Prefeitura de Água Branca implanta 300 metros de galeria de esgoto no Povoado Lagoinha

O Governo Municipal de Água Branca está dando especial atenção ao saneamento básico do município. Primeiro a Prefeitura implantou 240 metros de galerias em ruas da zona urbana e agora concentrou os esforços na infraestrutura da zona rural. Desta vez 300 metros de galeria estão sendo feitos no Povoado de Lagoinha. O trabalho está sendo realizado em várias ruas do povoado e é coordenado pela Secretaria de Obras e Infraestrutura.

Segundo o secretário Venilson Leandro este é um trabalho que deve ser continuado pela prefeitura já que é comum que com o tempo novas ruas venham a surgir e sempre é necessário a implantação de novas galerias. “Todo dia surge novas ruas e esse problema de saneamento vai aparecendo com frequência. Esta semana estamos implantando 300 metros de galeria no Povoado Lagoinha. Já estamos com as valas cavadas e daqui para Segunda-feira nós vamos colocar a tubulação” disse o Secretário.



O secretário também afirmou que outras ruas do mesmo povoado estão precisando de alguns serviços de competência do Governo Municipal, mas garantiu que o Governo irá dar a assistência necessária. “Os moradores podem ficar tranquilos. Pois o prefeito conhece todos os problemas e em breve vamos atender a todos” disse ele.

Da redação

Joel Marks

Paróquia de Água Branca realiza reforma na Capela de Nossa Senhora Aparecida na Comunidade Arroz

A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Água Branca está realizando uma reforma na Capela da comunidade Arroz. A capela tem como padroeira Nossa Senhora Aparecida e está passando pela reforma para acolher bem os visitantes que participarão da Festa da Padroeira daquela localidade. Em outubro, tradicionalmente, é realizada a festa de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.


A Paróquia aproveita a festa para iniciar a festa da padroeira do município com a peregrinação da imagem que visita as comunidades rurais e casas de alguns devotos. Esta semana a paróquia realizou a primeira reunião para tratar de assuntos pertinentes a Festa da Conceição 2014.


Da redação

Joel Marks

Prefeitura de Água Branca acaba com problemas de alagamento na Rua Alencar Pires

A Prefeitura de Água Branca, por meio da secretaria de Obras e Infraestrutura, conseguiu resolver por definitivo o problema de alagamento, que era provocado pelas chuvas, na Rua Alencar Pires no Centro da cidade. Um dos moradores cedeu sua residência para que a prefeitura implantasse uma tubulação de concreto por onde toda a água da chuva passará. Agora os moradores da Rua Alencar Pires já começaram a retirar as barricadas que eram feitas nas portas das casas, pois todas as vezes que chovia as residências eram invadidas pelas águas.

Venilson Leandro, secretário de Obras e Infraestrutura, falou sobre o problema de alagamento que os moradores sofriam e disse que por ser morador da rua também passava pelo mesmo problema. “O problema se arrasta por vários anos aqui na rua. Mas agora um proprietário nos cedeu a casa e o Prefeito concedeu a autonomia a prefeitura para resolver este problema” disse ele.

Venilson lembrou das barricadas que eram feitas pelos moradores da Rua Alencar Pires e fez relatos do sofrimento dos moradores. “Eu também fiz barricadas. Sofríamos muito. Acordávamos de madrugada para conter as águas. A nossa equipe foi muito bem recepcionada pelos moradores. Todos trazendo lanches para os trabalhadores mostrando a sua satisfação pela obra” lembrou.




Barricadas feitas pelos moradores começam a ser retiradas


Da redação

Joel Marks

Ministério Público, Prefeitura e CREAS realizam encontro para formação da rede Intersetorial da Assistência Social em Água Branca

A Prefeitura de Água Branca, através da Secretaria de Assistência Social, juntamente com o CREAS Regional e o Ministério Público realizaram hoje, dia 18 de setembro, um encontro com diversos representantes de entidades não governamentais e órgãos públicos com o objetivo de formar em Água Branca uma rede Intersetorial para melhorar e facilitar o acesso dos usuários do SUAS (Sistema Único da Assistência Social) às políticas sociais presentes no município.


O encontro foi realizado no Auditório do Fórum Conselheiro Luiz Nunes Alves e teve início por volta das 8 e meia da manhã. Muitas entidades participaram do evento que contou com a participação do Promotor de Justiça e dos representantes do CREAS regional, que está sediado em Tavares, mas que atende todos os municípios da região de Princesa Isabel, incluindo Água Branca e Imaculada.



