Sorteio da ordem no guia eleitoral será feito em 4 de agosto pelo TRE-PB

Sede do TRE-PB
No próximo dia 4 de agosto o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), realizará o sorteio da ordem de veiculação dos programas no primeiro dia do Guia Eleitoral gratuito no rádio e na TV, do tempo de distribuição para cada partido ou coligação.
Representantes dos partidos políticos e coligações poderão assistir ao sorteio que acontecerá às 9 horas na sala de sessões do TRE.
Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), estabelece que um terço do tempo no Guia Eleitoral deve ser dividido de forma igualitária e dois terços proporcionalmente considerando a representação de cada partido na Câmara Federal.
Nos dias em que for ao ar os programas das chapas majoritárias – governador, vice e senador – os candidatos terão o tempo das legendas que fazem parte da coligação que representam.
Paraíba Já

Afogados da Ingazeira será palco para o Campeonato Brasileiro de Handebol Adulto

A elite do handebol nacional estará em Afogados da Ingazeira neste final de Julho. Atletas que, provavelmente, estarão na delegação brasileira de Handebol às olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. Ao todo serão 16 clubes – masculino e feminino - dos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco, Amazonas, Tocantins, Pará, Ceará, Paraíba e Amapá.
O campeonato masculino começa nesta terça (29) e as finais ocorrerão no próximo sábado (02). A competição feminina será de cinco a nove de agosto. Todas as partidas serão disputadas no Ginásio Desportivo Municipal, na Rua Antonio Vidal, s/n.
O evento é uma promoção da Confederação Brasileira de Handebol em parceria com a Prefeitura Municipal de Afogados da Ingazeira. “É uma honra poder sediar um dos mais importantes torneios do handebol nacional. Aqui poderemos ver os principais atletas profissionais de handebol do Brasil. Muitos deles estarão nos representando na olimpíada,” avaliou o Secretário de Cultura e Esportes de Afogados, Alessandro Palmeira. Durante a competição, o município será representado pela equipe do Português/AESO.
Para garantir o sucesso do campeonato brasileiro de handebol, estão sendo instalados placar eletrônico, piso móvel e telões na quadra principal do ginásio desportivo, que também contará com a presença de uma UTI móvel para atender atletas e público.
Confira os jogos desta terça:
CAMPEONATO BRASILEIRO DE HANDEBOL MASCULINO ADULTO
 16h – Liespe (MG) x Sesi/Uninorte (AM)
17h30 – Fhanc (BA) x Fmec/Caçador (SC)
19h – BPE/América (PE) x Colégio Sucesso (PA)

21h – Português/AESO (PE) x CPM Palmas (TO)
As informações são do Jornal Tabira

3ª etapa da adutora do Pajeú: Afogados/São José do Egito foi iniciada

Depois das etapas Floresta/Serra Talhada e Serra Talhada/Afogados da Ingazeira, o Ministério da Integração através do Dnocs retomou as obras da Adutora do Pajeú. A 3ª etapa que vai de Afogados/São José do Egito foi iniciada pela empresa MVM que substitui a Construtora Rocha que atuou nas fases anteriores.

Por Anchieta Santos.

Irmão mata outro com espingarda em briga por conta de cachorro na PB

O crime aconteceu na tarde dessa segunda-feira (28), durante a comemoração da festa de aniversário de casamento do pai, no Sítio Alagoinha, localizado no município de Serraria, região do Brejo na Paraíba.

Segundo informações da polícia o agricultor teria ficado chateado porque o cachorro de um dos irmãos teria comido os ovos da galinha dele.

Por conta disso, ele chutou o animal e o irmão, dono do cachorro, não gostou do que viu e reclamou. Os dois começaram a discutir e foi quando Valdir foi a casa dele pegar uma espingarda e um facão e agrediu o irmão com um golpe no braço. Na briga entre os dois, um outro irmão entrou na confusão pegou a espingarda e atirou em Valdir, que morreu na hora.

Uma testemunha disse que o acusado de matar o irmão estava meio bêbado, mas que era uma boa pessoa. Ele agora está foragido.O delegado Josinaldo Pereira que está investigando o caso, lamentou o ocorrido e disse que esta era mais uma tragédia em família registrada pela polícia na zona rural do Estado.


Fonte: Portal Correio

Prefeitura de Princesa realiza 3ª Edição da Quinta Cultural com apresentação do violonista José Ricardo

Através da Secretaria Municipal de Cultura, a Prefeitura de Princesa Isabel realiza nesta quinta-feira, 31, mais uma edição do Projeto ‘Quinta Cultural’, a partir 18:30h, no palco do Anfiteatro Manoel Marrocos, localizado na Praça Miron Maia. 

Com realização mensal, a Quinta Cultural sempre apresenta artistas talentosos ao público presente, sendo de forma especial, uma importante vitrine para os artistas princesenses. Esta será sua terceira edição e que trará apresentações musicais e de teatro. Nesta edição, a coordenação do evento homenageará o artista princesense, o Violonista José Ricardo, que fará uma apresentação única do seu novo CD Suite, e na oportunidade tocará canções de outras músicas brasileiras com um destaque especial para a Oração de São Francisco. 

O momento será marcado por muita emoção. Haverá ainda no mesmo palco apresentação teatral do Grupo Sound Clash e uma programação musical diversificada com o Sanfoneiro princesense Zé Roxinho e banda. O local já está sendo preparado para recepcionar as atrações e espera-se um público seleto para prestigiar o momento. Toda a comunidade princesense é convidada.

