Sem dinheiro para presente do Dia dos Namorados? Veja dicas para sair dessa


Os educadores financeiros Ricardo Pereira, do site Dinheirama, e Reinaldo Domingos, da DSOP Educação Financeira, ensinam que o melhor caminho é verificar qual é a real situação do seu bolso para ver se o presente cabe no orçamento. "É preciso se perguntar: "posso dar esse presente sem me endividar?"", diz Domingos.
Pereira afirma que o momento atual não permite endividamento maior. "É muito arriscado", diz. "Tem de fazer as contas antes de dar o presente para garantir uma vida financeira estável."
O diálogo também é fundamental entre o casal. "Seja sincero e diga como está sua vida financeira. Explique que no momento não é possível gastar, mas que irá procurar fazer algo especial", diz Pereira.
Veja as dicas dos educadores para dar presentes sem comprometer o orçamento:
Compre à vista (a prestação pode durar mais que o namoro)
Não compre um presente para pagar em muitas parcelas, prefira à vista. Namorados costumam se levar pela paixão e compram objetos caros como celular, parcelados em dez vezes. "Aí o namoro acaba em dois meses, e a dívida continua lá, quer coisa pior que isso?", diz Domingos.
Dê flores
Se não puder dar um buquê, dê um botão de rosa, com um cartão caprichado, escrevendo seus sentimentos pela pessoa
Prepare um jantar
Faça um jantar romântico em casa, com tudo que o par gosta, além de uma bonita decoração com flores e velas.
Vá ao parque
Fazer um passeio ou um piquenique no parque também pode ser uma boa opção romântica e barata
Dê sua presença
Pereira sugere que se não for possível dar nenhum presente, ofereça estar mais disponível na vida do par. "Isso é algo que não tem preço"
Aproveite promoções
Escolha lugares que façam promoções para a data, tais como restaurantes e hotéis/motéis. Pesquise os preços antes para verificar se a promoção é real e já faça as reservas
Fuja dos supérfluos
Mesmo que tenha dinheiro para comprar um presente, não dê algo descartável ou que a pessoa já tenha demais. "Escolha um presente com significado e importância, como um livro para seus estudos, ou um vestido para uma ocasião. Vale até consultar a família da namorada/namorado para se informar", diz Domingos

Fonte UOL