Ministério Público emite parecer favorável à aliança entre PT e PSB na Paraíba

O procurador regional eleitoral da Paraíba, Rodolfo Alves Silva emitiu, na noite desta quarta-feira (30), parecer favorável a aliança entre PT e PSB, e reconheceu como legítima a convenção que homologou à candidatura de Lucélio Cartaxo (PT) como candidato a senador na chapa do governador Ricardo Coutinho (PSB). A composição entre petistas e socialistas vem sendo questionada pelo PMDB.

PSB-40-2

Em seu parecer, o representante do Ministério Público diz que a aliança entre os dois partidos na Paraíba está embasada na decisão do Encontro Nacional do PT “que estabeleceu que, na construção das alianças estaduais, as particularidades de cada Estado poderiam ditar a necessidade de existência de dois ou mais palanques onde a manutenção da unidade fosse inviável”.

“Isso posto, o Ministério Público Eleitoral se manifesta… pelo deferimento do DRAP (Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários) da coligação ‘A Força do Trabalho’, em função da nulidade do ato de anulação das deliberações do Diretório Regional do PT na Paraíba, por violação do devido processo legal, da ampla defesa, do contraditório e de dispositivos do Estatuto do PT, bem como em razão da inexistência, no caso, de descumprimento das diretrizes nacionais para a formação de coligações por parte da instância estadual”, completa o procurador.

Paraíba Já

Dilma volta a defender plebiscito para reforma política

A presidente Dilma Rousseff (PT) voltou a defender, nesta quarta-feira (30), a realização de um plebiscito para a execução de uma reforma política no país. A declaração foi dada aos empresários que participaram da sabatina da Confederação Nacional das Indústria (CNI), em Brasília.

Durante o evento a candidata à reeleição também falou sobre propostas para a economia e, da mesma forma que seus adversários Eduardo Campos (PSB) e Aécio Neves (PSDB), também se posicionou favorável a realização de uma mudança nas regras tributárias brasileiras.

A questão da reforma política começou a ser defendida por Dilma ainda em 2013. Em resposta à série de protestos populares,que tomou às ruas do país, ela encaminhou uma proposta ao Congresso Nacional. 


Fonte: Jhonathan Oliveira

Equipe inicia medição de ruas para a pavimentação asfáltica em Tabira

O primeiro passo para realização do tão sonhado e esperado asfalto nas ruas de Tabira já está sendo dado com o início dos trabalhos de medição e demarcação. Operadores da empresa G. B. topografia e construção LTDA, começaram a medir desde a última terça-feira (29) os metros quadrados das 13 ruas que receberam asfaltamento.

Os serviços são resultado da ação da emenda do senador Armando Monteiro, que garantiu R$ 2 milhões para a cidade. Além do asfalto, outras 17 ruas serão calçadas com recursos do II FEM liberado pelo governo do estado. Os tabirenses estão ansiosos com as obras prometidas.

Fonte: Tabira Hoje

Pais procuram delegacia de Itaporanga para denunciar o próprio filho de apenas 14 anos

Um fato inusitado bateu à porta da delegacia de Itaporanga na manhã desta quarta-feira, 30. Um casal queria falar com o delegado. Presa firmemente à mão, a mulher carregava uma sacola plástica e, diante do dr. Glêberson Fernandes, revelou o que guardava: 18 embrulhos de maconha que pertenciam ao seu filho, um garoto de apenas 14 anos, conforme apurou a Folhadovale-online.

A família reside na Rua Deocleciano Pereira Neves, em Itaporanga. A mãe contou que já tinha conhecimento que seu filho era envolvido em droga e desconfiou das entradas dele no muro de casa. No começo da manhã, durante uma faxina no local, ela descobriu a maconha e sua atitude foi imediatamente procurar a polícia junto com o marido. “Eu tive medo que a polícia aparecesse aqui em casa, descobrisse a droga e pensasse que a gente estava evolvida, por isso resolvi procurar a delegacia”, comentou a mãe, que também vinha sofrendo ameaça de morte por parte do menor.

Ela narrou também que seu filho era um menino bom e estudioso, mas, de um ano para cá, depois que se envolveu com droga tornou-se agressivo. O garotou ameaçava a mãe constantemente e também quebra os troços de casa. “Quando ele pedia dinheiro que eu não tinha, quebra tudo dentro de casa”, disse a mulher, que é mãe de outro filho.

