Paraíba lança segunda etapa de vacinação contra febre aftosa

O Governo do Estado lança no dia 1º de novembro a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa na Paraíba. A meta é alcançar índice de vacinação superior a 95 % de todo o rebanho, que está em torno de 1 milhão e 300 mil animais. A primeira etapa, realizada em maio, atingiu mais de 94% de animais vacinados. A Paraíba é atualmente reconhecida como zona livre de febre aftosa com vacinação. Segundo o secretário da Agropecuária do Estado, Rômulo Montenegro para que o status de zona livre de aftosa com vacinação seja superado para livre sem vacinação os produtores precisam continuar vacinando o rebanho.
Serão investidos mais de R$ 400 mil na execução da segunda etapa da vacinação, que ocorre entre os dias 1º e 30 de novembro. Após esse prazo, os criadores têm dez dias para comprovar a vacinação. A Gerência de Defesa Agropecuária (Geda) irá fiscalizar as propriedades, e os criadores que não comprovarem esterão sujeitos ao pagamento de multa.
Provocada por um vírus, a febre aftosa acomete bovinos e bubalinos. Os animais infectados apresentam sintomas como feridas na boca, nos lábios, nas tetas e nos cascos, além de se afastarem do convívio com os outros animais e terem dificuldades de locomoção e alimentação. Na Paraíba, não é registrado nenhuma caso da doença desde o ano 2000.
G1PB

Reta Final: Confira os prazos no calendário eleitoral para o 2º turno

Na reta final das eleições, eleitores, partidos e coligações precisam estar atentos a prazos estabelecidos no calendário eleitoral. Por exemplo, quinta-feira (23) é o último dia para os candidatos promoverem reuniões públicas de campanha ou comícios.
Os últimos programas da propaganda eleitoral gratuita do segundo turno no rádio e na televisão irão ao ar na sexta-feira (24). Esta também é a data limite para divulgação paga de propaganda eleitoral, na imprensa escrita, e reprodução na internet do jornal impresso.
Na sexta-feira, os presidentes de mesa que não tiverem recebido o material destinado à votação deverão comunicar a falha ao juiz eleitoral. Debates políticos na televisão ou no rádio também só podem ser realizados até a meia-noite de sexta-feira.
O sábado (25), um dia antes do pleito, entre as 8h e as 22h, é o prazo final para propaganda eleitoral com alto-falantes ou amplificadores de som, distribuição de material gráfico, caminhadas, carreatas, passeatas ou carros de som divulgando jingles ou mensagens de candidatos.
No domingo (26), aproximadamente 143 milhões de eleitores elegerão, além do presidente da República, governadores de 13 estados e do Distrito Federal. Mesmo com o horário de verão na Paraíba por exemplo o período de votação não terá qualquer alteração, ou seja, será das 8h às 17h, obedecendo o horário local.
FONTE: Blog da Sabrina Barbosa 

TCE-PB vai monitorar nomes e salários de servidores pagos nas prefeituras

O Tribunal de Contas do Estado selou uma parceria com o Banco do Brasil para identificar os salários pagos a cada servidor contratado nas prefeituras paraibanas, os detalhes desta operação serão revelados nesta quinta-feira (23). Nesta quinta, o conselheiro Arnóbio Viana, que responde interinamente, pela Presidência do TCE, concede entrevista coletiva para falar de parceria com a Superintendência do Banco do Brasil destinada à identificação dos nomes e salários de servidores temporários contratados, pelas 223 Prefeituras paraibanas.
PARAIBAMAIS

Princesa Isabel recebe nesta quinta-feira (23) reforço policial para 2º turno

Policiais e bombeiros militares começaram a ser enviados na manhã de ontem para as cidades do interior da Paraíba. O envio das tropas deflagrou a operação 'Voto Seguro II', que começou ontem e acabará na segunda-feira, e terá o objetivo de garantir a segurança de todas as cidades da Paraíba antes, durante e depois do segundo turno do pleito eleitoral, que acontecerá no próximo domingo.
Os primeiros batalhões reforçados foram o 12º e o 14º. Hoje será a vez das cidades de Campina Grande (2º e 10º BPM), Monteiro (11º BPM), Queimadas (3ª CIPM), Guarabira (4º BPM), Itabaiana (8º BPM), Picuí (9º BPM), Itaporanga (13º BPM), Patos (3º BPM), Princesa Isabel (5ª CIPM) e Cajazeiras (6º BPM) terem seus efetivos reforçados com 670 policiais.
Segundo o Major Hélder, da 5ªCIPM de Princesa Isabel, nesta tarde de quinta-feira (23) 50 homens chegarão para complementar o efetivo que atuará nas cidades de Água Branca, Juru, Tavares, São José de Princesa, Manaíra e a cidade sede Princesa Isabel.
Cerca de 100 policiais no total estarão empenhados exclusivamente para o reforço da segurança nesse período nas cidades da 11ª região. De acordo com Major Hélder, o trabalho desenvolvido por esses homens será basicamente o mesmo daquele pensado para o primeiro turno.
Na região de Princesa Isabel a eleição do primeiro turno ocorreu de forma tranqüila sem nenhuma eventualidade mais grave. Apenas duas denúncias de boca de urna foram registradas e a polícia realizou o procedimento devido para a ocasião. Nenhuma urna apresentou defeito.//
SB

