolvida por alunos da Escola Cidadã Integral Técnica Estadual Erenice Cavalcanti Fideles (ECIT), de Bayeux. O evento na UFPB termina nesta sexta-feira (30), com a premiação dos melhores trabalhos apresentados.
A cadeira de rodas foi criada pelos alunos André Lucas dos Santos e Regina Amélia Pereira, do 2º ano do curso de Design de Móveis, sob orientação do professor Paulo Henrique do Nascimento, da ECIT de Bayeux.
Segundo o professor, os alunos decidiram criar a cadeira porque uma pessoa da comunidade estava precisando. A ECIT de Bayeux participa do Talento Científico Jovem com 12 turmas. Ao todo, cerca de 30 escolas da rede estadual de ensino participam do evento.
De acordo com o presidente da comissão executiva de educação integral, da Secretaria de Estado da Educação (SEE), Gabriel dos Santos Gomes, eventos como o Talento Científico colaboram com a valorização dos alunos.


Fonte Portal Correio

Bandido se passa por cliente e rouba Hilux durante test drive em Cabedelo


Depois de se passar por cliente para fazer um test drive, um homem roubou um carro de uma concessionária de veículos que fica na BR-230, estrada de Cabedelo, na Grande João Pessoa. O bandido agiu na tarde desta quinta-feira (29).

Segundo a Polícia Militar, o suspeito teria seguido, junto com um vendedor, para o test drive. Alguns minutos depois, já longe da concessionária, ele anunciou o assalto e roubou o carro, uma Hilux prata de placa NQD-8541.

Em estado de choque, o vendedor voltou ao estabelecimento chorando. A PM foi acionada e várias viaturas se deslocaram até a loja para apurar o caso e tentar chegar até o ladrão.

WSCOM

BIZARRO: Mulher faz sexo com estatua de dinossauro sem cabeça em parque cheio de visitantes


Um visitante de um parque de exibições na Inglaterra, flagrou o momento em que uma mulher fazia ‘sexo’ com uma estátua de filhote de dinossauro. As imagens tem causado polêmica nas redes sociais.

“Eu me preocupo porque crianças brincam com esse dinossauro, fiquei enojada. Fiquei mal só de pensar que havia crianças perto”, disse uma mãe que não quis se identificar, em entrevista ao jornal local.

De acordo com o The Sun, a polícia tenta identificar a mulher que aparece na foto. “Nós sabemos das fotos que foram postadas na internet nas quais aparecem uma mulher em público de mau gosto. Já estamos investigando” , conta o sargento Richard Stonecliffe.

Semanas antes da ocorrência, o dinossauro havia perdido a cabeça num ato de vandalismo.

Notícias ao Minuto

Ex-namorada de Neymar faz topless para capa de revista


Bruna Marquezine posou topless para a última edição da WOW. A atriz não se acanhou e topou se despir para a publicação, que teve sua capa divulgada por Hugo Gloss, durante a noite de quinta-feira (29).

Longe das novelas desde o fim de I Love Paraisópolis, ela poderá ser vista na minissérie Nada será como antes, que estreia no dia 27 de setembro. Para interpretar a dançarina de boate Beatriz, dona de uma postura “pra frentex”, como define, Bruna participará de sequências de sexo e nudez. “Foram cenas bonitas, feitas de forma delicada. Não me senti desconfortável”.

Em setembro de 2015, a atriz afirmou ter o desejo de abolir carnes do seu cardápio. “Meu sonho é um dia ser vegetariana. Não como proteína animal  por três vezes na semana”, contou para QUEM.

CAPS - Centro de Assistência Psicossocial de Água Branca PB comemora a Valorização da Vida

A Secretaria  Municipal de Saúde através da CAPS - Centro de Assistência Psicossocial juntamente com todos os profissionais da Área da Saúde Municipal, comemoram na data de hoje  o Dia da Valorização da Vida "Setembro Amarelo" com uma passeata pelas ruas da cidade, terminando no quadra da Academia da Saúde com atividades de exercícios físicos com o intuito de chamar a atenção do público para uma causa bastante delicado e preocupante do meio social.
JC





















fotosJC

Água Branca PB - Dia D da Campanha de Vacinação 2016.


