Helo Nascimento lança o projeto Em Lá Maior neste sábado em João Pessoa


Helo Nascimento_Foto Leonardo Accioly (13)
Cantora da nova geração da música paraibana, Helo Nascimento, uma artista com uma trajetória de dez anos na música e há três dedicados à carreira solo, traz para o público paraibano, que estava ansioso por isso, um projeto novo e audacioso, intitulado carinhosamente como Em Lá Maior. Esse novo trabalho mostra uma Helo Nascimento cada vez mais contemporânea, apresentando um repertório singular e oriundo da música popular brasileira e seus mais diversos ritmos e sons, sem deixar de beber de sua maior influência: o Samba. O projeto será lançado neste sábado, dia 09/07, a partir das 17h, no Dona Branca, um dos locais mais visitados da região litorânea de João Pessoa.
O Em Lá Maior nasceu da vontade de querer mostrar uma artista que se reinventa a cada instante e que busca, na mistura da musicalidade brasileira, um novo som, uma nova faceta, mas a mesma voz que defende a música produzida em nossas terras. Helo Nascimento vem acompanhada dos músicos Allisson Santos, Alexandre Leonardo, Fábio Burugudu, Hellenn Leal, Naldinho Repique e Dudu Batuque, e promete com esse projeto, ser “o tom de suas tardes de sábado”. Helo recebe ainda como participação especial nesta edição de lançamento, o músico pernambucano Paulo Bandolim.
HELO NASCIMENTO
Desenvolvendo um trabalho voltado para valorização da Música Popular Brasileira e o Samba, Helo vem ganhando notoriedade no cenário local, onde a cantora e compositora pessoense busca contemplar em seu repertório os maiores clássicos do samba, nos principais pontos de efervescência cultural da capital paraibana.
Helo vem ampliando as suas experiências musicais, em especial a carreira solo desde 2011 e, agora sob nova produção executiva da Anne Fernandes Comunicação e Produções Culturais, realizou no final de 2014 o pré-lançamento do seu show “Minha Verdade”, no Projeto Samba na Vila, que tem como anfitrião o grupo paraibano Clube do Samba, e lançou em dezembro último o seu show “Samba Afinadinho”, que leva o nome homônimo da sua canção composta em parceria com o cantor Maurinho Procópio, e já o apresenta em turnê na capital paraibana e nas principais capitais do nordeste, como Natal e Recife, e dará prosseguimento com a gravação do seu EP autoral ainda para esse primeiro semestre, onde contemplará canções próprias e dos seus parceiros musicais paraibanos. Além dessa realização, Helo recebeu o título de melhor cantora profissional no Concurso de Novos Talentos, realizado pela Faculdade Internacional da Paraíba, e recebeu uma repercussão promissora para sua carreira.
Recentemente, Helo Nascimento fez parte do Projeto Ellas ao lado das cantoras paraibanas Evla Bertoldo e Tamires Amaral, onde teve a aceitação e crítica positiva não só do público, mas também da imprensa paraibana e os agentes formadores de opinião do segmento cultural de nossa região. O Ellas contemplou clássicos da MPB que foram consagrados nas vozes de ícones como Elis Regina, Clara Nunes, Maria Bethânia, Gal Costa, Maria Rita, entre outras.
Atualmente, desenvolve um projeto fixo, intitulado “Helo Nascimento em Roda de Samba”, onde traz a cada edição, diversos artistas para um intercâmbio artístico musical, é a única mulher a fazer parte do Projeto Reduto do Samba, que reúne os sambistas e os amantes da boa música, todas as segundas, no Vila do Porto, apresenta ainda, para seu público, o projeto intitulado “Helo Nascimento Acústico”, e já entra em estúdio nesse semestre para gravar o seu primeiro EP autoral, em Recife/PE.
Biografia
Paraibana, pessoense, sambista desde criança, teve as suas melhores influências calcadas ainda no berço do vô Edmundo, integrante do grupo Saudosa Maloca, e cresceu ouvindo a sua tia cantando em rádios sob pseudônimo, para manter a sua arte viva e pulsante. Foi dali em diante que a então menina se descobriu na música, e tem como maior ícone da era de ouro do rádio, a diva Dalva de Oliveira.
Amante da música brasileira, dos batuques afros, Helo é apaixonada pela Velha Guarda da Portela, e tudo que ela faz impregna a sua identidade e alma, assumindo assim, a sua veia de cantora e compositora em 2011, sob o apoio de familiares e amigos do núcleo sambista da capital paraibana. Ainda nesse ano, fez parte do seleto grupo Uskaba, fazendo Back Vocal e, logo mais, tornou-se vocalista da banda. Além disso, foi integrante do Batuque de Saia, onde além de cantar, era instrumentista.
Na atualidade, Helo Nascimento faz carreira solo cantando, compondo e levando sua marca singular a pontos dominantes do samba. Recentemente, lançou sua primeira música de trabalho, O Samba é minha Raiz, nos principais veículos de comunicação do Estado, o show “Minha Verdade”, e propaga o seu show intitulado “Samba Afinadinho”, que contempla mais três canções autorais assinadas por ela e seus parceiros musicais.
Ascom