Fonte: Sabrina Barbosa

Volta a chover na região e tempo deve seguir nublado em Princesa Isabel

Voltou a chover na região de Princesa Isabel nesta madrugada de segunda-feira (28) para reanimar os agricultores. A chuva caída entre a madrugada e manhã de hoje registrou maior índice na cidade de Manaíra, com 21.6 milímetros, segundo registros da Emater local.
Ainda foram registradas chuvas nas cidades de São José de Princesa que marcou 21.4 mm e Tavares que registrou 15.2 mm. Em Princesa Isabel, a chuva conseguiu acumular 15.5 mm, deixando agricultores animados e esperançosos. A Previsão aponta que mais chuvas devem ocorrer na região mas com baixas precipitações, o que indica que devem cair chuvas em áreas isoladas e moderadas.
O dia deve continuar nublado em boa parte da 11ª região, onde o sol deve aparecer no período da tarde em Juru e Tavares, com possibilidades de chuvas no período da noite. Nestes municípios a temperatura deve oscilar entre 28º e 18ºC. Em Princesa Isabel o dia deve permanecer nublado e chuvoso e a temperatura hoje marca a máxima de 27°C, e a mínima, de 17°C.
SB

Água Branca realiza fórum comunitário Pró Selo Unicef 2013-2016

A cidade de Água Branca realizou nesta última semana o Fórum Comunitário Pró Selo Unicef 2013-2016. O Evento contou com a participação de representantes de entidades não governamentais, secretarias do município, além de igrejas e outros órgãos. Houve também a participação de adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

O Evento teve início por volta das 9 horas da manhã com a abertura das atividades e a composição da mesa que foi feita com a presença do Prefeito Tarcísio Firmino, da Secretária de Assistência Social Maria Inácia e de outras autoridades e representações. A exemplo da presidente do Conselho de Direito da Criança e do Adolescente Daniely Alves Barros, que falou sobre o evento e disse da importância da realização do fórum e a obtenção do reconhecimento pelo Unicef.

Na sua fala o Prefeito Tarcísio disse que é importante a criação de políticas públicos voltadas para a criança e ao adolescente e desejou que o encontro fosse bastante proveitoso para o município e também para toda a região. “Que sai daqui boas ideias de como melhorar a vida das crianças e Adolescentes” disse o Prefeito.

Após uma breve explicação a sobre o Selo e a participação social neste processo todos os participantes acompanharam uma apresentação teatral realizada pelos Jovens do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. O evento foi interrompido para o Coffee Break e após o retorno das atividades os participantes apresentam suas propostas de acordo com os eixos e o diagnóstico do município.

Confira algumas fotos de como foram os trabalhos do Fórum Comunitário Pró Selo Unicef 2013-2016:















Da redação
Joel Marks


Homem cai dentro de poço com 10 metros de fundura, em Carrapateira


O agricultor João Alves de 32 anos, foi resgatado após cair dentro de um poço de quase 10 metros de profundidade, na manhã deste sábado (26), no Sítio Caldeirão, que fica no limite entre os municípios de Carrapateira e São José de Piranhas, no Alto Sertão da Paraíba.

De acordo com relatos de populares, o homem perdeu o equilíbrio de uma escada enquanto trabalhava na escavação para retirar areia do poço.

(Samu realizou o resgate)

“Eu estava tirando água para uma vaca beber, está aí até o balde cheio d’água. Aí quando ele foi entrando caiu e eu saí gritando com as mãos na cabeça... Desesperada” - contou a tia da vítima, Marias das Neves de Jesus Alves.

O trabalhador foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência da cidade de São José de Piranhas e teve de aguardar, por cerca de uma hora, a chegada do Corpo de Bombeiros do 5° Batalhão de Bombeiros Militar (5°BBM) de Cajazeiras.

Os bombeiros contaram com a ajuda dos integrantes da equipe do Samu e de vizinhos na operação de resgate. Segundo a coordenadora do Samu, Drª Sara Leira, depois de retirado do poço, o rapaz foi encaminhado para o Hospital Regional de Cajazeiras. O estado de saúde dele é regular.


Fonte: Radar Sertanejo

Sobrinho que ameaçou tios teve que ser amarrado em Itapetim

A Guarnição Ordinária de Itapetim foi solicitada por Severino Neto de 50 anos, morador do Sítio Cantagalo, local onde o acusado Erivan Fortunato de 19 anos, chegou em sua residência e fez ameaças a Severino e Marinaval de Souza ambos são Tios do acusado. Erivan estava de posse de uma faca peixeira, o qual também danificou o carro da vítima, utilizando um pedaço de madeira. O mesmo foi dominado pelo filho das vítimas, que aguardou a chegada do policiamento para efetuar a detenção. Chegando no local a guarnição encontrou o imputado imobilizado, amarrado com cordas. Ele foi detido, a faca peixeira apreendida e juntamente com as vítimas foram passados a disposição da Depol local, para confecção do TCO.

Fonte: Jornal Tabira

APOAB Apresenta os poetas Erasmo Ferreira e Miro Pereira na quarta edição do Projeto Domingo ao Som da Viola

O Projeto Pioneiro da Associação dos Poetas de Água Branca (Apoab) já está chegando a sua quarta edição. Todo mês a associação traz para Água Branca poetas de renome estadual e regional através do Projeto Domingo ao Som da Viola. Sempre todos os segundos domingos de cada mês a associação convida uma dupla de cantadores e a comunidade local para valorizar ainda mais a cultura nordestina.

Neste domingo, dia 10 de agosto, segundo domingo do mês, a dupla Erasmo Ferreira e Miro Pereira irão se apresentar no restaurante Sabor da Terra a partir das 3 horas da tarde. Todos os meses o número de participantes está aumentando e os associados da Apoab também realizam apresentações declamando poemas de grandes autores e de sua própria autoria.

Da redação

Joel Marks