Embora todo o sofrimento proporcionado pelo filho, a mãe não o despreza nem deixa de amá-lo: ela permaneceu ao lado dele a todo momento e chorou ao saber que ele deveria ser recambiado para Sousa. “Só saiu daqui quando ele sair”, comentou emocionada durante contato com a Folha.


Fonte: Folha do Vale

Samu: ambulâncias terão medicamento para infarto

Uma portaria assinada pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, durante o IV Congresso Nacional do SAMU, nesta segunda-feira (28), prevê a inclusão do medicamento trombolítico nas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Com isso, as vítimas de infarto socorridas pelo serviço terão mais chances de sobreviver e ficar sem sequelas.

A estimativa é de que a incorporação reduza em 17% o número de óbitos por infarto. A portaria também prevê recursos financeiros para os municípios que aderirem à ação.

O Sistema Único de Saúde (SUS) registrou, em 2012, 84.157 mortes e 59.510 internações por infarto agudo do miocárdio. A expectativa é que, com o medicamento, o SAMU possa salvar até 8.368 pessoas por ano.

“Esse é um ganho importante para o serviço de urgência porque as doenças do aparelho cardiovascular são as que mais matam brasileiros hoje. Então, ter esse medicamento disponível representa a diferença entre a vida e a morte e melhora o prognóstico dos pacientes infartados que terão uma melhor qualidade de vida e menos sequelas”, enfatizou o ministro da Saúde, Arthur Chioro.


Fonte: JPB

Casal é detido quando furtava supermercado em Tabira

A Polícia Militar foi acionada pelo comerciante Cleonacio Alves da Silva de 45 anos, o qual informou que um casal havia furtado produtos do seu supermercado, Pague Menos. 

No local os acusados Nerivan de Sousa Ferreira de 44 anos, vendedor e Silvaneide Moreira Silva de 38 anos, agricultora, residentes no centro de Tabira, foram flagrados pela testemunha que é funcionário do estabelecimento e foram vistos pelas câmeras. Com os mesmos foram encontrados uma bolsa feminina que estava com a acusada e dentro dela os produtos furtados. Os acusados confessaram o crime. No interior da bolsa foi encontrado, 10 hambúrguer marca Friboi, 500gr de ração para galo de campina, 01 par de sandálias Havaianas, 03 desodorantes Rexona aerosol, 01 desodorante bí-o garnier, 01 desodorante Dove aerosol, 01 condicionador Dove, 01 shampoo Dove, 03 shampoos Clear anticaspa, 01 bom ar Air Wick, 01 maionese Hellmann's, 01 azeitona Hellmann's, 01 ampola para cabelo Pantene, 02 anil Imperial, 01 lambedor Nutrimel, 01 quitute Bordon, 01 presto barba Gillette, 04 sucos Tang. 

Todo o material foi avaliado em aproximadamente 180,00 R$ reais (cento e oitenta reais). Os acusados e o material foram entregues a DP local para serem tomadas as medidas cabíveis.

Fonte: Jornal Tabira

Governo se reúne hoje com agricultores para confeccionar cronograma de visitação as comunidades rurais

Hoje, dia 30 de julho, a Prefeitura de Água Branca através da Secretaria de Agricultura, se reuniu com os presidentes de associações rurais para confeccionar um cronograma de visitação as comunidades rurais que participaram do Sétimo Grito do Agricultor. Durante o evento os agricultores apresentaram várias demandas para serem apreciadas pela Prefeitura Municipal.



A resposta do Prefeito Tarcísio foi que a Prefeitura atenderá os pedidos das comunidades, mas de acordo com as prioridades de cada comunidade. Por isso os agricultores serão visitados pelo Prefeito e equipe administrativa para determinar suas prioridades e dizer quais as demandas mais importantes e mais urgentes. “Vamos atender duas demandas de cada comunidade. Para isso precisamos saber quais as duas demandas que a comunidade deseja que seja realizado como prioridade” disse o Prefeito Tarcísio durante o evento.

Segundo o secretário de Agricultura Fabiano Batista o Cronograma de visitação das 18 comunidades será executado entre os meses de agosto e setembro. “Até o final do mês de setembro estaremos terminando de visitar todas as comunidades e com os dados e as prioridades no papel vamos começar a atender todos os pedidos das comunidades” disse Fabiano.

Durante a reunião diversos representes de comunidades conversaram sobre as propostas que foram apresentadas no evento e combinaram os dias e horários das reuniões em cada comunidade rural.

