Prefeito toma posse como presidente da Junta do Serviço Militar do Município de Água Branca

O Prefeito Tarcísio Firmino foi empossado hoje, dia 23 de abril como o novo presidente da Junta do Serviço Militar do município. A cerimônia aconteceu no auditório da Prefeitura Municipal de Água Branca e contou com uma equipe do Exército Brasileiro. Tenente Moral, da Delegacia da Junta fez a transmissão da posse ao prefeito do município. A ação é simbólica, mas o prefeito Tarcísio Firmino, pediu que as pessoas compreendessem a importância do ato e a importância da junta do serviço militar para o município de Água Branca.




Da redação
Joel Marks

Governo do Estado decreta “Situação de Emergência” em cidades do sertão do pajeú, entre elas Afogados da Ingazeira, e Tabira

municipios estado de emergenciaO Governador do Estado, João Lyra, através do Decreto n° 40.647/14, decretou a existência de situação anormal caracterizada como “Situação de Emergência”, em virtude da estiagem que afetou por um período de 180 dias.
De acordo com o Decreto publicado hoje(22) no DOE o Governo do Estado levou em considerações a redução das precipitações pluviométricas que assolam os Municípios do Estado para níveis sensivelmente inferiores aos da normal climatológica e a queda intensificada das reservas hídricas de superfície, provocada pela má distribuição pluviométrica; os impactos ocasionados pelas perdas significativas na agropecuária da região atingida; que os habitantes dos Municípios afetados não têm condições satisfatórias de superar os danos e os prejuízos provocados pelo evento adverso, haja vista a situação socioeconômica desfavorável da região, o que exige do Poder Executivo Estadual a adoção de medidas para restabelecer a normalidade.
Blog do Sertão

Crianças e adolescentes participam de palestra sobre principais consequências com o uso de drogas em Curral Velho

Dezenas de crianças e adolescentes da cidade de Curral Velho puderam tomar conhecimentos mais detalhados sobre as principais causas obtidas com o uso de drogas e entorpecentes, através de uma palestra ministrada pelo Sargento Elenilson Januário, que também coordena o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) do 13º Batalhão de Polícia Militar.

A palestra aconteceu na tarde desta terça-feira (22) no Clube municipal e para ilustrar o evento, foram expostas as principais drogas e entorpecentes comercializadas do Brasil.

(Membros do Conselho Tutelar participaram do evento)

De acordo com a Assistente Social, Monica Maria de Sousa, que faz parte do Centro de Referência de Assistência Social do Município, a preocupação em orientar os jovens da cidade, surgiu após detectar indícios de jovens fazendo o uso de entorpecentes na cidade.

Imagens abaixo:

“Queremos o bem para a sociedade curralvelhense. Combatendo esse mal o quanto mais cedo, futuramente iremos colher o bem por longos anos”, comentou Monica.

Durante a palestra, foram realizadas várias apresentações de peças teatrais criadas por jovens participantes dos programas sociais do município.

A Secretaria de Ação Social do Município engajou todo o empenho dos diversos programas existentes para mobilizar essa preocupação e conscientizar os jovens da cidade.

O evento contou com a participação da psicóloga Ademaria Martins, que também deu a sua parcela de contribuição, orientando os participantes a fazerem o não uso de entorpecentes.

A Secretária Izaurileny Alvino destacou a importância da parceria com a Polícia Militar e outras secretarias do município, nesse trabalho de conscientização dos jovens. “Nós temos aqui uma verdadeira equipe, formada por professores, psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros, que vem desenvolvendo atividades lúdicas com nossas jovens, buscando a conscientização deste mal que está destruindo famílias inteiras, e essa parceria com os militares está sendo bem proveitosa”, disse.






O município de Curral Velho destaca-se por ser um dos mais participantes em projetos sociais na região.


Fonte: DiamanteOnline

Cássio: PSDB terá que escolher entre sua candidatura e a de Cícero Lucena


O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) declarou, nesta quarta-feira (23), que o PSDB vai ter que escolher entre a sua candidatura a governador ou a do senador Cícero Lucena a reeleição.

Cássio afirmou que na atual conjuntura política da Paraíba não há como os partidos lançarem chapas majoritárias ‘puro-sangue’, com o candidato a governador e o a senador.

Segundo ele, é preciso abrir espaços para outras legendas. 

