Publicidade

Prefeitura realiza limpeza nos arredores da cidade para evitar incidência de Dengue

A Prefeitura Municipal de Água Branca iniciou um grande trabalho de limpezas dos terrenos baldios e loteamentos nos arredores da cidade com a finalidade de contribuir para a diminuição de mosquitos da Dengue no Município. Além da ação voltada para saúde a limpeza também terá impacto positivo no quesito segurança.

Para Gildo Oliveira, que está coordenando os trabalhos do maquinário, o local possui muitos terrenos que nunca foram roçados. “Estamos fazendo um trabalho grande e bem feito. Aqui tem terrenos que os donos compraram e abandonaram” explicou ele. Segundo Gildo diversos moradores relataram que usuários de entorpecentes chegaram a usar alguns lugares para o consumo ilícito de drogas. “Uma mulher veio até nós e agradece. Ela informou que o local estava sendo usado por usuários de droga” disse ele.

A Prefeitura começou os trabalhos pelo Bairro Gualterina Alencar Vidal, mas também deverá fazer uma limpeza nos arredores do Bairro José Benone para evitar que a população sofra com a insegurança e com a Dengue.
 





Da redação

Joel Marks

Prefeitura inicia atividades com o Grupo das Mulheres

O Governo Municipal de Água Branca implantou o Grupo das Mulheres durante um evento esta semana na Casa dos Conselhos. O Grupo do PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família) voltado para mulheres é mais um grupo de convivência orientado por uma equipe multiprofissional da Secretaria de Assistência Social.




A formação do novo grupo de acompanhamento é uma conquista das mulheres Águabranquenses. Segundo a secretaria não há como se inscrever para participar do grupo uma vez que o mesmo já está com sua capacidade máxima, indicando que as mulheres estão aproveitando a oportunidade de participar do Grupo de Convivência.

O Grupo terá a Professora Fernanda Farias como Professora de Educação Física e Cleide Martins como Assistente Social, além de outros profissionais que acompanharam as usuárias em atividades que serão desenvolvidas toda semana. No evento de implantação houve uma pequena aula de aeróbica com a Professora Fernanda e a palavra da Secretária de Assistência Social Maria Inácia que falou sobre a importância do Grupo para as ações Sociais no município.


Da redação

Joel Marks

Prefeito de Água Branca falará sobre concursos público no Próximo domingo

O Prefeito de Água Branca agendou para Domingo, dia 19 de Abril, uma participação no Programa Água Branca transparente, o Programa oficial da Prefeitura de Água Branca, que vai ao ar a partir das 11 horas da manhã na Rádio Água Branca FM. Na ocasião o gestor falará sobre vários assuntos ligados a administração municipal entre eles o Concursos Público que será realizado pela Prefeitura.

Além do concurso outros temas como festas juninas, Saúde e Educação também estarão na pauta. “Preciso falar com a população. Tenho que manter o povo informado do que o Governo está fazendo” disse o Prefeito Tarcísio Firmino. No sábado, dia 18, Tarcísio estará participando de um Programa na Rádio Comunitária de Imaculada onde também falará sobre assuntos relacionados a Administração.

Da redação

Joel Marks

Abastecimento é interrompido em Água Branca e CAGEPA não dá explicações aos consumidores

É de lamentar a situação do Abastecimento de Água em Água Branca. Uma cidade que tem Água no nome, mas não tem nas torneiras. O Abastecimento precário de Água Branca estava completamente normalizado pelo escritório local da CAGEPA, porém de uma hora pra outra alguma coisa quebrou e o povo ficou sem Água nas torneiras.

Mais revoltante do que ficar sem Água em casa é o fato de que a CAGEPA não deu nenhuma explicação do que aconteceu. O órgão não procurou nenhum meio de comunicação para dizer o que está acontecendo e se a água será ou não reestabelecida. Um desrespeito ao consumidor que paga em dia suas contas.

A Rádio Comunitária está à disposição da CAGEPA para divulgar o que aconteceu, na internet também pode-se fazer o mesmo de graça, mesmo assim ninguém apareceu para dizer o motivo da falta de Água. O consumidor agora fica sem saber o motivo da descontinuação do abastecimento e o pior sem saber quando o liquido voltará a ser distribuído.