Da redação

Joel Marks

Comerciantes de Água Branca apostam no Cartão de crédito para espantar o fantasma do Fiado

Alguns comerciantes de Água Branca estão apostando na máquina de Cartão de Crédito para deixar de lado a velha caderneta de fiado. A iniciativa começa com algumas lojas de artigos diversos como a Loja Exclusiva Presentes (Foto) que passou a aceitar várias bandeiras de cartão de crédito. Segundo o proprietário da loja o cartão de crédito está cada vez mais no cotidiano do consumidor Águabranquense e pode ser a chave para a extinção do velho fiado que ainda perdura em muitas lojas e mercados do município.
  


Aceitando o cartão de crédito o comerciante recebe o dinheiro diretamente em sua conta corrente como se o cliente tivesse comprado à vista e o cliente por sua vez tem até 12 vezes para pagar o que comprou. Sem dores de cabeça para o comerciante e muito menos para o cliente que fará o pagamento nos correspondentes bancários ou via debito automático.

“Este mês não tivemos muitas compras no catão, mas nos mês em que as compras são muitas sempre temos muitos clientes em busca de comprar através dessa modalidade” disse Alexandro proprietário da Loja Exclusiva.

Da redação

Joel Marks

Posso Ajudar? Prefeitura de Água Branca cria programa de bolsistas para ajudar universitários

A Prefeitura de Água Branca vem ajudando os universitários do Município financeiramente no pagamento de suas mensalidades em cursos de graduação. Para isso a Prefeitura criou um programa de bolsas onde os universitários prestam serviços a Prefeitura e em retribuição recebem um determinado valor para ajudar no pagamento da sua mensalidade na faculdade. No centro administrativo os universitários, a exemplo de Priscila Delfino, acolhem os munícipes e os orienta até o box desejado.




“Quando alguém chega aqui nós acolhemos e damos as orientações necessárias. Muitas vezes as pessoas vem pra cá sem saber qual secretaria procurar para resolver seus problemas e nós orientamos as pessoas” disse Priscila, que está participando do Programa como bolsista.
Outros universitários trabalham como auxiliares na Secretaria de Saúde e nas escolas municipais. “O valor recebido pelo bolsista varia de acordo com a quantidade de dias que ele presta serviço” disse Saulo Borges secretário de Finanças do Município. “Temos um rapaz que nos ajuda aqui na secretaria de finanças que vem todos os dias e outros que vem apenas uma vez por semana” exemplificou Saulo.

Estava nos planos...

O Projeto é uma das propostas de Governo do Prefeito Tarcísio Firmino. Na proposta apresentada na campanha eleitoral o então candidato já dizia que caso fosse eleito Criaria um programa de incentivo financeiro para alunos do município na área do ensino superior, estabelecendo critérios justos, que viessem a atender aos verdadeiros alunos carentes do município.

A Promessa de campanha foi cumprida e hoje muitos universitários estão se beneficiando com o programa de incentivo financeiro.

Da redação

Joel Marks

Pacto Social: Reforma na Escola Infantil Mãe Iaiá já está a todo vapor

Através do Pacto Social pelo desenvolvimento da Paraíba a Prefeitura de Água Branca, através da competente gestão do Prefeito Tarcísio Firmino, conquistou o valor necessário para a Reforma completa das Escolas Antônio Virgolino e Mãe Iaiá. A Escola Antônio Virgolino já recebeu uma grande parte da reforma e já está praticamente concluída. Agora os esforços se concentram na Escola de Ensino Infantil Mãe Iaiá, que está passando por várias melhorias.





Uma nova pintura, ampliação do local de lazer das crianças e ainda cerâmicas em todas as salas de aula fazem parte da reforma. Além disso a direção revelou que serão feitas novas salas de aula aproveitando os espaços do local. Os banheiros serão completamente reformados e por isso darão mais comodidade a criançada.

A reforma está sendo realizada na Escola com a coordenação da Prefeitura Municipal e as aulas no educandário seguem normalmente. “Semana passada não tivemos aula em algumas turmas para ser completada as reformas das salas, mas estamos fazendo de tudo para que os aulas não sejam interrompidas por conta da reforma” disse uma das profissionais que atua na secretaria da Escola.

Após a reforma os alunos ganharão novas áreas de lazer revestidas com cimento e ainda salas de aula muito mais aconchegantes com cerâmica no piso e melhores condições de ensino para os professores do educandário.

Da redação

Joel Marks