Publicidade

Prefeito de Água Branca anuncia pagamento dos servidores que começa hoje

Hoje, dia 28 de julho, será iniciado o calendário de pagamentos dos servidores públicos de Água Branca. A Prefeitura fará o pagamento dos vencimentos a começar pela secretaria de Educação. Os profissionais da Assistência Social receberão seus salários a partir de amanhã. O último dia de pagamento será na quinta-feira, dia 30, quando os demais funcionários receberam seus vencimentos.

No anuncio, feito pelas redes sociais, o prefeito Tarcísio Firmino criticou o pessimismo de opositores do governo. “Quanto mais criticam sem moral e levianamente, mais vontade e força de continuar cumprindo com minha obrigação e trabalhando por minha terra eu tenho”. Por fim o Gestor reafirmou o desejo de transparência com o dinheiro público. “Verdade, Transparência e Zelo com o dinheiro público SEMPRE” escreveu ele.

Da redação

Joel Marks

Água Branca, Juru e Tavares estão entre os municípios classificados em epidemia de dengue na Paraíba

Atualmente, 101 municípios da Paraíba (45,29%) estão classificados em epidemia de dengue, ou seja, coeficiente de incidência (número de casos/100 mil habitantes) acima de 300%. Entre eles alguns municípios da 11ª Região Geoadministrativa do Governo do Estado da Paraíba como Água Branca, Juru, Tavares e Princesa Isabel.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) divulgou o Boletim Epidemiológico da dengue e chikungunya, referente ao período de 1º de janeiro a 23 de junho. Nesse período, foram notificados 17.106 casos suspeitos de dengue na Paraíba, sendo confirmados 6.082 casos, com 2.422 casos descartados. Dentre os casos confirmados até esta 25ª semana epidemiológica de início de sintomas, 64 deles foram classificados como dengue com sinais de alarme, sendo 11 casos de dengue grave. Os demais seguem em processo de investigação.


De acordo com o boletim, dois óbitos por dengue foram confirmados, um no município de Alhandra e outro em Guarabira. Quatro mortes seguem em processo de investigação – uma em Alhandra, outra em São João do Rio do Peixe, uma em Guarabira e uma em Sousa.

Da redação

Com Secom

Prefeitura de Água Branca distribui mil mudas de plantas frutíferas no Grito do Agricultor 2015

A Prefeitura de Água Branca participou, através da Secretaria de Agricultura, do Grito do Agricultor 2015. O evento contou com várias entidades ligadas ao setor agrário e a participação da Igreja Católica. Durante o Grito do Agricultor a Prefeitura distribuiu com todos os participantes diversas mudas de plantas frutíferas. “A Prefeitura de Água Branca sabe a importância do Agricultor. Por isso todos os anos estamos juntos deste grande evento” disse o secretário Fabiano Batista.

Além da entrega de mudas frutíferas a Prefeitura também participou da infraestrutura do evento com barracas que foram disponibilizadas para os agricultores além de atuar na articulação do evento.

O Grito do Agricultor contou com apresentações culturais e artísticas e com poetas locais. O escritório local da Emater apresentou novas tecnologias para o enfrentamento da seca e chegou a montar um sistema de irrigação na Praça da Cultura movido a energia solar. Os agricultores e produtores rurais participaram do evento oferecendo seus produtos livres de agrotóxicos em uma feira livre montada pela organização do evento.

Confira algumas fotos do evento:
















Da redação
Joel Marks

Secretaria de Educação realiza planejamento pedagógico com todos os professores da rede municipal de ensino

A Secretaria de Educação de Água Branca está realizando hoje, dia 24 de julho, o Planejamento Pedagógico do segundo semestre do ano de 2015. Estão participando do evento todos os professores e professaras da rede pública municipal. Os professores da zona rural e urbana estão recebendo orientações sobre a prática pedagógica.

O evento começou com a acolhida realiza pela equipe da secretaria de educação e os gestores das escolas municipais. Os professores foram reunidos na quadra da Escola Infantil Mãe Iaiá onde ouviram uma pequena explanação sobre a educação em Água Branca que foi proferida pela secretária Gilvanete Oliveira. Em seguida foi servido um café da manhã. O evento será realizado durante todo o dia e será servido um almoço para os participantes.






Da redação

Joel Marks

Prefeitura de Água Branca se prepara para realizar VI Conferência Municipal da Assistência Social

O Prefeito de Água Branca Tarcísio Firmino publicou um decreto convocando a sociedade para discutir e propor diretrizes para a implantação da Política de Assistência Social no Município de Água Branca. O evento deverá acontecer no dia 7 de agosto de 2015 e será extremamente importante para a implementação de ações públicas ligadas a Assistência Social.

A VI Conferência Municipal de Água Branca terá como tema “Consolidar o SUAS de vez, rumo a 2026” diz o decreto. O decreto também foi assinado por Claudy Correia, que é presidente do Conselho Municipal de Assistência Social. Entidade que ficará encarregada de organizar e realizar a conferência através da Secretaria de Assistência Social. O Água Branca em Foco fará a cobertura do evento.