Justiça da Paraíba libera venda e consumo de bebidas durante a eleição deste domingo

O Tribunal de Justiça da Paraíba acaba de liberar a venda e o consumo de bebidas alcoólicas durante o segundo turno das eleições deste domingo, dia 26 , diferentemente do que aconteceu primeiro turno. A decisão partiu do desembargador João Batista Barbosa atendendo um pedido da ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restauramtes).
No primeiro turno a Secretaria de Defesa Social (SDS) decidiu publicar portaria no Diário Oficial do Estado, vetando o álcool no domingo do primeiro turno. Na decisão desta tarde o desembargador João Batista suspendeu a portaria e liberou o consumo e venda de bebidas no próximo domingo, dia 26.
Segundo Rinaldo Mouzalas, advogado da ABRASEL, uma eleição não pode prejudicar comerciantes. Ele diz que acredita que a decisão foi muito razoável, porque o comercio foi prejudicado pela proibição de bebidas alcoólicas, principalmente no dia que bares e restaurantes tem seus maiores movimentos.
TJPB

Em nota Prefeitura de Tavares esclarece denúncia sobre o Bolsa Família

Nota de Esclarecimento

A Prefeitura de Tavares através da Secretaria Municipal de Assistência Social foi surpreendida com a forma totalmente deturpada com que se tratou nas redes sociais algumas informações a respeito do Programa do Governo Federal Bolsa Família, veiculada por pessoas que fazem oposição politica a atual gestão com comentários maldosos, mentirosos e até irresponsáveis, subtraindo partes do relatório confeccionado pela Controladoria Geral da União – CGU, em vista de fiscalização referente ao 39º Sorteio no período entre 10 a 10/03/2014.
A bem da verdade, através do cruzamento da base de dados da folha de pagamento do Programa Bolsa Família de Janeiro de 2014, da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) de Janeiro a Dezembro de 2012 e do Cadastro Único de Dezembro de 2013, foram detectadas 15 famílias recebendo indevidamente o beneficio do referido programa por SUBDECLARAÇÃO DE RENDA, ou seja, os próprios beneficiários não declararam seus salários no ato da atualização do cadastro e não podemos burlar o Art. 299 do Código Penal, o qual responsabiliza sob as penas da lei o mesmo BENEFICIÁRIO pelas informações contidas no formulário de cadastramento no ato da entrevista.
Também, como consta no referido relatório da CGU, a atual Gestão “procedeu DE IMEDIATO, ao CANCELAMENTO dos pagamentos dos benefícios eivados de vícios”, o que demonstra que nunca pactuamos com praticas usadas em “outros tempos”.
Este mesmo relatório cita ainda uma pratica que ficou bastante conhecida não só em nossa cidade, mas em toda região, sobre os mais de 100 casos de transferência de beneficio do Programa Bolsa Família, durante os anos de 2011 e 2012 (Gestão Passada), distorcendo totalmente o Art. 14 da portaria GM/MDS nº 177 que define a substituição do responsável familiar em caráter excepcional, enviados anteriormente pela atual gestão ao Ministério Publico Estadual da Comarca de Princesa Isabel – PB, protocolada em 22/05/2013 e também ao Ministério Publico Federal “ POR SUSPEITA DE IRREGULARIDADES PARA FAVORECIMENTO UNILATERAIS”. Esta é mais uma prova de que esta gestão tem compromisso sério com os Programas Federais realizados em parceria com nosso município, garantindo que os benefícios cheguem de fato àquelas famílias que realmente têm direito.
Por isso, nunca usamos nem iremos usá-los em favorecimento próprio, prejudicando a população mais carente do município. Finalizamos, reafirmando o compromisso com toda nossa população de garantir os direitos previstos em nossa constituição a quem de fato tiver direito, sem perseguição ou favorecimentos em detrimento próprio para alcançar qualquer objetivo de forma escusa ou as margens da lei.
Atenciosamente
Prefeitura de Tavares – PB Secretaria Municipal de Assistência Social

