Professor paraibano acusa governo Temer de sucatear ensino médio no Brasil


ifpb cabedeloO professor Sérgio Rodrigues, do Instituto Federal da Paraíba, campus de Cabedelo, escreveu um desabafo, que foi bastante compartilhado nas mídias sociais, reclamando do tratamento dado aos IFs e retirada dos campi do ranking de escolas com melhor ensino médio do país.
Segundo Rodrigues, o governo do peemedebista Michel Temer tem se empenhado em desvalorizar os institutos federais e menosprezar o ensino médio sob a justificativa de fazer uma reforma, que não vai melhorar a educação do país.
Leia o texto na íntegra:
MAIS UM GOLPE DO GOVERNO TEMER AOS INSTITUTOS FEDERAIS.
Saiu o resultado do Enem 2015 e não está aparecendo a maioria dos INSTITUTOS FEDERAIS. Segundo informações, o INEP não reconhece mais os IFs como ensino médio, e sim, como escolas politécnica e, por essa razão, foram excluídos da lista com os resultados do Enem 2015 divulgados hoje. A decisão teria sido porque os institutos são de educação profissional, então, não deveriam estar na lista do ensino médio. Um absurdo! Isso fica claro que há, desesperadamente, uma tentativa clara de legitimar a tal reforma do Ensino Médio. Em outras palavras, o tal governo ilegítimo e golpista vai retirar a Formação Geral Integrada ao ensino técnico, dos Institutos Federais, deixando-os apenas como Escolas Técnicas, tendo o aluno pobre, que não pode pagar uma escola privada, buscar uma escola pública estadual, caso queira se preparar para o Enem e, assim, almejar uma Universidade Pública. Agora vem a grande questão, será que o governo vai investir nas escolas públicas, dando-lhes a qualidade que o Governo do PT deu aos Institutos Federais? Se não, para o pobre, então, sobrará apenas uma opção: fazer um curso técnico, e servir de mão de obra barata para o mercado explorador capitalista. Enquanto isso, a Universidade Pública voltará a ser o reduto dos filhos de burgueses, ficando de fora dela o pobre. Estamos caminhando, novamente, para o retorno das desigualdades sociais.
Créditos: Polêmica Paraíba