Conheça as ervas e sua utilidade.- Pesquisa de utilidade pública por aguabrancaemfoco.com.br

Resultado de imagem para fotos de ervas na cozinha




Infelizmente, essa característica peculiar das ervas, aparentemente, se perdeu com o tempo.

“Elas foram substituídas por temperos prontos, que apelam para a praticidade e realce de sabor dado pelos vários aditivos químicos utilizados na sua composição. Quase todos contêm sódio, principalmente o glutamato de sódio”, fala Drª Denise.

A consultora nos conta que o resgate da utilização dos temperos naturais pode trazer inúmeros benefícios. Entre eles, a diminuição de contato com os aditivos químicos.

“Como comprovado em estudos publicados em 2015 e 2016, eles podem, entre outros fatores, destruir células tolerogênicas do intestino, que são responsáveis pela tolerância do organismo aos agressores alimentares, ambientais e da própria microbiota”, aponta a consultora.

É também na microbiota intestinal que os anticorpos são formados, controlando a resposta do organismo contra agressores. “Esses aditivos químicos, entre eles os neurotóxicos, podem alterar a permeabilidade do intestino, favorecendo a passagem de substâncias agressoras que naturalmente deveriam ser eliminadas”.

A boa notícia é que a maior parte das ervas aromáticas pode ser plantada em vasos na nossa casa, facilitando o acesso e tornando muito mais barato o uso desses temperos, inclusive na forma de chás.

(O chá de alecrim, por exemplo, se tomado antes do almoço e do jantar pode melhorar a digestão no estômago e evitar estufamento, aumento na formação de gases, azia, queimação, refluxo e até dor de estômago.)

As contraindicações existentes para o tempero dos alimentos são relacionadas às tolerâncias individuais, ou seja, tem pessoas que não aceitam o paladar ou passam mal com a utilização de determinas ervas aromáticas. Não é comum, mas existe.

Para facilitar a sua vida, a Drª Denise nos enviou esta tabela, organizada no livro “Receitas, Toques e Truques - Volume 2”, da Mayra Correa, te contando quais as propriedades das especiarias mais utilizadas na nossa culinária.

Aproveite!



Glossário:
Antiemético – diminui náuseas e enjoos.
Cardiotônico – aumenta a capacidade de contração do coração. Carminativa – evita a formação de gases.
Depurativa – ajuda a eliminar as substâncias nocivas.
Termogênico – elevam a temperatura do organismo, acelerando o metabolismo.



Esta mensagem foi enviada para jchicaco@hotmail.com como parte da assinatura gratuita do conteúdo Jolivi.
As informações contidas neste boletim são publicadas exclusivamente para fins informativos e não podem ser consideradas como aconselhamento médico pessoal.
O leitor deve, para qualquer questão relativa à sua saúde e bem-estar, consultar um profissional devidamente credenciado pelas autoridades de saúde. O editor deste conteúdo não é médico ou pratica a medicina a qualquer título, ou qualquer outra profissão terapêutica. Apenas expressa sua opinião baseado em dados e fatos apresentados por agentes da saúde, ou conteúdo informativo disponível ao público, considerados confiáveis na data de publicação.
Posto que as opiniões nascem de julgamentos e estimativas, estão sujeitas a mudança. Elaborado por editores independentes da Jolivi, este relatório é de uso exclusivo de seu destinatário. São estritamente proibidos, sem autorização por escrito do detentor dos direitos autorais, sob as penalidades previstas em lei, a comunicação ou a distribuição dos materiais incluídos neste boletim, bem como a reprodução total ou parcial, por qualquer meio ou processo, incluindo fotocópias e distribuição via computador.