Campanha de atualização da Caderneta de Vacinação termina hoje aqui em Água Branca a exemplo dos postos de todo o Brasil. Felizmente graças ao empenho da Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde - Regional Princesa Isabel e Ministério da Saúde, após o sinistro ocorrido na Unidade Básica de Saúde José Gomes Filho neste domingo último, a reposição de todas as vacinas deterioradas pelo desligamento  da refrigeração do depósito dos mesmos de modo criminoso, foi a tempo efetuado de forma urgente para o atendimento ao dia de hoje para o encerramento da campanha. Conforme a responsável da Sala de Vacinação da Unidade a Sra. Sueli Corrêa Chaves que confirmou  à equipe do aguabrancaemfoco.com.br a operação de urgência feita para sanar os problemas ocorridos em função da perda das Vacinas. Todos o estoques foram renovados dando tranquilidades aos usuários.
JC


 fotosJC



 

Polícia Militar acompanha em tempo real ocorrências eleitorais na Paraíba



Começa nesta sexta-feira (30) o acompanhamento em tempo real de toda a movimentação e ocorrências eleitorais nas 223 cidades da Paraíba, pela Polícia Militar. A cobertura começa às 10h e faz parte do plano de operação Voto Seguro, com bases em João Pessoa, Campina Grande e Patos, reunindo oficiais da PM, juízes eleitorais, promotores, policiais federais, rodoviários federais e integrantes de outros órgãos envolvidos diretamente no pleito.
Em João Pessoa, o Centro de Comando e Controle vai funcionar no 2º andar do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), localizado no Centro da capital, e será aberto nesta sexta-feira com a presença do presidente do TRE, o desembargador José Aurélio da Cruz, e do comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves.
Na cidade de Campina Grande, a base será no fórum eleitoral Desembargador Evandro de Souza Neves, localizado no bairro da Liberdade. E em Patos, o Centro de Comando e Controle vai funcionar no fórum Miguel Sátyro, no Centro.
Nesta sexta-feira, o plantão vai ser em três cidades, das 10h às 19h, retornando os trabalhos no sábado, das 8h às 19h. No dia da eleição, o Centro de Comando funcionará do início da votação até o término da totalização dos votos. A Polícia Militar colocou um oficial de ligação acompanhando os juízes de todas as comarcas do Estado, dando continuidade ao trabalho de dar soluções rápidas para demandas que forem surgindo para garantir a segurança e tranquilidade nas eleições 2016.

Fernanda Gentil assume namoro com a jornalista Priscila Montandon


fernanda
Desde que se separou do empresário Matheus Braga, em abril, a jornalista Fernanda Gentil está namorando a jornalista Priscila Montandon, de 34 anos. O namoro já dura três meses.
O casal esteve recentemente de férias na Grécia, segundo informações do O Globo. A apresentadora aproveitou a revelação para mandar um recado:
“Estou só exercendo meu direito de ser muito, muito feliz. Tenho apenas um recado, e é para os meus filhos, que mais cedo ou mais tarde podem ler ou ouvir tudo por aí: Lembrem de não se importarem com tudo o que dizem sobre nossa vida _ o que vale é que a mamãe fala com vocês em casa, olhando nos seus olhos. Não é o que vestimos que muda quem somos, e sim o que fazemos. Lembrem também, sempre, do nosso amor, que não tem cor, sexo ou raça. Amo vocês”, disse.
Fonte: Notícias ao minuto