“É minha visão política, estou raciocinado, não estou fazendo política com o estômago e sim com a cabeça. Já foi o tempo que tínhamos hegemonia política para formar chapa partidária. O senador Cícero tem o direito legítimo de ser candidato, mas não vejo como algo viável. É preciso que o partido analise quais são as possibilidades de disputa real se o partido ficar no isolamento”, afirmou.

“O partido vai decidir se quer ter um candidato a governador, ou a senador. Eu não vou ser problema. Se o partido priorizar a candidatura ao Senado não tenho dificuldade de continuar meu mandato no Senado Federal. Se o partido optar por priorizar o espaço para o Senado, não tenho problema em acatar”, acrescentou.

Cássio também admitiu a possibilidade do deputado federal e presidente estadual do PSDB, Ruy Carneiro, compor a chapa majoritária do partido, na condição de vice-governador, como se especula nos bastidores da política paraibana. Comenta-se que Ruy seria o vice de Cássio por questões estratégicas, pois assim o PSDB atrairia mais partidos, que seriam contemplados com o espólio eleitoral de Ruy, para sua coligação.

Segundo Cássio, a possibilidade de Ruy ocupar a vaga de vice não pode ser descartada, pois a política tem questões práticas, como tempo de televisão e coligações para proporcionais. Dentro deste contexto, o senador revelou que vem mantendo entendimentos com o PSC, SDD, PROS. Os candidatos a deputado federal destes partidos “herdariam” os votos de Ruy.

“O PSDB tem que compreender que não poder ocupar os dois lugares na chapa majoritária, ou fica com a vaga de governador ou de senador. Você pode até ter uma composição na vice, mas nas duas principais vagas não”, declarou.

Indagado se sua postura não seria uma forma de descartar o senador Cícero Lucena, Cássio disse que não, pois esta é uma decisão que não passa pelo seu desejo pessoal e sim por todo o partido.

Ele afirmou que é “preciso compreender que não é demérito um senador disputar um outro cargo, como por exemplo o de deputado federal”. Ele citou o caso do seu pai, o ex-governador Ronaldo Cunha Lima (PSDB), que em 2002 era senador e abriu mão de disputar a reeleição em prol do grupo, se lançando candidato a deputado.

“É uma questão política, não há nada de pessoal, temos que tomar as decisões com a racionalidade que a política exige. Só teremos mais possibilidades com a junção de forças. Outras alternativas restam para Cícero, não há nenhum demérito em ele ser candidato a deputado federal”, afirmou.

Cássio finalizou dizendo que todas as decisões do PSDB nos Estado passará pelo crivo da Executiva nacional, conforme determina resolução partidária.


Fonte: Cristiano Teixeira

Municípios de Imaculada e Juru são acionados pelo TCE por baixa aplicação na Educação

Vinte e cinco municípios paraibanos que tiveram suas contas de 2010 e 2011 reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) serão alvos de ações civis públicas (ACPs) por descumprirem preceito constitucional e não aplicarem o mínimo obrigatório de 25% dos seus recursos na educação. As ações serão ajuizadas no próximo dia 28 de abril, 'Dia Internacional da Educação'.

 “Os prefeitos vão ser responsabilizados por atos de improbidade administrativa e, com a condenação, serão várias conseqüências, entre elas a suspensão dos seus direitos políticos, que pode chegar a oito anos”, avisa o promotor Clístenes Bezerra. Na próxima terça-feira o procurador-geral de Justiça Bertrand de Araújo Asfora e os dois coordenadores do Patrimônio e da Educação irão se reunir com os promotores de Justiça que têm atuação nos 25 municípios a serem alvos das ações de improbidade.


Entre os municípios que serão acionados na Justiça, estão:Barra de São Miguel, Cabedelo, Catingueira, Catolé do Rocha, Cruz dos Espirito Santo, Imaculada e Juru.

Matéria do Blog da Sabrina Barbosa

Suspensão do contrato com carros pipas não prejudicou abastecimento na 11ª região

Um convênio entre o Governo do Estado e o Governo Federal foi suspenso e reduziu em mais de 600 o número de carros pipas que abastecem as famílias das regiões que sofrem com a falta d'água. Essa redução iria penalizar ainda mais os moradores das zona rurais das cidades que sofrem com a seca na Paraíba se não fossem as chuvas registradas no Sertão nesses dois meses.
O secretário de Agricultura do Estado, Carlos Alberto Oliveira, informou que desde março os carros pipas conveniados ao Estado não estão mais fazendo a distribuição de água em municípios do semiárido.

