Deputados devem eleger novo presidente da Câmara hoje em sessão marcada para 16h


17052016_Camara_CamaraNesta quarta-feira, 13 de julho, os deputados federais devem eleger o novo presidente da Câmara em sessão marcada para começar às 16 horas. Quem vencer a disputa cumprirá os sete meses restantes - até fevereiro de 2017 - do mandato do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que renunciou ao cargo na última quinta-feira.
Até agora, 14 candidatos se inscreveram, mas este número ainda pode aumentar, já que o prazo de registro de candidaturas só termina ao meio-dia. Até às 15 horas, uma hora antes da votação, os candidatos registrados podem cancelar sua participação.
A votação será secreta pelo sistema eletrônico. A ordem em que os nomes dos candidatos aparecerão na urna será sorteada às 13 horas. Cada candidato terá 10 minutos para apresentar suas propostas.
RequisitosPara ser eleito, o candidato precisa conseguir a maioria dos votos dos deputados presentes no primeiro turno. Se isso não ocorrer, haverá um segundo turno, que será disputado entre os dois mais bem votados. O segundo turno será aberto uma hora depois do encerramento da primeira votação, e cada candidato terá novamente 10 minutos para discursar.
Veja os candidatos:
Centrão Rogério Rosso (PSD-DF)
Beto Mansur (PRB-SP)
Carlos Gaguim (PTN-TO)
Carlos Manato (SD-ES)
Cristiane Brasil (PTB-RJ)
Esperidião Amin (PP-SC)
Fausto Pinato (PP-SP)
Fernando Giacobo (PR-PR)
Rodrigo Maia (DEM-RJ)
Independentes Evair Vieira de Melo (PV-ES)
Luiza Erundina (PSOL-SP)
Miro Teixeira (Rede-RJ)
Marcelo Castro (PMDB-PI)
Fábio Ramalho (PMDB-MG) - candidatura avulsa
CNM