Aeroporto Castro Pinto completa 59 anos de operações


A Infraero comemora neste sábado (20) o aniversário de 59 anos do Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto (PB) e, para celebrar, quem passar pelo terminal de passageiros na manhã desta sexta-feira (19) vai poder conferir a apresentação da banda de músicas regionais e populares 6 de Junho, composta por crianças, jovens e adultos. E para os amantes de fotografia e aviação, será realizado no dia 27 um Spotter Day.
Localizado no município de Bayeux, o terminal fica a 11 quilômetros do centro de João Pessoa e tem, em média, 19 voos diários, atuando com as companhias aéreas: Azul, Gol, Avianca e Latam.
Com capacidade de 2,3 milhões de passageiros ao ano, o terminal liga João Pessoa aos aeroportos de Campinas e Guarulhos (SP), Galeão (RJ), Confins (MG), Recife (PE) e Brasília (DF). Segundo o superintendente David de Oliveira, o terminal é a principal porta de entrada para a Paraíba. “O aeroporto é importante para o desenvolvimento do estado, destacando-se como um equipamento fundamental para o incremento do turismo da região”.
Inaugurado em 1957, o Comando da Aeronáutica construiu o antigo terminal de passageiros e a pista do aeroporto em conjunto com o governo estadual, e instalou um Destacamento de Proteção ao Voo para coordenar e oferecer segurança ao tráfego aéreo local, sendo denominado como Aeroporto Santa Rita. 

Em 2 de agosto de 1960, o então presidente Juscelino Kubitschek sancionou a Lei 3.795, na qual mudava o nome “Santa Rita” para Presidente Castro Pinto. A escolha do nome foi dada em homenagem ao político João Pereira de Castro Pinto, então governador da Paraíba de 1912 a 1915. 

A denominação de “presidente” se deve ao costume da época, em que os governadores de estado eram chamados desta forma. O Aeroporto de João Pessoa passou a ser administrado pela Infraero em 1979.