Com o fim do fornecimento d'água pelo Estado, somente os cerca de 800 veículos conveniados ao Exército estão abastecendo as zonas rurais e urbanas. O secretário informou que algumas prefeituras também ainda estariam mantendo o abastecimento com carros pipas.


Na 11ª região com as últimas chuvas caídas, alguns mananciais recuperaram seus volumes melhorando a questão do abastecimento nas áreas rurais. Em Princesa Isabel por exemplo, 40 cisternas instaladas em comunidades rurais estão sendo abastecidas pelo carro-pipa, mas segundo a secretaria de agricultura do município, a situação melhorou muito e o município não passará por necessidade de manutenção no abastecimento da zona rural já que pequenos açudes, barreiros e cisternas estão cheios.

SB

Policiais militares prendem homem foragido da Justiça de Itaporanga

O pedreiro José Suetônio da Silva, conhecido como Dedé de Gelsa, de 45 anos, foi preso no começo da tarde deste domingo, 20, em sua residência, que fica no loteamento Balduino de Carvalho, em Itaporanga.

Com informações do serviço de inteligência do 13º batalhão e de posse do mandado de prisão expedido pela Justiça de Itaporanga, o sargento J. Oliveira e os soldados Péssio e Neves efetuaram a prisão de José Suetônio.

Ele é condenado por crime contra o patrimônio e cumpria pena no semiaberto, mas quebrou o regime e viajou para Irecê, na Bahia, conforme apurou a Folha.

Há menos de um ano, ele retornou a Itaporanga, e vivia normalmente na cidade, mas, no mês passado, teve a prisão preventiva decretada, e o mandado foi cumprido neste domingo. Suetônio retornou à cadeia.

Fonte: Sousa Neto/www.folhadovali.com.br

Desoneração da folha de pagamentos dobra custo em 2014

Responsável por fazer o governo deixar de arrecadar R$ 13,2 bilhões no ano passado, a desoneração da folha de pagamento está trazendo maiores custos para o Tesouro Nacional em 2014.

Nos dois primeiros meses do ano, a renúncia fiscal correspondeu a mais que o dobro do registrado no mesmo período de 2013.

Segundo dados mais recentes da Receita Federal, o governo deixou de arrecadar R$ 3,59 bilhões em janeiro e fevereiro por causa da desoneração da folha, contra R$ 1,6 bilhão nos mesmos meses do ano passado.

A principal responsável pela diferença foi a inclusão de 16 setores da economia que não contavam com o benefício fiscal no início de 2013.

Em julho do ano passado, dez setores da indústria, do comércio e de serviços, além da construção civil, entraram na desoneração. Em janeiro deste ano, cinco segmentos ligados ao transporte e as empresas jornalísticas também passaram a fazer parte do novo sistema de contribuição para a Previdência Social.

O novo regime começou a ser adotado em 2011 para estimular o emprego e evitar demissões nas indústrias de couro e calçados, nas confecções e nas empresas de call center e de tecnologia da informação. Atualmente, 56 segmentos da indústria, do comércio, dos serviços e dos transportes são beneficiados pela desoneração da folha.

Em vez de pagarem 20% da folha de pagamento como contribuição patronal à Previdência Social, os setores beneficiados pela desoneração passaram a pagar 1% ou 2% do faturamento, dependendo da atividade. A mudança beneficia principalmente as empresas intensivas em mão de obra (que dão mais emprego). Como as alíquotas são mais baixas do que os níveis que manteriam a arrecadação da Previdência, a desoneração implica custos para o governo.

De acordo com cálculos do Ministério da Fazenda, a alíquota neutra – que não traria impacto na arrecadação federal – seria 2,2% em média. Para algumas atividades, no entanto, a alíquota neutra chegaria a 4,6% do faturamento. A desoneração da folha não aumenta o déficit da Previdência porque o Tesouro Nacional compensa o INSS com a diferença de arrecadação e assume as despesas do novo regime. Além disso, no caso da indústria, os produtos importados dos segmentos beneficiados tiveram PIS/Cofins reajustado em um ponto percentual.


Fonte: Agência Brasil

Paraíba tem redução de 30% no número de assassinatos


Ações de policiamento preventivo e repressão qualificada realizadas pelos órgãos operativos que integram as forças de Segurança Pública da Paraíba conseguiram reduzir em 30% o número de assassinatos registrados durante o feriado da Semana Santa, em relação ao mesmo período do ano passado.