A psicóloga do CRAS Célia Medeiros Supino, falou com a nossa reportagem e nos contou que o objetivo do encontro é incentivar a criação de uma rede para melhorar o atendimento à população como um todo. “Estamos tentando formar uma parceria com as Políticas Públicas locais e o Ministério Público com o objetivo de incentivar a formação de uma rede para melhorar o atendimento a população” disse ela. “Hoje em dia a gente não pode mais trabalhar isolado cada política pública separada. O trabalho e o sucesso vai depender da construção dessa rede” explicou a profissional.




Célia também falou quais são as entidades que estão participando da Formação da Rede Intersetorial e deixou claro também que a rede estará sempre aberta para outras entidades que desejam participar e contribuir para efetivação das Políticas Sociais do Município. “A rede é sempre aberta a novas pessoas que tenham a contribuir para nossa população. As entidades podem procurar o CRAS que saberá dar informações sobre a rede e a partir daí contribuir para o nosso trabalho” concluiu Célia. 





Da redação

Joel Marks

Jovem é morto a tiros próximo a cidade de Maturéia, sertão da PB

Maturéia está de luto – Jovem matureense de 16 anos foi assassinado na noite da quarta-feira (17) ao descer do carro para urinar em uma construção na PB-306, próximo ao município de Maturéia, no Sertão paraibano. De acordo com a Polícia Militar, o rapaz estava com um amigo quando foram surpreendidos por um homem em uma moto.

Segundo a PM, o crime aconteceu por volta das 19h. O adolescente e o amigo dele seguiam na estrada e resolveram parar para urinar em uma obra de construção de um posto de combustível, às margens da estrada. Ainda de acordo com a PM, assim que os dois desceram do carro e foram em direção ao posto, um homem em uma moto vermelha abordou os dois e atirou no rapaz.

A vítima foi atingida por seis tiros e morreu ainda no local. O amigo dele não foi atingido e conseguiu se esconder. Após os tiros, o homem que atirou subiu na moto e fugiu. A polícia esteve no local e realizou buscas, mas ninguém foi preso até agora. O caso foi encaminhado para investigação da Polícia Civil.

O caso chocou toda a população, pois o jovem era uma pessoa de bem e querido por todo.

Matureia1

STF proíbe cobrança de ICMS em compras pela internet na Paraíba

Por unanimidade, nesta quarta-feira (17), o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) declarou inconstitucional um protocolo de 2011 do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que exigia, nas compras pela internet o recolhimento de parte do ICMS em favor dos estados onde se encontram consumidores finais. 

Com a decisão, compras feitas pelo e-commerce não podem ser tributadas na Paraíba e o recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços só pode ser recolhido pelo estado da empresa que vendeu o produto.

O protocolo do Confaz foi uma fórmula encontrada pelos secretários da Fazenda da maioria dos estados para dividir o ICMS. 

Em junho do ano passado, a 1ª Câmara Especializada Cível do Tribunal de Justiça já havia decidido que a Paraíba não pode cobrar ICMS de mercadorias vendidas pela internet.


Ao julgar o caso, o relator do processo, juiz convocado Marcos Coelho de Salles, explicou que a exigência da cobrança de ICMS nas operações realizadas pela internet, de forma não presencial , teve seus efeitos suspensos em 19 de dezembro de 2011 pelo STF, em decisão liminar do então ministro Joaquim Barbosa, ratificada posteriormente pelo plenário da Suprema Corte.


Do rpscom1

Garantia Safra beneficia quase vinte mil agricultores na PB

Quase 20 mil agricultores de 48 municípios paraibanos foram beneficiados pelo Programa Garantia Safra.

A portaria do Ministério do Desenvolvimento Agrário que autoriza a liberação do pagamento foi publicada nesta terça-feira (17) no Diário Oficial da União.

O pagamento é relativo as safras de 2012 - 2013 e 2013 - 2014. Na Paraíba os agricultores foram beneficiados apenas na safra de 2013 - 2014.

Para receber o valor,  o beneficiários devem dirigir-se à Caixa Econômica Federal nas mesmas datas definidas no calendário de pagamento de beneficios sociais a partir desse mês.

Além da Paraíba, trabalhadores de cidades da Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco e Piauí também serão contemplados.


Da Assessoria

Em Piancó Vereador é preso durante audiência na qual respondia por outro crime

Foi preso na tarde desta quarta-feira (17), o vereador Antonio de Pádua Pereira Leite (PT), líder do prefeito Sales Lima (DEM) na Câmara Municipal de Piancó, a 395 km de João Pessoa, no Sertão da Paraíba.