Desemprego fica em 11,8% no trimestre encerrado em agosto

 
2016-09-30t120807z_1_lynxnpec8t0u9_rtroptp_3_macro-caged-agostoO desemprego ficou em 11,8% no trimestre encerrado em agosto, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É a maior da série da Pnad, que teve início no primeiro trimestre de 2012.
A taxa aumentou em relação à registrada no trimestre anterior, de março a maio, quando ficou em 11,2%, e em comparação à relativa ao trimestre encerrado em agosto de 2015, que atingiu 8,7%.
De junho a agosto deste ano, havia 12 milhões de desocupados no Brasil, de acordo com o IBGE. O número representa uma alta de 5,1% sobre o trimestre de março a maio de 2016 e de  36,6% diante do mesmo período de 2015.
Por outro lado, a população ocupada somou 90,1 milhões. Em comparação ao trimestre anterior, o contingente recuou 0,8% e em relação ao mesmo trimestre do ano passado, diminuiu 2,2%.
“O contingente de pessoas ocupadas continua em queda em ambos os períodos de comparação. Nós voltamos ao patamar de 2013. E em um ano, esse contingente perdeu cerca de 2 milhões de trabalhadores”, ressaltou Cimar Azeredo, coordenador de trabalho e rendimento do IBGE.
Desse total, havia 34,2 milhões de trabalhadores com carteira assinada. O número não mudou em relação ao trimestre de março a maio de 2016. Já frente ao trimestre de junho a agosto de 2015, a queda foi de 3,8%.
Segundo o coordenador, a perda da carteira de trabalho assinada “foi o primeiro sinal que a crise mostrou”. “E o que ela provoca? As pessoas que perderam emprego estavam trabalhando por conta própria. A informalidade, que estava dando fôlego à crise, meio que perdeu a força. Azeredo ressaltou que o trabalhador por conta própria mostrou queda de 732 mil trabalhadores em relação ao trimestre anterior. “E a agricultura, a indústria geral e a construção, somados, perderam 483 mil pessoas [no trimestre].”
No trimestre encerrado em agosto, o rendimento médio dos trabalhadores ficou em R$ 2.011 e praticamente não variou em nenhuma das comparações.

Modelo Temer-Meirelles afunda a arrecadação

 
temer_meirelles
Por maiores que sejam os esforços dos veículos de comunicação que participaram do processo de tomada do poder no Brasil, não há um sinal concreto de melhora dos indicadores econômicos.
Nesta quinta-feira, a Receita Federal divulgou os dados da arrecadação de impostos em agosto, que mostram uma queda real de 10,1% em relação ao mesmo período do ano passado.
Com quase cinco meses do governo Michel Temer, todos os indicadores têm piorado: o emprego, a renda, o consumo, a arrecadação e o investimento das empresas.
No tocante ao emprego, apenas nos últimos três meses, houve 226 mil cortes de vagas com carteira assinada – o que pressiona a arrecadação (leia aqui).
Nesse ambiente de terra arrasada, nem mesmo a inflação tem cedido e o IGP-M em doze meses ficou em 10,66% (leia aqui).
Com a economia à beira do precipício, os investimentos também despencaram e o setor de máquinas e equipamentos anunciou ontem uma queda de 17% em agosto, na maior crise dos últimos 80 anos (l.
Abaixo, informação da Reuters sobre a queda na arrecadação:
BRASÍLIA (Reuters) - A arrecadação do governo federal registrou queda real de 10,12 por cento sobre igual período de 2015, a 91,808 bilhões de reais, divulgou a Receita Federal nesta quinta-feira.
O resultado foi o mais fraco para o mês desde 2009 (85,125 bilhões de reais), em série histórica corrigida pela inflação.
(Por Marcela Ayres)

Cida vence último debate, relembra escândalos de Cartaxo e dispara: ‘lentidão é sua marca’


