Existe uma grande variedade de escovas de cabelo disponíveis no mercado, que podem variar no formato e no material, desde o cabo até às cercas. Inclusive, boa parte é produzida com injeção plástica pelos moldes de injeção, sendo que cada uma possui suas particularidades, que atendem às diferentes necessidades, objetivos e texturas de cabelo.
Muitas pessoas utilizam escovas, sem nem mesmo saberem se são indicadas para seus fios, o que pode acarretar em quebras e danos. Portanto, se você quer entender mais sobre o assunto, continue acompanhando o post de hoje e conheça quais são os tipos de escova para cabelo.
Escova raquete
Esse é um modelo clássico, sendo em formato retangular ou oval, plana e com as cerdas em apenas um lado. Ainda que seja mais indicada para cabelos lisos, as cerdas dessa escova são mais flexíveis e, por isso, conseguem desembaraçar os mais diferentes tipos de cabelos. Vale lembrar ainda que suas cerdas costumam ter bolinhas de plástico nas pontas, o que evita um atrito mais agressivo com o couro cabeludo, além de massagear a região, estimulando assim, sua circulação sanguínea.
Escova redonda
A escova redonda tem tamanhos variados, pequenos, médios e grandes, com cerdas firmes e mais usadas para modelar o cabelo. Inclusive, quando usada em conjunto com o secador, esse modelo é bastante útil na hora de secar, escovar e fazer penteados, imitando a escova feita no salão.
Quando falamos no modelo pequeno, ele é ideal para dar volume aos cabelos finos, além de finalizar os fios curtos e médios. Já a escova maior é indicada para cabelos mais longos.
Escova para desembaraçar
Esse modelo de escova posso cerdas especiais para desembaraçar os cabelos ainda molhados, principalmente no banho durante o condicionador. Por mais que seja recomendada principalmente para cabelos lisos e finos, a boa notícia é que ela pode ser usada em diferentes tipos. Algumas dessas escovas de desembaraçar também possuem cerdas em dois tipos de comprimento, o que ajuda a eliminar os nós, sem quebrar os fios. Esse modelo é feito principalmente de plástico.
Escova polvo
A escova ponto é a mais flexível dentre os modelos citados, acompanhando a curvatura do couro cabeludo. Da mesma forma, devido à sua maleabilidade, esse modelo ainda ajuda na fitarem de mechas, reduzindo significativamente a quebra do cabelo. Justamente por todo esse conjunto de fatores, ela se tornou a queridinha de pessoas que têm cabelos ondulados, cacheados e crespos.
Escova para finalização
A escova para finalização é usada, como o próprio nome sugere, na hora de finalizar os fios, tendo como principal objetivo deixar os cabelos bem alinhados. Nesse sentido, o modelo é indicado principalmente para pessoas com baby hair, que preferem que ele fique mais arrumadinho. Geralmente, essa escova é feita de madeira e contem cerdas naturais, o que ajuda a dar um efeito mais polido ao penteado.
Escova para extensão
Para pessoas que têm aplique no cabelo, é importante utilizar uma escova que consiga desembaraçar os fios, mas sem quebrar as extensões. Esse é um modelo bem diferente, visto que suas cerdas têm formado de loop, com se fosse uma gota vazada. Vale lembrar ainda que, mesmo quem não tem não tem extensão no cabelo, mas possui fios finos e muito frágeis, essa escova pode ser um bom investimento. Afinal, irá evitar a quebra de cabelo e perda de volume.
Escova de madeira
Por fim, a escova de madeira é uma das mais antigas e tradicionais do mercado, sendo uma excelente opção. Isso porque, a madeira consegue neutralizar a estática, o que ajuda a reduzir o frizz no cabelo. Sendo assim, é uma boa alternativa para quem sofre com esse tipo de problema.
Vale lembrar ainda que elas não machucam o couro cabeludo, oferecendo uma sensação gostosa ao pentear. Além disso, esse tipo de escova pode ser usado em cabelos finos, cacheados e crespos, seja com eles secos ou durante o banho.
Então, agora que você conhece os principais tipos de escova para cabelo, já pode escolher qual será sua próxima aquisição. Lembre-se que conhecer as diferentes opções disponíveis no mercado é muito importante, pois assim você pode entender qual é aquela mais interessante para seu tipo de cabelo. Com isso, você evita quebras e danos e ainda garante um visual mais bonito e saudável aos fios.