Ele respondia por um crime e agora foi acionado por outro.

O vereador disse que participava de uma audiência, na qual respondia por difamação e calúnia, depois de ter reclamado com uma promotora de justiça do Ministério Público, por ela ter publicado uma Portaria estipulando horário para o fim de festas públicas na cidade.


No interrogatório desta quarta, ele disse que existe “corporativismo no MP”. O promotor Uirassú de Melo estava na audiência e contestou imediatamente, acionando a polícia e pedindo a prisão do vereador por prevaricação, que é o crime praticado por funcionário público contra a Administração Pública. 

Pádua falou que foi tirado do Fórum Desembargador Luis Silvio Ramalho por policiais do 13º Batalhão e levado para a delegacia em Piancó, onde prestou depoimento, assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência e foi liberado.

O vereador falou que está entrando com uma representação criminal contra o promotor Uirassú na Corregedoria de Justiça em João Pessoa e no Conselho Nacional do MP em Brasília por abuso de autoridade. Além disso, ele informou ainda que vai mover um processo contra o Estado por danos morais.

A reportagem tentou entrar em contato com o Ministério Público em João Pessoa e Piancó, para localizar o promotor Uirassú de Melo e ouvir o que ele tem a dizer a respeito do caso, mas nenhum dos telefones tentados foram atendidos.

O delegado plantonista, José Pereira, que recebeu a ocorrência, também não foi localizado na delegacia porque já havia encerrado as atividades em Piancó e seguia para expediente em Itaporanga, também no Sertão da Paraíba.

Por Allison Correia 

Paróquia de Água Branca realiza primeira reunião para definir Festa da Padroeira 2014

A Igreja Católica de Água Branca já está em preparação para a Festa da Padroeira 2014. A primeira reunião do CMPP (Conselho Missionário de Pastoral Paroquial) aconteceu ontem, terça-feira, dia 16. "A reunião estava marcada para segunda, mas proponho que seja na terça, pois já terei o material da festa para trabalharmos com ele" disse o Pe. Espedito Caetano, Pároco local na missa do último domingo quando convidava a equipe para primeira reunião.

A Festa de Nossa Senhora da Conceição tem o seu ápice no dia 8 de dezembro, quando é encerrada com uma missa solene e uma procissão pelas principais ruas da cidade e conta com a presença de todas as comunidades rurais.

Da redação
Joel Marks

Comunidade Riacho do Meio realiza festa de Nossa Senhora de Fátima a partir da próxima quarta-feira

A Comunidade Riacho do Meio do Município de Água Branca vai realizar a partir da próxima quarta-feira, dia 24 de setembro, a Festa de Nossa Senhora de Fátima 2014. Todos os dias haverá visita missionária com a imagem da Padroeira da Comunidade nos setores dos noitários, que será realizada pelo movimento do Terço dos Homens.

O tríduo em favor de Nossa Senhora de Fátima será celebrado pelos ministros da Igreja Católica e a abertura e o encerramento contarão com a participação do pároco local, Pe. Espedito Caetano. No sábado, dia 27, encerramento da festa, haverá também a participação da banda Caboclinhos do Forró fazendo a parte social do evento.

Confira a programação completa:

Da redação
Joel Marks

Curso do Pronatec está em pleno andamento em Água Branca

25 jovens de Água Branca estão participando do Curso de Aplicador de Revestimento Cerâmico em Água Branca. O curso está em andamento no salão do Antigo Projovem no Bairro Gualterina Vidal. Os jovens estão aprendendo lições teóricas e práticas. O prédio, que pertence a prefeitura, será completamente revestido de cerâmica, que será instalada pelos próprios alunos nas aulas práticas.

Além de estudar e garantir um curso técnico os alunos também recebem uma bolsa de estudos para alimentação e uma ajuda de custo para os que vem das comunidades rurais tomar as aulas. Os 35 alunos foram divididos em duas turmas nos turnos da tarde e da noite.




Da redação
Joel Marks

Tárcio diz que Cássio "tem a obrigação moral de devolver o que recebeu indevidamente"

O candidato a governador, Tarcio Teixeira,do PSOL, disse em matéria enviada pela sua assessoria, que o senador Cássio Cunha Lima, por ser réu confesso naquele caso do dinheiro recebido a mais como ex-governador e senador,”tem a obrigação moral e legal de devolver aos cofres públicos mais de meio milhão de reais”.