3a7d3ebb-a6f2-4fea-84b0-4451358e2afe
A candidata a prefeita pela coligação Trabalho de Verdade, Cida Ramos, disse nesta quinta-feira (29), que a Prefeitura de João Pessoa descartou seis caminhões cheios de livros novos do programa Projovem Urbano. Além disso, a candidata socialista relembrou que a gestão de Cartaxo deixou que remédios vencessem na Central de Medicamentos do Município e que o atual prefeito responde uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) por contratar mais de 10 mil prestadores de serviço em período eleitoral. A declaração da candidata foi feita durante debate da TV Cabo Branco.
Com relação aos descarte dos livros, Cida destacou que a ação demonstra o descaso da gestão com a educação. “A gestão também não consegue entregar os kits escolares no prazo, sendo que parte deles foi entregue apenas em julho. Em muitas escolas, falta o mínimo necessário”, disse. Ela lembrou ainda que a atual gestão tinha recursos para construir 44 creches, mas só conseguiu construir 13.
Cida lamentou também o fato de as Unidades de Saúde da Família faltarem profissionais, assim como demais setores da Prefeitura. Enquanto isso, o Ministério Público Eleitoral, através do promotor João Geraldo Carneiro de Souza, ingressou com uma Aije pedindo a inelegibilidade do prefeito e do seu candidato a vice, o deputado federal Manoel Junior, por excesso de funcionários comissionados e prestadores de serviço.
De acordo com a candidata, na peça apresentada pelo Ministério Público Eleitoral diz que o “prefeito age como se zombasse da Justiça ao contratar dez mil prestadores de serviço de forma irregular”.
Para a educação, Cida disse que vai reformar o projeto pedagógico e garantir a valorização dos professores e profissionais da educação. A candidata socialista lembrou que João Pessoa tem hoje um índice de evasão escolar de 5,1% e 60 mil pessoas analfabetas. “É preciso ter um projeto pedagógico que possibilite o retorno dessas pessoas aos bancos escolares. A evasão é enfrentada com a qualificação dos professores, salário justo, fazendo com que as crianças sejam atraídas pela escola, reformando o projeto pedagógico”, avaliou.
Cida garantiu também que vai construir 10 novas creches e lamentou que o atual prefeito recebeu recursos para construir 44 e só construiu 13. "O atual prefeito não conhece a política de educação", assegurou.
Em relação à saúde da mulher, Cida reforçou que vai construir o Hospital da Mulher, oferecendo serviços especializados em ginecologia, obstetrícia e atendendo mulheres em situação de violência. “Também vamos qualificar as USFs para que as mulheres sejam bem atendidas e estender o horário até as 21 horas, abrindo aos sábados, domingos e feriados, além de contratar novas equipes. Não é possível que as mulheres esperem um ano para fazer um exame”, afirmou.
Saúde
Na área de Saúde, Cida lamentou que "a população sabe que não existe remédio nas USFs de João Pessoa. A gestão de Cartaxo recebeu R$ 21 milhões do Governo Federal e esse dinheiro não foi na aquisição de medicamentos. E os medicamentos que foram adquiridos a Prefeitura não distribuiu e deixou vencer. Essa é uma gestão que desestruturou a atenção básica em João Pessoa".
Habitação
Com relação ao setor de habitação, Cida garantiu que vai construir 10 mil habitações, com conceito de habitabilidade, com creches, escolas e qualidade na construção. Com transporte de qualidade para quem ali viver e regularizar as pessoas que tem a casa, mas não tem a posse. Além disso, a candidata garantiu a reurbanização das comunidades Maria de Nazaré, São José e Alto do Mateus.
Assessoria

É o fim! FMI quer acabar com política de valorização do salário mínino


fmi_fim_salário mínimo
tereza
FMI pede o fim do mais importante instrumento de combate à pobreza
O comunicado do FMI emitido nesta quinta-feira, após a primeira visita oficial ao Brasil na fase Temer, recomendou o fim do mais importante instrumento de combate à pobreza e à desigualdade adotado nos governos Lula e Dilma, a política de valorização do salário minimo. De 2003 a 2015, o aumento real do SM foi de 76%, alterou o perfil de consumo e foi o principal fator para redução da pobreza registrada pelo Brasil, segundo a ONU. Como diria Lula em outros tempos, nunca antes neste país o salário mínimo fora tão forte.
No início do segundo mandato de Lula, o governo e as centrais sindicais firmaram o acordo que estabeleceu novas regras para a correção anual do salário mínimo, sepultando a velha prática de corrigi-lo apenas pela inflação (e às vezes nem isso), o que não garantia aumentos reais do seu poder de compra. Desde sua criação pelo presidente Getúlio Vargas, aumentos maiores para o salário mínimo sempre despertaram reações conservadoras, tais como as que derrubaram o ministro do Trabalho de Vargas, João Goulart, quando ele propôs um aumento de 100% em 1954. O acordo negociado por Lula com as centrais resultou na regra pela qual o salário mínimo passou a ser reajustado anualmente com base na variação do Produto Interno Bruto (PIB) do ano retrasado, somada à inflação acumulada do ano anterior, medida pelo Índice Nacional de Preços do Consumidor (INPC). No governo Dilma, em 2011, o Congresso transformou o acordo que já vinha vigorando na Lei n° 12.382.
Uma forma de aferir o poder de compra do salário mínimo é pelo cálculo de quantas cestas básicas ele pode comprar. Se em 1995 podiam ser compradas 1,02, em 2014 podiam ser compradas 2,21.