Da redação

Joel Marks

Escola Estadual de Água Branca desenvolve atividades do Programa Mais Educação

A Escola Estadual José Nominando está desenvolvendo atividades educativas referente ao Programa Mais Educação, que visa manter os alunos na Escola durante o horário integral oferecendo oficinas diversas de criação e aprendizado.
  
Segundo informações a Escola conta com atividades esportivas, de artesanato e também de educação na aplicação das oficinas. Além dos esportes tradicionais o Programa também trabalha a cultura da Capoeira com as crianças.

O Programa Mais Educação edição de 2015 teve início no mês de Março deste ano.


Da redação

Joel Marks (Foto: Divulgação)

Projeto que cria o comitê de combate à seca foi aprovado pela Câmara de Vereadores de Princesa Isabel

A Câmara de Vereadores de Princesa Isabel-PB, aprovou nesta última sexta-feira (10), em regime de urgência, o Projeto de Lei que institui o comitê gestor Municipal de Combate de Águas e de Combate à Seca. A justificativa do PL 09/2015, de autoria do executivo, se deu pela situação calamitosa vivida pela população de Princesa Isabel, quanto aos danos causados pela seca que vem assolando o município e região.
O vereador Givaldo Moraes (PCdoB) reconheceu a importância do PL 09/2015, porém questionou a autonomia dada ao Secretário do Meio Ambiente e Agricultura, Ivonildo Fernandes, justificando que a presidência do Conselho deveria ser composta por entidades não governamentais.
Rialtoam Araújo (PT) disse que o documento é emergencial, pediu o apoio da bancada para aprovação do PL e lançou o desafio ao parlamentar Givaldo Moraes.
“Esse documento é de forma emergencial em relação em ações da seca, que hoje, assola o nosso município. E é um documento que vai ser levado pra Brasília pra tentar resolver o problema do abastecimento de água da cidade. Estou aqui há mais de 20 anos e não vi aqui ninguém debater um projeto que tenha efetividade nas resoluções dos problemas. Então nós precisamos aprovar este documento, para que o prefeito possa ir a João Pessoa com este conselho formado. É uma exigência do Ministério! Então vamos aprovar este documento, e vossa excelência traga soluções para podermos solucionar esse problema que vem assolando nosso município a muito tempo”, cobrou.
Zé Filho (PSDB) questionou que em reunião com o prefeito no dia anterior a votação, nenhum parlamentar da oposição fez algum questionamento, ou apresentou outra medida.
“Na reunião, de ontem, com os vereadores de oposição, quase acaba, sem tomarmos nenhuma medida. O que menos falou, falou que a gente não tinha poder para isso. Se agente não agir. O que está sendo feito hoje era ter sido feito a seis meses atrás”, disse.
Já a presidente da Casa, Iannara Rodrigues (PSDB) manteve a postura de equilíbrio, enfatizando que o momento não era para discussão e sim a criação do comitê. Iannara se comprometeu em realizar a mudança questionada pelo vereador Givaldo Moraes (PCdoB).
SB com ASSESSORIA

Águabranquense Ivandla Firmino é eleita presidente da 11º região de Saúde com sede em Princesa Isabel

Por unanimidade, Ivandla Firmino (Foto), secretária de saúde do município de Juru/PB, foi eleita presidente da Comissão Intergestora da 11ª Gerência Regional de Saúde, para o biênio 2015/2016. O cargo era ocupado pelo secretário de Água Branca, Edizil Francisco. 

A escolha foi feita na manhã desta quinta-feira (09/04), durante reunião ordinária com os secretários dos sete municípios que compõem a regional de saúde, sendo eles: Imaculada, Água Branca, Juru, Tavares, Manaíra, Princesa Isabel e José de Princesa. A comissão promove encontro mensalmente para discutir e deliberar assuntos relacionados à saúde, com a finalidade de fortalecer o princípio da regionalização do SUS, o que contribui para o desenvolvimento das ações e dos serviços oferecidos à população.

Blog do Aryel Aquino

Edital de Eleição para o Conselho Tutelar é divulgado nesta terça-feira em Água Branca; Eleição será unificada

Ontem, terça-feira, dia 7 de abril, a Prefeitura de Água Branca, através da Secretaria Municipal de Assistência Social divulgou oficialmente o edital de publicação da Eleição 2015 para o Conselho Tutelar dos Diretos da Criança e do Adolescente. A Publicação segue as novas regras do Conanda que definiu a eleição unificada do Conselho Tutelar em todo Brasil em 2015.