Mais de 4,5 mil Policiais Militares são distribuídos a partir desta quarta para o segundo turno

O efetivo da Polícia Militar que vai fazer a segurança nas 223 cidades paraibanas durante o segundo turno começa a ser distribuído nesta quarta-feira (22). O número de PMs é o mesmo garantido no primeiro turno, 4.561 policiais e 2 mil viaturas. Os policiais seguem para as cidades de Catolé do Rocha e Sousa, inicialmente. De acordo com o Comando Geral da PM, o objetivo é que na sexta-feira (24) todos os policiais militares já estejam nas cidades para receberem as urnas dos 1.761 locais de votação, já que eles também garantem a segurança desses equipamentos.
SECOM

Prefeitura conclui pagamento dos servidores da Educação

A Prefeitura de Princesa Isabel quitou os salários dos professores da rede municipal, referentes ao mês de setembro. Segundo informações da secretaria de finanças, com esse pagamento a Prefeitura quita todas as folhas. A conclusão ocorre nesta quarta-feira(22).
Houve um atraso de 10 dias no pagamento dos salários dos professores, mas com o auxilio e compreensão da justiça, foi apresentado os valores dos repasses insuficientes, e a Prefeitura de Princesa visando a necessidade de manter a qualidade dos serviços na rede escolar, conseguiu liberar o pagamento nesta terça-feira (21) dos salários dos professores do mês de setembro.
ASCOM PMPI

Vacinação Antirrábica pretende vacinar mais de mil e duzentos cães em Água Branca

A Campanha de Vacinação Antirrábica que teve iniciou no sábado dia 18 de outubro no município de Água Branca já está em pleno andamento pela zona rural do município. A vacinação dos cães na Zona Urbana da cidade aconteceu no sábado com o dia “D” e agentes da Vigilância Sanitária vacinando os cães na Praça São Pedro e em frente ao prédio do Serviço de Convivência, o antigo PETI no Bairro José Benone.

As vacinas estão disponíveis para toda a população de cães e gatos com idade acima de três meses de idade. A secretaria de Saúde espera que pelo menos 1.273 cães e 471 gatos sejam vacinados durante toda a campanha. Os vacinadores habilitados irão percorrer toda a zona urbana e rural realizando as vacinas até o próximo dia 30 de outubro. Quem não vacinou o seu animal de estimação também pode procurar a secretaria de saúde no horário de funcionamento para solicitar a vacinação do seu animal.

Da redação

Joel Marks

Vigilância Sanitária encontra irregularidades em 5 Mercadinhos de Água Branca

A vigilância Sanitária, da Secretaria de Saúde do município de Água Branca, vem realizando um trabalho de conscientização e esclarecimento aos comerciantes do município, sobre a importância e obrigatoriedade de ROTULAÇÃO dos produtos de fabricação caseira, como bolos, bolachas, queijo e etc. Esta mobilização acontecerá até dezembro deste ano. A partir de Janeiro do ano que vem terá início as inspeções, onde serão cobrados e notificados os que descumprirem tal norma.


Desta forma os comerciantes não poderão declarar que foram pegos de surpresa no descumprimento desta normativa. Segundo a coordenação de Vigilância Sanitária neste mês de outubro foram feitas várias vistorias em Comércios de Água Branca e nela foram realizadas 11 inspeções, onde foram encontradas irregularidades em 05 mercadinhos de Água Branca. A secretaria não informou os locais onde foram encontradas as irregularidades, mas estes comerciantes têm até o final do ano para rotular todos os produtos e não colocar novos produtos na prateleira sem os rótulos com as informações necessárias para os consumidores.

Da redação

Joel Marks

Prédio onde funciona o Serviço de Convivência é roubado durante a madrugada em Água Branca

Meliantes arrombaram duas portas da cantina do Prédio onde funciona o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos no Bairro José Benone, o antigo Peti. Segundo informações o guarda que cuida do prédio percebeu o arrombamento por volta das 4 horas da manhã do domingo, dia 19, quando foi apagar as luzes do prédio. Segundo a gestão do serviço, que cuida de crianças carentes da comunidade, foram levados diversos fardos de comidas, como salsichas, sucos, doces, bolachas, além de objetos com uma panela de pressão.




É fácil notar que a ação foi praticada por mais de uma pessoa devido à grande quantidade de comida que foi levada. Os meliantes ainda desligaram o frízer para tentar levar as carnes que estavam gelando, mas devido ao gelo, que prendia os alimentos, eles não conseguiram obter êxito. Além de roubar, os ladrões ainda abriram um pacote de chocolate em Pó, comeram um pouco e derramaram o resto em toda cantina sujando completamente o local.