Da redação

Joel Marks

Água Branca tem quinta-feira nublada e em clima de inverno

Hoje, dia 23 de julho, a quinta-feira foi completamente de inverno em Água Branca. Poucos raios de sol apareceram durante o dia e o céu ficou repleto de nuvens escuras. Chuvas finas caíram na cidade durante todo o dia e a expectativa é de que a noite também seja de chuva.


Segundo os sites especializados em meteorologia a previsão é de tempo nublado com grande possibilidade de chuva para todo o resto da semana.

Unidade de saúde de Água Branca mantém atendimento médico, odontológico e fisioterapêutico diante da crise financeira

A Unidade Básica de Saúde de Água Branca continua funcionando normalmente e atendendo diversos usuários do sistema único de saúde. Mesmo diante de problemas financeiros o município mantém durante todos os dias da semana a unidade aberta e em pleno funcionamento com atendimento médico, odontológico e fisioterapêutico. “Temos atendimento também da enfermeira todos os dias da semana” disse a recepcionista.

A unidade atende os usuários de segunda a sexta-feira com atendimento médico de clinico geral. O odontologista, ou dentista como muitos conhecem, também atende a população durante todos os dias da semana com exceção apenas da quinta-feira, quando não há atendimento odontológico.

A unidade conta também com um fisioterapeuta atendendo de segunda a quinta-feira. O mesmo período de atendimento da Enfermeira plantonista. Os atendimentos de urgência são prioritários e caso seja necessária a internação o médico de plantão fará o encaminhamento imediato para o hospital municipal. “A interrupção das consultas para o atendimento do médico em caso de urgência pode acontecer para que haja uma melhor eficiência nas urgências do município” disse o secretário de saúde Edizil Francisco.




Da redação
Joel Marks

CAPS de Água Branca realiza atividades físicas com usuários

O CAPS de Água Branca continua realizando atividades diferenciadas para os usuários de Água Branca e Imaculada. O Centro recebeu esta semana a visita do Educador Físico Nivanildo Filho que acompanhou os usuários em atividades de alongamento e postura física.

Todos os usuários do Centro recebem atendimento psicológico e são acompanhados por uma equipe multiprofissional. O Caps tem como objetivo oferecer atendimento à população, realizar o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

A Unidade de Água Branca foi inaugurada no início deste ano e conta com o atendimento aos usuários de Água Branca e de Imaculada.


Da redação
Joel Marks

Escolas de Água Branca terão salas e ambientes coletivos climatizados

As Escolas Municipais de Água Branca da zona urbana estão recebendo a instalação de aparelhos de Ar Condicionado e de forros de PVC. Em breve todas as salas de aula estarão completamente climatizada. Os aparelhos estão sendo instalados nas escolas Antônio Virgolino Batista e Escola Infantil Mãe Iaiá.

Segundo a secretaria de Educação de Água Branca o município recebeu através do PAR/FNDE 28 aparelhos de Ar Condicionado. “Estes equipamentos foram entregues ao município em 2014 e como as escolas não tem estrutura adequada para instalação priorizamos algumas escolas que tem laboratório de informática” revelou a secretária de Educação de Água Branca Gilvanete Oliveira.

Segundo ela as comunidades Bola, Glória, Carapuça, Muritiba e Vila Delmiro Barros receberam a instalação dos ar condicionados em salas onde funciona o laboratório de informática. “Ainda fizemos também a instalação de ar condicionados na Escola Delfino José dos Santos no Povoado Lagoinha e no Laboratório de Informática do Bom Jesus” explicou a secretária.

A Escola Antônio Virgolino (Foto) já recebeu os equipamentos em quatro salas de aula e na sala de reunião. Já a Escola Infantil Mãe Iaiá está com 3 salas com os equipamentos instalados. “Vamos agora começar a colocar o forro de PVC nas salas para começar a utilizar os equipamentos” disse a secretária.



Da redação
Joel Marks

Candidatos ao Conselho Tutelar de Água Branca participam de capacitação sobre o ECA

Os Candidatos e Candidatas as cinco vagas do Conselho Tutelar de Água Branca participaram hoje, dia 16 de julho, de uma capacitação que está sendo oferecida pela secretaria municipal de Assistência Social e o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes de Água Branca. A Capacitação aconteceu no antigo salão do projovem e contou com a participação de todos os candidatos inscritos no processo.



Ao todo 10 pessoas se inscreveram para participar e tentar uma das vagas ao conselho tutelar. Das 10 pessoas candidatas apenas 2 estão buscando o direto a recondução no cargo de conselheiro. A eleição vai acontecer, pela primeira vez no Brasil, de forma unificada no dia 4 de outubro de 2015.