De 5 de maio a 18 de Maio será realizado em Água Branca o período de inscrição para os interessados em concorrer a uma vaga. Os conselheiros serão eleitos por meio do voto direto no dia 4 de outubro deste ano e terão direto a um mandato de 4 anos com possibilidade de reeleição.

Também foi definido em Água Branca a comissão que cuidará da realização da eleição. “A comissão será formada pelos conselheiros que fazem parte do Conselho Municipal dos Diretos da Criança e do Adolescente” disse Daniely Barros, presidente do CMDCA. O Prazo para que o conselho analise a documentação dos interessados será de 16 de maio a 6 de junho. Após este prazo ainda foram definidos um tempo para os candidatos indeferidos recorrerem com recursos, por isso somente em 22 de junho será divulgada a lista oficial de candidatos ao cargo de conselheiro.


Atualmente o conselho Tutelar de Água Branca é formado por 5 profissionais que foram eleitos no último pleito.

Da redação
Joel Marks

Água Branca e mais 65 municípios da Paraíba estão com Risco para ocorrência de Surto da Dengue

O Município de Água Branca está na lista divulgada pela Secretaria Estadual da Saúde na qual 66 municípios de todo o estado estão em situação de Risco para ocorrência de um surto da Dengue. De acordo com o Boletim Epidemiológico de 1º de janeiro a 28 de março de 2015 foram notificados 2.488 casos suspeitos de dengue na Paraíba. O documento ainda fala sobre três mortes que podem ter ocorrido por causa da doença transmitida pelo mosquito.


O Jornal Água Branca em Foco buscou a Coordenadora do PSF Kaline Kércia para falar um pouco mais sobre a divulgação da Secretaria Estadual de Saúde. Kaline reconheceu a necessidade de uma ação rápida contra a doença e falou que o dever de combater a dengue também deve ser compartilhado pela socidade. “Dengue tem que ser combatida em casa. Faço um apelo as pessoas para que cuidem dos locais de armazenamento de Água” disse ela.

A coordenadora ainda falou sobre as ações que serão realizadas para combater a doença. “Estamos buscando todo que for necessário para que Água Branca fique livre da doença. As bombas de dedetização já começarão a ser usadas pelos agentes de endemias” revelou ela. Sobre o carro da fumaça Kaline adiantou apenas que está entrando em contato com a Secretaria Estadual e que se for necessário o veículo será solicitado para que seja usado em Água Branca.

Da redação

Joel Marks

Apoab terá Severino Feitosa e Gilmar Oliveira na decima segunda edição do Projeto Domingo ao Som da Viola

A Associação de Poetas de Água Branca (APOAB) realizará no próximo domingo, dia 12 de abril, mais uma edição do Projeto Domingo ao Som da Viola. O projeto completará no domingo um ano de existência em Água Branca. Durante todo o ano de 2014 foram realizadas várias edições com grandes nomes da cultura nordestina.

Todas as edições aconteceram no Restaurante Sabor da Terra e sempre contou com a participação da população e dos amantes da cantoria e da viola. Entre as apresentações os poetas da APOAB realizam pequenas declamações e se confraternizam.


O Projeto da Associação de Poetas nasceu com o incentivo e dedicação da Secretaria Municipal de Cultura, recentemente criada pelo Governo Municipal. Na edição número 12 do Projeto que será realizada domingo a Secretaria de Cultura estará presentes dando apoio e suporte aos amantes da poesia.

Da redação

Joel Marks

Prefeito quebra o silêncio e anuncia primeiras atrações do Maior São Pedro da Serra em Água Branca

O Prefeito de Água Branca, Tarcísio Firmino, informou através do Facebook as primeiras atrações que estão pré-agendadas para o Maior São Pedro da Serra do Teixeira que acontece em Água Branca no mês de junho. Segundo ele estão pré agendados os shows das bandas Solteirões do Forró, Forró Pegado e Caninãna do Forró.

O Prefeito confirmou também a data oficial do evento que vai acontecer de 26 à 28 de junho. Será um final de semana de muito forró e alegria na cidade que tradicionalmente realiza uma das melhores festas da região. O local do evento deverá ser o mesmo e o último dia de festa, dia 28 de junho, vai começar mais cedo a partir das 5 horas da tarde somente com forró pé de serra.