Um dia após o roubo uma Senhora da Vila Mocó, que também fica no Bairro José Benone, encontrou alguns dos objetos roubados em uma lixeira próximo a sua residência e comunicou prontamente a gestão do Serviço que constatou que eram os produtos roubados da cantina. Assim, alguns objetos e pacotes de doces, além de garrafas de sucos foram recuperados. A polícia Militar foi acionada e um Boletim de Ocorrência foi lavrado na Delegacia de Polícia Civil de Água Branca. Até o momento nenhum suspeito foi detido.

Da redação
Joel Marks

Pneu estoura e carro da Paróquia de Tabira capota na PE-320

carro_paroquia_tabira-1O carro Fiat Uno, placa KKQ-5154, cedido pelo IPA a Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, em Tabira, capotou após um dos pneus estourar na Rodovia PE-320, próximo ao Sítio Pintada. No veículo estavam o motorista Antônio Ricardo Magalhães Véras e Nascimento, de 26 anos, que foi socorrido para o Hospital Regional de Afogados da Ingazeira e Shirley Núbia Alves Almeida, de 34 anos, que foi encaminhada para a cidade do Recife, devido a pancada que sofreu na cabeça.
As imagens foram encaminhadas para o WhatsApp do Blog Tabira Hoje (87)  9681.1026 pelo policial militar Cildo Borges. Utilize o aplicativo de mensagens para enviar fotos, sugestões de pautas e notícias sobre tudo que acontece em Tabira. Fonte: Blog Tabira Hoje
carro_paroquia_tabira-2

Prefeito inaugura obra de pavimentação em Tabira

rua_santo_antonio (1)O prefeito Sebastião Dias inaugurou, na noite dessa sexta-feira (17), a pavimentação da Rua Santo Antônio. A obra foi realizada com recursos próprios, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo. O investimento feito foi da ordem de R$ 18 mil reais.
Falaram na oportunidade o ex-presidente da Câmara de Tabira, Marcílio Pires, que destacou os benefícios dessa obra para a população. Já o Secretário de Gabinete, Tadeu Sampaio, enalteceu as qualidades de administrador do prefeito.
“Estamos inaugurando mais uma obra, que vem se somar a outras ações já realizadas em nosso Município. E não vamos ficar por aqui. Foi uma reivindicação da comunidade, feita com humildade e decência. A alegria que sinto nesta hora por cumprir mais um compromisso é a mesma de todos vocês”, destacou o prefeito Sebastião Dias.
Blog Tabira Hoje

Dupla aposta carro de luxo, ou R$ 118 mil, em resultado das eleições na Paraíba: Cássio Cunha Lima x Ricardo Coutinho

João Batista Alves de Lira e Alex Aurélio Dias dos Santos apostaram um veículo Toyota Hilux, ou cento e dezoito mil, baseado em suas opções políticas no segundo turno das eleições estaduais.

Defensor da candidatura de Cássio Cunha Lima (PSDB), João Batista revelou que já ganhou R$ 12 mil no primeiro turno, guando apostou que Pedro Cunha Lima (PSDB) seria o deputado federal eleito mais votado no estado, agora, João quer ganhar R$ 118 mil, caso o tucano vença a disputa.

Alex Auréliano está na torcida pela vitória de Ricardo Coutinho (PSB), caso o socialista vença, ele vai ficar com o veículo.

A regra da aposta é que o vencedor será aquele que apostar no governador eleito. Registrada em cartório, os bens já estão sob custódia de um intermediador da aposta.



Por Écliton Monteiro

PM prende homem acusado de furtar Supermercado, em Piancó

Policiais militares da 2ª Cia/13º BPM (Piancó) prenderam na tarde desta segunda-feira (20), Kaio da Silva Dias, de 18 anos,  acusado de furtar a quantia de 700 reais em dinheiro e um tablet do Supermercado Soares e Filhos, na cidade de Piancó.

Após analisarem as imagens das câmeras de segurança, os PMs identificaram o acusado e o prenderam em flagrante na cidade de Coremas, onde reside. 
De acordo com o boletim de ocorrências registrado no 13º BPM, o furto foi registrado por volta das 6h.

A ação do homem foi flagrada pelo sistema de câmeras do supermercado.

O acusado confessou parcialmente o crime, ou seja, confessou que furtou o dinheiro, porém, negou que tenha levado o tablet.

Com ele foi encontrada a quantia de R$ 349,00. Quanto ao restante da quantia, Kaio disse que caiu pelo chão durante a fuga.

O acusado conduzido a Delegacia de Coremas, onde foi autuado em flagrante e depois conduzido a Cadeia Pública de Piancó, onde permanecerá a disposição da justiça.


Do 13º BPM