A criança não se interessa por nada? Prefere ficar
isolada? Reclama de dores? Tem medo de tudo? Este artigo da APAE DE SÃO
PAULO mostra os principais sintomas que podem indicar deficiência
intelectual ou transtornos sociais e psicológicos, que merecem atenção
de pais e cuidadores.
Antes de qualquer coisa, é importante ressaltar
que apenas uma equipe multidisciplinar (pediatra, pedagogo, psicólogo,
fonoaudiólogo, assistente social, dentre outros) tem condições de
avaliar e diagnosticar qualquer problema. Por isso, os itens abaixo são
alertas para que pais e cuidadores procurem ajuda. Quanto antes o
transtorno for detectado, maiores as possibilidades de dar à criança
mais qualidade de vida.
1. Atraso no desenvolvimento
Atrasos significativos nos marcos do desenvolvimento
infantil são sinais de que alguma coisa não está bem. Ouvir a queixa dos
pais, observar a criança são atitudes essenciais para orientar as
famílias. Quanto mais cedo acontecer a intervenção, maiores serão as
oportunidades de resolver ou amenizar o problema.
2. Falta de interesse
As crianças são naturalmente curiosas e envolvidas.
Aquelas que parecem alheias aos outros ou que antes brincavam e
interagiam e, de repente, deixam de fazê-lo precisam ser avaliadas.
3. Isolamento familiar
Toda criança se afasta dos pais em algum momento. Mas
quando esse afastamento é intenso ou repentino, sem motivo aparente, é
melhor verificar o que está acontecendo, porque pode ser um sinal de
depressão, de sofrimento emocional ou psíquico.
4. Falta de habilidades pré-acadêmicas
Algumas competências são essenciais para que a
criança possa ser alfabetizada e consiga aprender os conceitos básicos
de matemática. No entanto, se ela apresenta dificuldades como estas, no
final da educação infantil, vale a pena consultar os profissionais da
área.
– Confusão no uso de palavras que indicam direção (dentro, fora, em cima/embaixo, direita/esquerda)
– Dificuldade de coordenação motora grossa (tropeça, colide com objetos, cai muito)
– Dificuldade de coordenação motora fina (não pega corretamente o lápis, não sabe usar a tesoura)
– Dificuldade para reconhecer cores, números e letras
– Dificuldade de associar letras a sons
– Dificuldade com sequências (1,2,3…)
– Dificuldade para contar
– Dificuldade para memorizar fatos numéricos (quantos anos tem)
– Dificuldade para aprender cantigas infantis com rimas
– Frases ditas de maneira confusa, com erro de pronúncia das palavras
– Confusão no uso de palavras que indicam direção (dentro, fora, em cima/embaixo, direita/esquerda)
– Dificuldade de coordenação motora grossa (tropeça, colide com objetos, cai muito)
– Dificuldade de coordenação motora fina (não pega corretamente o lápis, não sabe usar a tesoura)
– Dificuldade para reconhecer cores, números e letras
– Dificuldade de associar letras a sons
– Dificuldade com sequências (1,2,3…)
– Dificuldade para contar
– Dificuldade para memorizar fatos numéricos (quantos anos tem)
– Dificuldade para aprender cantigas infantis com rimas
– Frases ditas de maneira confusa, com erro de pronúncia das palavras
5. Queixas somáticas
Dores de estômago, ouvido, garganta fazem parte da
infância. No entanto, quando a criança se queixa repetidamente de dores
vagas, como “não estou me sentindo bem”, vale uma avaliação médica,
porque a causa pode ser emocional.
6. Medo excessivo
O medo é normal nessa fase, principalmente entre três
e seis anos, ou até mais tarde. Quando o medo passa a interferir no
aprendizado, diversão ou em outras atividades é importante investigar.
7. Irritabilidade/nervosismo
Todas as crianças ficam irritadas vez ou outra. As
mais novas, com dois ou três anos, podem ter crises de birra. No
entanto, faz parte do crescimento aprender a controlar as emoções e os
impulsos. Quando a irritabilidade machuca outros, causa problemas
escolares e familiares é necessário buscar ajuda, antes que o problema
se agrave.
8. Alteração de apetite
Quando ocorre mudança no padrão alimentar de forma
súbita e radical (tanto para menos quanto para mais), pode ser sinal de
problemas físicos ou emocionais.
9. Regressão de habilidades adquiridas
As habilidades principais como leitura, escrita,
linguagem, aritmética, empilhar blocos ou até andar de bicicleta não
devem ser “esquecidas”. Caso isso aconteça, é importante descobrir o
motivo. Pode ser uma regressão temporária, mas também pode significar
algo mais complexo.
10. Fadiga
As crianças são cheias de energia. Letargia e fadiga
súbita não são comportamentos naturais dos pequenos. Só mesmo o olhar do
especialista para saber se é um problema físico ou emocional.
Para saber mais sobre estes e outros temas, navegue no site do Instituto APAE DE SÃO PAULO. É só clicar aqui.
EBC