Tárcio,contudo,não poupa o autor da denúncia, o governador Ricardo Coutinho, para quem as suas acusações “são indícios claros de prevaricação, pois enquanto Governador, sabendo da ilegalidade, não tomou as devidas providências para que a Secretaria de Administração parasse a sangria existente nos cofres públicos.”

Lembora Tárcio que “eles, os envolvidos no escândalo do super salário, fizeram o mesmo governo de forma conjunta; combinaram cada passo do mesmo governo, até ocorrer uma ruptura meramente eleitoreira. Eles combinam muito bem o assunto em tela, um recebe e o outro paga o super salário.”

Na sua opinião, “um debate como esse, em meio aos debates de televisão e rádios, entre as dezenas de blogs e os principais jornais da cidade, torna esse assunto mais que público; os órgãos fiscalizadores devem intervir o mais rápido nesse assunto, antes que a Paraíba seja novamente vítima de manchetes nacionais que vão do Trauma ao Jampa Digital, de Cassação aos Super Salários.”

E completa: “Estamos tratando de recursos públicos, recursos que poderiam ser destinados para segurança e vão parar (com a Conivência do chefe maior da Administração Estadual) no bolso de um Governador Cassado.Até onde eu sei, super salário é imoral, ilegal e engorda o bolso de quem recebe.Que Ricardo e Cássio respondam por seus atos.”

Fonte: Blog do Tião Lucena

Sábado tem Água Brega em Água Branca


Evento vai reunir os principais nomes da música brega. A cobertura completa aqui no Água Branca em Foco. Confira as atrações:


Governo convoca candidatos para 2ª fase do concurso

O Governo do Estado convocou quase 2 mil candidatos aprovados na prova intelectual do concurso público para soldado da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros para realizarem a segunda fase do certame, o exame psicotécnico, que acontece no próximo domingo (21), em João Pessoa. 

Os convocados disputam as 600 vagas oferecidas. O resultado do psicotécnico deve ser divulgado em três semanas. O candidato deve consultar sua convocação no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), responsável pelas duas primeiras fases do concurso, através do endereço eletrônico www.ibfc.org.br. Nesse local, eles terão acesso ao número da sala e horário da prova.

Os testes serão aplicados no Colégio Marista Pio X, no centro da Capital. É exigido que o candidato chegue com antecedência mínima de 60 minutos do horário marcado para a prova, munido de documento de identificação original com foto e caneta esferográfica azul de escrita grossa. O psicotécnico é eliminatório e os aprovados serão submetidos ainda a três fases: Avaliação de saúde, física e avaliação social, de acordo com a aprovação nas etapas. A primeira etapa, a fase intelectual, foi realizada no dia 10 de agosto. Ao todo, mais de 58 mil pessoas se inscreveram no concurso.

Formação - Os aprovados dentro das vagas nas cinco fases do concurso público passarão por um curso de formação de 10 meses, antes de atuarem no reforço das ações de segurança em todo Estado. O salário inicial do soldado é de R$ 2.548,16, podendo receber ainda por plantão extra remunerado, cujo valor pode atingir R$ 1.025,46, além de outras gratificações inerentes às funções.



Da Secom-PB

Funcionários dos Correios podem deflagrar greve nesta quinta-feira

Os trabalhadores dos Correios da Paraíba rejeitaram a proposta de reajuste salarial oferecida pela Empresa de Correios e Telegrafos (ECT) e podem deflagar greve na próxima quinta-feira, dia 18. 

A proposta de aumento foi anunciada na última terça-feira (9), data da Assembleia Geral da categoria. A empresa ofereceu reajuste de 6,5%, diante da reivindicação de 11,30% feita pelo Sindicado dos Trabalhadores dos Correios em Pernambuco (Sintect-PE).

Os funcionários também reivindicam aumento real de 8%, reajuste linear de R$ 300, piso salarial de R$ 3.079,31, vale-refeição de R$ 40 por dia e cesta básica de R$ 400. Os trabalhadores também lutam contra a imposição do plano Postal Saúde. Representantes de funcionários da ECT e da diretoria terão uma reunião nesta terça-feira  (16) para nova tentativa de acordo. A reunião da noite de ontem fracassou. Em pauta, o Acordo Coletivo de Trabalho 2014/2015.


Na quarta-feira (17), serão realizadas as assembleias dos trabalhadores para definir sobre o movimento. Se a categoria não aceitar a propota da diretoria, a greve poderá ser iniciada já a partir da quinta-feira (18).

Do PB Agora