Papa Francisco nomeia novo Bispo de Cajazeiras, na Paraíba

Aryel Aquino 
O Papa Francisco nomeou Francisco de Sales, até então Secretário-Geral da Ordem dos Frades Carmelitas, em Roma, para ser o novo Bispo da diocese de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (8). Ele vai substituir Dom José González Alonso, que teve a sua renúncia aceita em setembro de 2015.
Dom Francisco de Sales Alencar Batista nasceu em 17 de abril de 1968 em Araripina, no Estado de Pernambuco. Fez a profissão religiosa na Ordem dos Frades Carmelitas em janeiro de 1988 e foi ordenado sacerdote em 29 de novembro de 1995. Estudou Filosofia no Instituto Salesiano de Filosofia (INSAF), em Olinda-PE, e Teologia no The Milltown of Theology and Philosophy, em Dublin (Irlanda). Licenciou-se em Teologia Espiritual no Pontifício Instituto de  Espiritualidade  Teresianum de Roma.
No decorrer do seu ministério sacerdotal, desempenhou os seguintes cargos: formador dos estudantes de Filosofia; Reitor da Basílica do Carmo em Recife; Pároco; Conselheiro e Prior Provincial da Província Carmelita de Pernambuco; Vice-Prior da Comunidade do Colégio Internacional “Sant’Alberto” em Roma. Atualmente, é Secretário-Geral da sua Ordem em Roma.
Bispo emérito
Dom José González Alonso completou 75 anos, idade em que todo Bispo deve apresentar seu pedido de renúncia, de acordo com o Código de Direito Canônico da Igreja Católica. Desde então ele é considerado Bispo emértio e quando recebeu a aceitação de sua renúncia pediu orações.