Mas o FMI está recomendando não apenas o fim desta política que beneficiou os mais pobres, incrementou o mercado de consumo e a dinâmica da economia. Quer também que seja quebrada a vinculação das aposentadorias e pensões do INSS ao salário mínimo, o que afetará cerca de 25 milhões de brasileiros.
Se o Governo Temer, como o de Macri na Argentina, render-se ao FMI, e aceitar tais recomendações, teremos o mais grave de todos os desmontes sociais que vêm sendo feitos.
Brasil 247

As primeiras do dia

Tião Lucena


E Cássio terminou aparecendo, em Mangabeira. Ele, o filho, Mané Junior e o prefeito. Todos sorrindo, ninguém sabe de que ou de quem.
**
No debate, da Globo, o prefeito gaguejou mais do que o Gago de Irerê.
**
Cida ganhou o debate.
**
Aquele candidato a vereador promete cuidar da segurança, da educação e da saúde. Dele e da família.
**
Santino está perdido no meio da multidão. E ainda não noivou.
**
Soube que tem lei do cão em determinada casa legislativa.
**
E o moço da lanchonete da UPA continua usando a energia elétrica da UPA na sua barraca, sem pagar, é claro.
**
Aluizio Régis preocupado com a violência no Conde. A coisa deve ser séria mesmo. Logo Aluizio!
**
Os impugnados dizem que continuam candidatos. E como fica o TRE nesses casos?
**
Tremei nas bases fraudadores de pesquisas, Chico Ferreira, o terrível, voltou!
**
Chegou e já foi anulando a primeira.
**
E impondo multa a quem insistir no erro.
**
Reconciliação a vista? Parece que lá no sertão, sim.
**
Esse negócio de chifre virou coisa chique. Hoje em dia ninguém chora mais.
**
Diz o corno que é melhor ser chifrudo do que prefeito, pois prefeito é só por quatro anos e chifrudo é para o resto da vida.
**
Com a vantagem que o corno tem de andar armado sem precisar de porte.
**
A campanha em Sousa perdeu a graça. Não vai ter mais o Fofa Chão, nem o André Folia.
**
O sujeito foi fazer o teste drive e roubou o carro.
**
Se a moda pega...
**
Inté mais tarde.

Para 60% da população, idosos não são respeitados, diz estudo da OMS

Aryel Aquino | Imprimir | E-mail
Idosa caminha ao lado de cuidadora em parque em Cingapura nesta quinta-feira (29)  (Foto: Roslan Rahman/AFP)A Organização Mundial da Saúde (OMS) expressou sua preocupação com a discriminação contra as pessoas mais velhas após a realização de uma primeira pesquisa sobre este assunto, que mostrou que 60% da população mundial considera que os idosos não são respeitados.
Em um relatório publicado na quinta-feira na sua sede em Genebra, a OMS, agência da ONU, indica que cerca de 83 mil pessoas de 57 países participaram desta sondagem sobre a atitude para com as pessoas mais velhas.
A pesquisa revelou que os países onde os idosos são menos respeitados são os que têm as rendas mais altas. A sondagem mostra que “o preconceito contra as pessoas mais velhas é algo muito difundido”, declarou em uma conferência de imprensa em Genebra John Beard, encarregado de problemas relacionados aos idosos na OMS.