Da redação

Joel Marks

Igreja Católica de Água Branca encerra Semana Santa com celebrações do Tríduo Pascal

A Igreja Católica de Água Branca viveu este final de semana o ápice de sua liturgia com as celebrações do Tríduo Pascal. Grande quantidade de Pessoas participaram das celebrações que aconteceram na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.



Na quinta-feira santa aconteceu a Missa da Ceia do Senhor seguida da celebração do Lava Pés e o translado do Santíssimo Sacramento que ficou no Salão Paroquial onde foi adorado pelos fieis durante toda a noite. Na sexta-feira santa houve a celebração do Ofício da Agonia que teve início por volta das 11 horas da manhã. O ofício foi seguido da procissão do silencio que percorreu as principais ruas da cidade. Ainda na sexta os fiéis participaram da celebração da Paixão e em seguida percorreram a cidade na procissão do senhor Morte e com a imagem de Nossa Senhora das Dores.

No Sábado de aleluia a celebração na Igreja Matriz de Água Branca começou por volta das 20 horas e contou com grande participação dos católicos da cidade e sítios vizinhos.

Da redação

Joel Marks

Reunião ordinária da Câmara é adiada para o próximo dia 10 de Abril

O Presidente da Câmara dos Vereadores, Miraci de Sousa Martins, informou ao Jornal Água Branca em Foco que a reunião ordinária da Câmara Municipal que seria realizada sexta-feira dia 3 de abril foi adiada para o dia 10 do mesmo mês. “Por conta do feriado vamos reagendar a reunião ordinária” explicou ele.



Segundo Mira o adiamento da reunião não deverá causar nenhum prejuízo a votações futuras.


Da redação
Joel Marks

Prefeitura distribui 2.500 kilos de peixes e 10 mil pães para famílias carentes nesta quarta-feira santa

Hoje, quarta-feira, dia primeiro de abril, a Prefeitura Municipal de Água Branca realizou a entrega dos produtos do Programa Páscoa Feliz. O programa visa oferecer as famílias carentes do município alimentos dignos para a celebração da Páscoa das Famílias Águabranquenses. “Graças a Deus este ano foi muito bom. Todos receberam seu peixe e seu pão e não tivemos problemas na distribuição” disse Fabiano Batista, secretário de Agricultura, que coordenou a entrega.

A entrega foi realizada no período da manhã e teve início as 7 horas. “Ficamos no ginásio até as 11 horas da manhã recebendo as pessoas e fazendo a entrega” disse Fabiano. Segundo ele uma equipe de mais de 40 pessoas trabalharam para dar agilidade as entregas.

O Programa Páscoa feliz foi criado no início da Gestão Atual e esta foi a sua terceira edição. “Já virou tradição a Prefeitura fazer esta entrega antes da Páscoa. Estamos pensando nas famílias carentes que não tem condições de comprar seu Peixe para semana santa” concluiu o secretário.





Da redação

Joel Marks

Paróquia de Água Branca inicia Semana Santa com Procissão e Missa de Ramos na Matriz e comunidades rurais

A Semana Santa começou oficialmente ontem, domingo. Em Água Branca aconteceram missas e procissões de Ramos em três locais diferentes. Logo cedo as 8 horas da manhã já havia gente aguardando para começar a Procissão de Ramos na Comunidade Lagoinha. A tarde a comunidade Religiosa do Bom Jesus e sítios vizinhos vivenciaram a celebração na Capela Local. E a noite os fieis católicos da zona urbana participaram da Santa Missa do Domingo de Ramos na Igreja Matriz.

A Semana Santa atrai grande quantidade de católicos a participar das celebrações litúrgicas devido seu forte significado para os cristãos. Durante toda essa semana a Paróquia de Água Branca deverá realizar eventos ligados ao tema da Páscoa, que é a morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Nesta Terça haverá uma encenação da morte e ressurreição de Cristo, na quinta-feira será celebrada a Missa da Santa Ceia e na sexta-feira haverá a celebração da Morte do Senhor Jesus. No Sábado de aleluia os fiéis acompanharam a Missa do Sábado Santo e no Domingo a Missa da Páscoa.


Da redação

Joel Marks