Hoje a palestra foi ministrada pela Presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) Daniely Barros e pela Psicóloga do CRAS Juliana Ramos. Amanhã os candidatos deverão participar de outro momento de informações desta vez com o advogado Dr. Jorge Marcio.

Da redação
Joel Marks

Grupo da Melhor Idade recebe café da manhã e realiza atividades aeróbicas nesta quinta-feira em Água Branca

Hoje pela manhã o Grupo da Melhor Idade que é acompanhado pela Secretaria de Assistência Social de Água Branca realizou uma atividade diferenciada. O Grupo foi levado até uma chácara na Zona Rural da cidade para uma manhã de atividades diferentes. Além da aula de aeróbica as participantes também se divertiram com as Brincadeiras que foram realizadas no local. Foi servido também um delicioso café da manhã para todos.

O Grupo da Melhor Idade é conhecido como Grupo Juventude Interior e visa proporcionar momentos sociais entre os idosos de Água Branca que são acompanhados por uma equipe interdisciplinar com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de todos os participantes.


Da redação
Joel Marks

Inaugurações no Povoado Lagoinha contarão com três atrações no dia 8 de agosto

Confira a programação para inauguração das Obras da Quadra de Esportes e da Praça pública de Lagoinha:


CMDRS se reuni pela primeira vez neste segundo semestre de 2015

Aconteceu no auditório da Prefeitura Municipal de Água Branca a primeira reunião do segundo semestre dos membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável (CMDRS). Participaram da reunião membros e representantes de diversas comunidades rurais trazendo suas demandas e debatendo temas ligados a agricultura familiar de Água Branca.


A Principal pauta da reunião que aconteceu na última sexta-feira, dia 03 de julho, foi o evento grito do agricultor, que será realizado em breve. Além dos agricultores representantes de comunidades também participaram da reunião o representante da secretaria de agricultura, do sindicato dos trabalhadores rurais de Água Branca e do Escritório da Emater Local.

A reunião do CMDRS acontece sempre na primeira sexta-feira de cada mês e é sempre realizada no auditório da Prefeitura Municipal. Após debaterem ideias e demandas as mesmas são encaminhadas para as secretárias municipais ou para os órgãos competentes.

Da redação
Joel Marks

Prefeitura de Água Branca conclui obra de 125 mil reais no Povoado Lagoinha

A Prefeitura de Água Branca já concluiu a obra da Praça Pública do Povoado de Lagoinha. A obra era um antigo sonho da comunidade e uma promessa de campanha do atual Prefeito do município Tarcísio Firmino. Segundo a secretaria de finanças de Água Branca o governo investiu R$ 125.901,39 para construir a Praça que fica bem no centro do Povoado.
 
Segundo o Prefeito Tarcísio todo o valor investido foi retirado dos recursos próprios do município. Ainda segundo o gestor a obra será inaugurada em breve junto com outro importante instrumento para população estudantil, uma quadra de esportes construída ao lado da Escola Delfino José dos Santos. “Queremos entregar a população essas duas obras que são extremamente importantes para aquela comunidade” disse o prefeito Tarcísio.

Na praça foram instalados canteiros com gramado, bancos, iluminação, além de corrimãos e rampas de acessibilidade. Hoje, dia 08 de julho, o Prefeito Tarcísio e o Secretário de Obras do município, Venilson Leandro, estiveram no Povoado para acompanhar os últimos trabalhos na Praça.

Através da internet vários moradores do Povoado Lagoinha manifestaram sua satisfação pela conclusão da obra. “Promessa cumprida, Lagoinha sendo lembrada. Valeu Tarcísio Firmino, a comunidade agradece” escreveu a moradora Poliana do Carmo. Assim como ela vários outros moradores enviaram comentários positivos com relação a obra.

Da redação

Joel Marks

Governo investe mais de 40 mil reais e garante retorno das aulas com merenda escolar

É difícil acreditar, mas tem muitos municípios do Brasil que retomam atividades e até mesmo iniciam o ano letivo sem fornecer devidamente a merenda escolar dos alunos. Este, porém, não é o caso de Água Branca. O Município fez um investimento de 40 mil reais na aquisição e distribuição de merenda escolar para todas as escolas públicas municipais da zona rural e urbana. Todos os alunos matriculados na rede pública terão sua merenda escolar garantida neste início do segundo semestre.

Segundo a secretária de Educação Gilvanete Oliveira isso acontece porque o munícipio tem respeito e zelo pela educação. Segundo ela nesta segunda-feira, dia 06 de julho, vários quilos de alimentos foram distribuídos pelas escolas da zona rural. Tudo com um rigoroso controle de estoque feito pelos profissionais da secretaria de educação. “Tudo é separado aqui mesmo na secretaria, depois é enviado para cada escola. Isso acontece regularmente” explicou a secretária.

Hoje, segunda-feira, foi o dia do retorno das atividades para o segundo semestres de 2015. Hoje, segundo a secretaria, todos os alunos receberam a merenda escolar.

Da redação
Joel Marks