Os dados são do Núcleo de Análise Criminal e Estatística (Nace) da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Seds), que analisou os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) – homicídios dolosos ou qualquer outro crime doloso que resulte em morte – ocorridos desde a madrugada de quinta-feira até a meia-noite do domingo.

(Capitão Lima Filho - 13º BPM na ostensiva em todo o Vale do Piancó)

De acordo dados da secretaria, entre os dias 17 e 20 de abril deste ano aconteceram 25 homicídios no Estado, enquanto que em 2013 foram 36 casos, do dia 28 ao dia 31 de março.

Na 1ª Região Integrada de Segurança Pública, com sede em João Pessoa, aconteceram 11 assassinatos a menos (15 contra 26), o que representa uma redução de 42%.  A Capital também apresentou redução significativa, com sete casos a menos em relação a 2013, ou seja uma diminuição de 47% no número de crimes. Já no Sertão do Estado, apenas um homicídio aconteceu nos quatro dias do feriado, o que significa uma redução de 66%.

Para o secretario de Estado da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, a redução do número de homicídios na Paraíba, nesse período é resultado da execução do Planejamento Operacional traçado para o feriado, com a aplicação da Polícia Civil e da Polícia Militar nos pontos de maior incidência de  assassinatos. “Nosso trabalho foi direcionado. Assim, empregamos até 20% a mais de efetivo das polícias nos locais estratégicos. Também tivemos a presença dos bombeiros militares em todo o Estado”, explicou o secretário. Durante reunião mensal de monitoramento da Segurança Pública, realizada no início de abril, o governador Ricardo Coutinho, determinou que o policiamento fosse intensificado a fim de prevenir a ocorrência de crimes contra a vida no Estado durante a Semana Santa.

Operação Semana Santa - A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social lançou, na última quarta-feira (16), a operação semana santa, que contou com 3.300 policiais militares, civis e bombeiros militares para reforçar a segurança nas 223 cidades paraibanas. A Polícia Militar empregou 500 policias a mais por dia, sendo 200 na região metropolitana de João Pessoa, 150 na região de Campina Grande e 150 na região do Sertão. Já nas praias paraibanas o Corpo de Bombeiros disponibilizou um efetivo de 275 pessoas para o trabalho de busca, salvamento e prevenção aquática.

Redução no trimestre - As ações das forças de Segurança Pública da Paraíba conseguiram reduzir o número de assassinatos registrados no Estado durante os três primeiros meses de 2014, em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 349 casos contra 417, em 2013, o que representa uma queda de 16,7% nesse tipo de ocorrência. Em 2012, o número dos chamados Crimes Violentos Letais Intencionais – homicídios dolosos ou qualquer outro crime doloso que resulte em morte – foi 446, o que denota uma diminuição ano a ano de casos nos meses de janeiro, fevereiro e março. Outro dado relevante é que no 1º trimestre deste ano, foram contabilizados menos CVLI de mulheres do que no mesmo período de 2013. São 22 contra 39 casos, o que representa uma queda de 43%.

Apreensão de drogas e armas – Desde o início desta gestão, 8.507 armas de fogo foram apreendidas pelas polícias. Nos três primeiros meses deste ano, 812 armas foram retiradas de circulação, um aumento de 28% em relação ao mesmo período do ano passado (637). A média de armas apreendidas na Paraíba é de sete armas por dia.

Em relação às drogas, também houve aumento nas apreensões. Nos meses de janeiro, fevereiro e março, foram 395,9 quilos de drogas pegos pelas polícias, com um aumento de 168% em relação aos três primeiros meses de 2013. A maconha foi droga mais apreendida (379,5 quilos), seguida por crack (13,9 quilos), e cocaína (2,52 quilos). Em três anos e três meses de gestão, 4,9 toneladas de entorpecentes já foram apreendidas em solo paraibano, totalizando uma média de 4,1 quilos de drogas retiradas de circulação por dia.


Fonte: Secom

Taça da Copa do Mundo chega ao Brasil e estará na Paraíba no dia 11 de maio


Após passar por 90 países ao longo de 225 dias, a taça da Copa do Mundo chegou ao Brasil nesta segunda-feira (21).

O desembarque ocorreu no Rio de Janeiro. Até o dia 1.º de junho, o troféu passará por 27 estados do País, além do Distrito Federal.

