China inaugura ônibus que circula sobre os carros


O ônibus que trafega sobre os carros, criado por engenheiros chineses, fez sua viagem-teste inaugural nesta semana na província de Hebei, no nordeste da China. Com um vão de 2 metros de altura, o Ônibus de Passagem Elevado (TEB, na sigla em inglês) circula sobre trilhos instalados nas vias, o que permite com que os carros andem sob o veículo em velocidades diferentes.
Movido a eletricidade, o ônibus de 22 metros de comprimento e 7 de largura tem capacidade para 300 passageiros e atinge a velocidade de 60 km/h.
“A maior vantagem é que o TEB pode economizar muito espaço na rua”, disse o engenheiro-chefe do projeto, Song Youzhou, quando uma miniatura do ônibus foi apresentada pela empresa Shenzhen Huashi Future Parking Equipment na 19ª Exposição Internacional de Alta Tecnologia de Pequim, no início do ano.
“Este ônibus tem as mesmas funções do metrô, enquanto seu custo de construção é inferior a um quinto do custo do metrô”, afirmou o engenheiro Bai Zhiming à rede CCTV. Segundo a Shenzhen Huashi Future Parking Equipment, um TEB poderia substituir cerca de 40 ônibus convencionais.
O trajeto inaugural do veículo – um percurso de 300 metros – foi realizado na cidade de Qinhuangdao. A empresa que desenvolveu o veículo não informou quando ele será usado em larga escala nas cidades chinesas.

Fonte Veja