Esta é a primeira vez que a taça vai percorrer todas as capitais de um país-sede da Copa do Mundo.

Público do Brasileirão deve aumentar com inauguração de ArenasMédico da seleção vê lesão de Neymar com bons olhos para a Copa do MundoMarin será homenageado e ganha nome de nova sede da CBFFifa explica informações do ingresso da Copa do Mundo'Messi e Neymar são verdadeiros milagres', diz Eduardo Galeano.

A turnê brasileira começará nesta terça-feira, no Rio de Janeiro, palco da final do Mundial. O término ocorrerá em São Paulo, sede da abertura da competição. No total, serão 41 dias de viagem.

O roteiro ao redor do mundo incluiu países campeões mundiais, além de destinos como Fiji e Vanuatu, na Oceania, Tailândia, na Ásia, e Tanzânia, na África. Um avião especialmente decorado e mobiliado transporta o valioso objeto. Uma equipe de 18 pessoas acompanha o troféu nas viagens.

Do Maracanã, o Tour da Taça da Copa do Mundo seguirá para Porto Alegre, onde ficará em exposição nos dias 26 e 27. Depois, será a vez dos habitantes de Belo Horizonte, Salvador, Cuiabá e Curitiba. A passagem será rápida: a maioria das cidades terá o objeto à disposição por apenas um dia. Estima-se que cerca de um milhão de brasileiros terão oportunidade de ver de perto o troféu. Em cada cidade, cerca de 20 mil pessoas por dia passarão pelo evento. A programação inclui, além da visita ao icônico troféu e foto, apresentações de música, dança, freestyle, entre outras atrações.

O primeiro tour do troféu da Copa ocorreu em 2006 e visitou 31 cidades de 28 países entre os dias 7 de janeiro e 10 de abril daquele ano. A jornada de três meses começou na capital de Gana, Acra, e terminou em Roma, na Itália, depois de passar por lugares como Rio de Janeiro, Cidade do México, Los Angeles, Tóquio, Pequim e Londres, para citar alguns.

A segunda edição do evento global passou por 130 cidades em 84 nações, das quais 50 na África, a fim de celebrar a primeira Copa do Mundo da FIFA disputada em solo africano. Entre setembro de 2009 e maio de 2010, o tour visitou países como Ucrânia, Nova Zelândia, Cazaquistão, Grécia e Venezuela.

CONFIRA O ITINERÁRIO:

1) Rio de Janeiro – Maracanã – 22 a 25 de abril

2) Porto Alegre – Barra Shopping Sul – 26 e 27 de abril

3) Belo Horizonte – Shopping Del Rey – 28 e 29 de abril

4) Salvador – Salvador Shopping – 30/abril e 1º de maio

5) Cuiabá – Estádio Verdão/Aecim Tocantins – 2 de maio

6) Curitiba – Park Shopping Barigui – Centro Cultural – 3 de maio

7) Florianópolis – Centro Sul Convention Center – 4 de maio

8) Campo Grande – Shopping Campo Grande – 6 de maio

9) Goiânia – Centro de Convenções Goiânia – 7 de maio

10)  Vitória – Shopping Vitória – 8 de maio

11)  Aracaju – Shopping Jardins – 9 de maio

12)  Maceió – Shopping Pátio Maceió – 10 de maio

13)  João Pessoa – Estação Cabo Branco – 11 de maio

14)  São Luís – Shopping da Ilha – 13 de maio

15)  Palmas – Capim Dourado Shopping – 14 de maio

16)  Macapá – Marco Zero – 15 de maio

17)  Boa Vista – Praça Centro Cívico – 16 de maio

18)  Rio Branco – Sesi Rio Branco – 17 de maio

19)  Porto Velho – Mercado Cultural de Porto Velho – 18 de maio

20)  Manaus – Shopping Amazônia – 19 de maio

21)  Belém – Espaço São José Liberto – 20 de maio

22)  Teresina – Parque Nova Potycabana – 21 de maio

23)  Natal – Natal Norte Shopping – 22 de maio

24)  Recife – Shopping Recife – 23 e 24 de maio

25)  Fortaleza – Shopping Iguatemi – 25 e 26 de maio

26)  Brasília – Estacionamento Mané Garrincha – 27 e 28 de maio

27) São Paulo – Shopping Itaquera- 29 de maio a 1º de junho


Fonte: Estadão